Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Óleo de girassol- veja os benefícios para a pele, cabelos e para a saúde.

Óleo de girassol- veja os benefícios para a pele, cabelos e para a saúde.

O óleo de girassol é rico em ácidos graxos essenciais, sendo um antioxidante poderoso, além de rico em vitamina E, atuando sobre a produção de hormônios cerebrais e em problemas degenerativos e cardiovasculares, especialmente os relacionados ao Sistema Nervoso Central. Por isso, também ameniza vários problemas de origem depressiva, além de desconfortos da menopausa e TPM.

O óleo de girassol é excelente para manter a saúde e a beleza da pele por causa de suas propriedades calmantes e emolientes. Além disso, por ser rico em nutrientes e antioxidantes, ele é amplamente utilizado em tratamentos contra a acne, irritações, eczema e outros problemas de pele, além de problemas de saúde.

Veja alguns dos benefícios que o óleo de girassol pode trazer:

Óleo de girassol para a pele:

Agente de hidratação

Devido às suas propriedades emolientes, o óleo de girassol ajuda a pele a conservar a sua hidratação. Ele pode ser utilizado como uma barreira protetora contra o ressecamento.

óleo de girassol hidrata a pele
O óleo de girassol pode hidratar a pele já na primeira aplicação e lhe deixar com um visual renovado

Melhora da saúde da pele

O óleo de girassol é muito rico em vitamina E, que ajuda a prevenir os danos causados pela radiação UVA. Além disso, essa vitamina protege a pele contra as rugas.

Tratamento da acne

por ser muito leve e não gorduroso, este óleo é facilmente absorvido pela pele, sem entupir os poros. Suas vitaminas e ácidos graxos atuam como antioxidantes para regenerar as células e ajudam a combater a bactéria causadora da acne.

Proteção contra a radiação solar

além da vitamina E, o óleo de girassol é rico em betacaroteno, que deixa a pele menos sensível aos danos causados pelo sol.

Prevenção do envelhecimento precoce

as propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que causam o surgimento de rugas e linhas de expressão em peles jovens.

Tratamento da pele seca

com um grande poder emoliente, o óleo de girassol aumenta a capacidade de retenção de água pela pele, sendo benéfico para pessoas com pele seca ou sensível.

Tratamento de outros problemas de pele

por ser um óleo de alta qualidade e apresentar textura leve, ele é apropriado para peles normais e secas. Ele é utilizado em produtos tópicos e confere uma sensação de toque macio.

Óleo de girassol para o cabelo:

Controle do frizz

devido à sua textura, o óleo de semente de girassol ajuda a controlar o frizz, combate a desidratação e pode ser usado como um condicionador natural. Aplique-os nos fios antes de lavar os cabelos duas vezes por semana para obter esses efeitos;

Tratamento de alguns problemas capilares

por ser extremamente leve, este óleo ajuda a condicionar o cabelo oleoso. Além disso, ele nutre o cabelo e previne a quebra dos fios;

Prevenção do afinamento e da queda

por ser rico em ácido alfalinolênico, o óleo ajuda a prevenir que o cabelo fique fino. Ele também é eficaz no tratamento da queda de cabelo;

Você também pode gostar destes conteúdos:

Óleo de girassol para a saúde:

Saúde do Coração: O equilíbrio de ácidos graxos encontrados no Óleo de Girassol, incluindo uma boa quantidade de ácido linoleico (um ácido graxo ômega-6) é muito bom. Embora os ácidos graxos ômega-6 são normalmente considerados “mau” colesterol, eles ainda são essenciais no corpo. O problema é que a maioria das pessoas tem muitos! Encontrar um equilíbrio saudável de colesterol bom (ômega-3) e mau colesterol é muito importante.

O Óleo de Girassol não contém quaisquer gorduras saturadas, o que significa que ele pode efetivamente reduzir o seu conteúdo de colesterol total no corpo. Isso significa que você é muito menos propenso a desenvolver a aterosclerose, que entope as artérias, aumenta a pressão arterial e suas chances de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. O Óleo de Girassol, com moderação, é uma boa opção para aqueles que querem manter um pouco de atenção em sua saúde do coração!

Na Prevenção do Câncer: A Vitamina E, que tem variedades conhecidas como tocoferóis, são poderosos antioxidantes que podem eliminar os radicais livres antes que façam mutação de células saudáveis em células cancerosas.

Níveis mais baixos de colesterol: o equilíbrio dos ácidos graxos encontrados no óleo de girassol, incluindo o ácido linoleico (um ácido graxo ômega 6) é muito bom. Embora os ácidos graxos ômega 6 sejam geralmente considerados como um colesterol “ruim”, eles ainda são essenciais no corpo. Encontrar um equilíbrio saudável de colesterol bom (ômega 3) e colesterol ruim é muito importante. Além disso, o óleo de girassol não contém gorduras saturadas, o que significa que pode reduzir o conteúdo total de colesterol no organismo;

Sistema imunológico: o óleo de girassol é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante no organismo. Ele está relacionado à melhora do sistema imunológico.

Energia e disposição: o teor de ácidos graxos no óleo de girassol está ligado a maiores níveis de energia no corpo. Enquanto as gorduras saturadas podem fazer com que você se sinta lento, as gorduras insaturadas, ricas no óleo de girassol, podem mantê-lo com mais disposição.

Capacidade anti-inflamatória: a asma afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e esta condição respiratória pode variar de leve a fatal. O óleo de girassol tem sido relacionado com uma menor quantidade e gravidade dos ataques de asma devido às suas qualidades anti-inflamatórias, que são derivadas do seu teor de vitaminas, bem como dos ácidos graxos benéficos que ele contém;

Pé de atleta: o óleo de girassol também é um remédio efetivo para tratar o pé do atleta (Tinea pedis), uma infecção fúngica que começa entre os dedos dos pés. A aplicação tópica do óleo de girassol também pode ajudar a curá-lo mais rapidamente;

Previne infecções: bebês prematuros ou com peso baixo ao nascer, podem ter deficiência no sistema imunológico e a pele mais suscetível a infecções. Nesse caso o óleo de girassol pode ajudar pois é rico em vitaminas A, C e D e carotenoides saudáveis que atuam como uma barreira protetora contra infecções;

Retarda o Envelhecimento da Pele: As propriedades antioxidantes do Óleo de girassol ajudam na prevenção de sinais prematuros de envelhecimento. A exposição a radicais livres e luz solar aumenta a taxa de envelhecimento da pele, causando a ocorrência de rugas e linhas finas em uma idade precoce. Os antioxidantes no Óleo de girassol diminuem o risco de desenvolver sinais prematuros de envelhecimento.



Se você gostou deste conteúdo sobre óleo de girassol, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …