Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Pantogar – A Vitamina que fortalece cabelos e unhas

Pantogar – A Vitamina que fortalece cabelos e unhas

Pantogar é um conjunto de vitaminas utilizado para fortalecer o crescimento do cabelos e unhas. As vitaminas presentes no produto conseguem acelerar e fortalecer este crescimento e até mesmo tratar os tipos mais simples de queda de cabelo, não tendo qualquer efeito em casos de calvície.

O Pantogar é composto por vitaminas B5, B1 e um conjunto de elementos que tem a capacidade de repor todos os nutrientes que faltam para o crescimento mais rápido de unhas e cabelos.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o Pantogar, entendendo para quem é indicado, como utilizar, o preço do Pantogar, como comprar Pantogar e saberá quais são as vitaminas presentes no produto. Também entenderá a diferença entre a fórmula pronta de laboratório e o Pantogar manipulado.

O que é o Pantogar.

O Pantogar nada mais é do que um suplemento alimentar, ou seja, ele possui todas as vitaminas necessárias para que nosso organismo consiga fortalecer o crescimento dos cabelos e unhas.

Este conjunto de vitaminas estão presentes na nossa alimentação, principalmente naquela mais saudável. Porém, nem sempre é possível fazer o consumo de todos alimentos que possuem esse conjunto diverso de vitaminas, sendo necessário repor de alguma forma.

O Pantogar faz exatamente isso, repõe aquelas vitaminas necessárias para o crescimento saudável e rápido de unhas e cabelos.

O Pantogar está disponível em embalagens de 30 ou 90 cápsulas e é fabricado pelo laboratório Biolab.

A Biolab é a única fabricante, mas o produto possui alguns concorrentes no mercado, como Finasterida do laboratório Medley, Avicis do laboratório Galdema e o Imecap Hair fabricado pela empresa de mesmo nome.

Além de adquirir o produto pronto de laboratório é possível comprar o Pantogar manipulado.

A composição do Pantogar

Por ser um complexo vitamínico, possui um conjunto de vitaminas que irão suprir o seu organismo de forma a atingir o seu objetivo, que é o crescimento e o fortalecimento de unhas e cabelos.

Vamos conhecer todos os componentes presentes no Pantogar:

  • Pantotenato de cálcio (60mg): esta é a vitamina B5. Ela trabalha na reprodução celular, ou seja, faz com que as células mortas se regenerem, eliminando as possíveis falhas na produção dos fios;
  • Cistina (20 mg): o principal componente da queratina é a cistina. A sua presença em nosso organismo faz com que a raiz capilar funcione normalmente. A cistina possui ainda efeito antioxidante, eliminando todas as impurezas que possam evitar o crescimento saudável do cabelo;
  • Nitrato de tiamina (60mg): a tiamina é a vitamina B1 e tem o poder de aumentar a atividade metabólica da raiz do cabelo;
  • Levedura medicinal (100 mg): possui todas as vitaminas necessárias para que novas células capilares sejam formadas;
  • Queratina (20 mg): a queratina é uma proteína que compõe 90% do fio do cabelo. A química, o excesso de sol e o uso excessivo de chapinha e secador podem ocasionar a falta de queratina. O Pantogar irá repor esta proteína necessária para o crescimento dos fios;
  • Ácido aminobenzóico (20 mg): age diretamente na cor do cabelo, prevenindo o surgimento dos fios brancos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Para que serve

O Pantogar serve para fornecer aqueles nutrientes necessários para o crescimento da unha e cabelo e que não estão sendo repostos. O nosso organismo produz alguns destes nutrientes, porém, em quantidade insuficiente. Nestes casos é preciso repor de alguma maneira, em geral isso ocorre por meio da alimentação.

As vitaminas necessárias para o crescimento da unha e cabelo poderão ser complementadas com o uso do Pantogar. Com isso, o produto vai fazer que os cabelos e unhas cresçam de maneira mais rápida e mais forte. Pantogar fortalece a estrutura dos fios, elimina a desordem em seu crescimento e fortifica as unhas, eliminando problemas de unhas quebradiças.

Como usar

O Pantogar é administrado em cápsulas, que deverão ser ingeridas durante as refeições. O conteúdo do medicamento está em um invólucro gelatinoso, de forma que ele não poderá ser partido, aberto ou mastigado.

pantogar como usar
Veja como usar o pantogar para que não prejudique mais os seus cabelos

A recomendação para adultos é tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral. O consumo pode ser feito sempre durante as refeições, desde que não se ultrapasse a recomendação máxima de 3 cápsulas diárias.

O Pantogar pode ser administrado por crianças maiores de 12 anos. Neste caso se recomenda de 1 a 2 cápsulas por dia. Não ultrapasse 2 cápsulas quando administrar o produto para crianças.

Procure sempre respeitar as limitações máximas de 2 cápsulas diárias para crianças e 3 cápsulas diárias para adultos, mas não há conhecimento clínico de casos de superdosagem na administração do Pantogar.

