Óleos Vegetais Para Cabelos – Saiba sobre os benefícios dos principais óleos para cabelos

Os óleos vegetais para cabelos são bastante utilizados nos processos de tratamento capilares, inclusive são componentes de cosméticos para o cabelo.

Ao fazer a utilização de óleos vegetais para cabelos é necessário que este óleo seja 100% natural, pois assim não comprometerá a saúde dos seus fios.

Utilizado para muitos outros fins além da área estética, os óleos vegetais para cabelos podem ser utilizados também em outras áreas, alguns até para a alimentação. Veja a seguir 7 óleos vegetais que podem ser usados no seu tratamento capilar.

Argan

Um dos óleos vegetais para cabelos mais famoso é o óleo de argan. Rico em vitamina E, é possível notar que ele está presente em muitos cosméticos capilares por sua alta eficiência.

oleo de argan oleos vegetais para cabelos
O óleo de argan pode ser a melhor opção para os cabelos, já que não prejudica em nada a sua saúde capilar

O óleo de argan é um poderoso hidratante capilar que age nos fios sem deixa-los oleosos. Além de garantir um alto poder de hidratação para o cabelo, agindo como um anti frizz, combatendo pontas duplas, ajudando a proteger do calor e dos raios ultravioletas e ainda estimula o crescimento.

O argan traz maciez, maior brilho e disciplina para o cabelo, fazendo com que se torne mais saudável em sua estrutura e também em sua aparência, já que uma das suas características é a selagem dos fios.

Mesmo fazendo parte da lista de óleos vegetais para cabelos, ele deve ser usado com cautela. O seu excesso pode causar o efeito reverso. O óleo de argan também deve ser aplicado somente no comprimento dos cabelos, para evitar o entupimento dos folículos capilares.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em vitamina E, K e ácidos graxos. Ele normalmente é utilizado nas hidratações capilares pelo seu alto poder de hidratar e renovar os fios. O óleo de coco é um dos óleos mais utilizados para tratar cabelos rebeldes e sem vida, já que ele atua de dentro para fora dos fios, fazendo com que assim ele se torne mais saudável.

Pelo fato de agir no córtex capilar, o óleo e coco atua no fortalecimento e reconstrução dos fios. O córtex é a base capilar para um cabelo forte e saudável, por isso é importante produtos que atuem diretamente nessa estrutura interna do cabelo.

Além da hidratação, o óleo de coco pode ser utilizado na etapa de umectação capilar. Realizando massagens suaves no couro cabeludo e enluvando os fios.

Óleo de linhaça

Muita gente consome a linhaça em forma de semente ou até mesmo a farinha. Uma ótima aliada de uma boa alimentação, a linhaça é rica em ômega 3 e 6, ceramidas e vitamina E. Esses nutrientes também auxiliam no tratamento dos fios trazendo uma maior emoliência.

Se o cabelo está muito ressecado, com aspecto opaco, quebradiço e muito fraco, o óleo de linhaça é um maravilhoso alinhado no tratamento. A linhaça promove a oleosidade natural da fibra capilar, retirando dessa forma o ressecamento, reduzindo o frizz e trazendo maciez e suavidade ao cabelo.

Óleo de rícino

O óleo de mamona, conhecido popularmente como óleo de rícino, é um óleo denso e que para facilitar a aplicação pode ser misturado com outros óleos vegetais para cabelos. O óleo de rícino é rico em ômega 6 e 9, minerais e vitamina E.

Ele pode ser utilizado não somente nos fios, mas também no couro cabeludo para tratar a caspa e seborreia, além de promover o aumento da circulação sanguínea no local e consequentemente um crescimento mais rápido. O óleo de mamona pode ser utilizado nas etapas de nutrição (umectação) e também hidratação, pois ele hidrata e recupera bem os fios capilares.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Óleo de abacate

O abacate é uma fruta rica em gordura boa, vitaminas A, B, D e E, além disso possui muitas proteínas e sais minerais que ajudam na saúde e beleza do cabelo.

Por ter uma boa porcentagem de gordura, o abacate é recomendado para cabelos ressecados e quimicamente tratados. Ele ajuda a reter também a água dentro dos fios, promovendo desta forma uma maior hidratação.

Assim como o de coco, o óleo de abacate consegue penetrar nos fios e agir em sua estrutura interna, fazendo com que haja uma maior absorção e aproveitamento dos nutrientes do óleo no cabelo. Isso também ajuda a restituir a oleosidade natural dos fios.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um dos óleos vegetais para cabelos que mais ganharam força nos últimos anos para o ramo de cosméticos. No entanto, para fazer a sua aplicação no cabelo ele deve ser extra virgem.

Rico em ácidos graxos e vitamina E, o azeite de oliva ajuda a manter a umidade natural dos fios fazendo com que haja a redução do frizz e aumento do brilho.

Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva possui muita vitamina E e C e ainda o betacaroteno, que é muito utilizado na composição de produtos químicos para cabelos e pele.

oleo de semente de uva oleos vegetais para cabelos
O óleo de semente de uva pode ser utilizado para hidratar os seus cabelos naturalmente, mas não deve utiliza-lo por muito tempo, pois pode prejudicar a sua raiz

Esse é um dos óleos vegetais para cabelos com uma textura leve, que não deixa os fios com aspecto gorduroso e pode ser utilizado também no couro cabeludo, inclusive para tratamento de caspas e seborreias.

Gostou deste artigo sobre óleos vegetais para cabelos? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 49 votes