O tratamento dura de 3 a 6 meses e pode ser repetido, caso seja necessário.

Indicações

O Pantogar é indicado para que sofre com perda de cabelos, para quem possui cabelos enfraquecidos, fios muitos finos e sem vida, cabelos quebradiços, cabelos danificados pelo sol (principalmente pela ação de raios ultravioletas) e como forma de prevenir o aparecimento de fios brancos de forma prematura.

Além de sua ação no cabelo, o Pantogar possui em sua fórmula elementos que agem no crescimento das unhas, portanto o produto é indicado também para pessoas com unhas fracas, quebradiças, rachadas ou que não conseguem fazer com que elas cresçam.

Efeitos colaterais

São raros os casos de efeitos colaterais devido ao consumo do Pantogar. Mas podemos citar alguns casos de sudorese, aceleração da pulsação, coceira, dor abdominal, queimação no estômago, náuseas e gases.

Até por ser um medicamento novo no mercado, não existem muitos efeitos colaterais.

Contraindicações

O Pantogar não possui grandes contra-indicações, mas há relatos de que ele possa diminuir o efeito de antibióticos, porisso sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicação.



Apesar de fortalecer e até acelerar o crescimento dos cabelos, o Pantogar não é indicado para homens que possuem calvície. Neste caso, o produto irá fortificar os fios já existentes, mas não conseguirá fazer com que cresça novos fios. Da mesma forma, quem sofreu algum tipo de queimadura que faz com que não cresça mais cabelo em alguma região do couro cabeludo não será beneficiado pela ação do Pantogar.

Grávidas podem tomar Pantogar, mas se recomenda o uso apenas do produto após a segunda metade da gestação. O Pantogar é de uso adulto e pediátrico, mas não deverá ser administrado a crianças menores de 12 anos.

pantogar indicações
Mesmo que o pantogar seja bom para os cabelos, deve ficar de olho nas contraindicações para ver se ele não vai lhe prejudicar em outro aspecto

Preço

Após conhecer todos os benefícios a dúvida que fica é quanto custa o Pantogar? Como qualquer medicamento, a variação do preço depende muito da farmácia onde será adquirido.

Pelo fato do Pantogar ser de um único laboratório, este preço não varia tanto assim, visto que não há opções de similar ou de genéricos que possuam exatamente os mesmos compostos em sua fórmula.

O Pantogar pode ser encontrado em embalagens de 30, 60 ou de 90 cápsulas. Para o produto em embalagens com 90 cápsulas é possível encontrar preços variando de 120 a 170 reais. O preço do Pantogar de 60 cápsulas varia de 100 a 150 reais, enquanto que o preço do produto com 30 cápsulas fica entre 50 e 70 reais. Com relação ao custo-benefício, a embalagem de 90 cápsulas fica mais em conta.

Como comprar o Pantogar

 Por ser um produto de laboratório e que não requer receita médica, para efetuar a sua compra basta ir a qualquer farmácia e solicitar o produto. É possível até mesmo comprar o Pantogar pela internet.

Para adquirir o produto em farmácias de manipulação você necessitará levar a fórmula do Pantogar. Se você não possuir receita ou a fórmula, basta informar na sua farmácia de manipulação de confiança os itens presentes aqui neste artigo, na parte de composição do produto.

O Pantogar manipulado

Uma opção mais barata é o Pantogar manipulado. A diferença de preço é bem grande, sendo que 60 cápsulas do medicamento custam em torno de 30 reais.

A grande dúvida que fica é se o Pantogar manipulado age da mesma forma que o tradicional. Aqui temos o mesmo caso do que acontece com os medicamentos genéricos. Ainda há muita discussão sobre o funcionamento entre medicamentos exatamente iguais, porém, de laboratórios diferentes.

Em teoria, o que se tem no Pantogar manipulado é uma medicação semelhante ao original, já que os princípios ativos presentes são o mesmo.

Dicas de como usar

  • Fique atento para a dosagem diária recomendada. Mesmo que não existam relatos de problemas em decorrência de superdosagem, tomar mais cápsulas do que o recomendado não vai fazer com que o produto tenha uma ação mais rápida ou mais forte;
  • Tenha paciência durante o tratamento. O Pantogar não age sobre os fios já existentes, portanto ele irá fortalecer o couro cabeludo até o momento em que novos fios venham a nascer. Respeite o tempo de tratamento, que vai de 3 a 6 meses;
  • Pantogar pode ser utilizado por homens e por mulheres, mas a ação em homens se dá apenas para os fios já existentes, não resolvendo casos de calvície;
  • Use o Pantogar sempre nas refeições e bebendo um líquido frio, geralmente água. De acordo com o fabricante, consumir o produto junto com um líquido quente vai interferir na ação ativa do produto.

Gostou deste conteúdo sobre pantogar? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …