Parar de fumar – 8 maneiras que vão te ajudar parar com o cigarro

Além de causar mau hálito, dentes amarelados e inúmeras doenças como o câncer de pulmão, o cigarro ainda causa a morte de 6 milhões de pessoas em todo o mundo por ano, esses números englobam fumantes e não fumantes, uma vez que o fumo passivo é tão perigoso quanto o ativo.

Por conta de terem dificuldade em parar de fumar, no ano passado, 600 mil não fumantes morreram em decorrência da exposição involuntária ao fumo. A fumaça do cigarro, além de fazer mal á pessoa que está fumando e a que não fuma, ainda faz mal aos animais.

Quando a pessoa tem o vício do cigarro, é muito difícil vencê-lo, mas não é impossível.

Por isso, se você está pensando em parar de fumar, confira algumas dicas abaixo que poderão ajudar:

  1. Coma guloseimas com pouca caloria

Em 30% dos casos, quando a vontade de fumar aperta, pode ser também uma grande vontade de comer algum tipo de doce ou carboidrato. Comer um pedaço de seu doce favorito pode ajudar a saciar a sua vontade de fumar. Mas cuidado! Claro que não é para você carregar quilos de açúcar em sua bolsa, mas um pequeno pedaço de chocolate sem muitas calorias, uma bala diet, uma jujuba sem açúcar, um chiclete sem açúcar, e outros doces sem açúcar podem ajudar quem procura como parar de fumar naturalmente.

  1. Tome bastante água

O cigarro é tão viciante e tão difícil de se livrar, que ele é visto como uma toxina. Como a água é um desintoxicam-te natural, ela ajuda no processo de eliminação dessa toxina e limpa seu organismo mais do que qualquer outro líquido. Além disso, seu corpo necessita de água para neutralizar alguns efeitos nocivos do tabaco e da nicotina.

beber agua parar de fumar
Beber água regularmente pode diminuir a sua ansiedade e a vontade de fumar

Ao largar o cigarro, o corpo se limpa sozinho, mas com a ajuda da água ele terá um impulso extra, e isso acelera o processo, fazendo com que você lute ainda mais contra seus vícios.

  1. Defina uma época para parar de fumar

É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar.

Por exemplo, no dia 1° de Maio pode-se planejar e visualizar a vida nova sem fumar e determinar o último dia possível para parar de fumar, como dia 30 Maio, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço, por exemplo torna-se mais motivador e mais fácil de iniciar.

  1. Envolva a família

Para parar de fumar, o processo é mais fácil e menos custoso quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas caraterísticos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

Além destas dicas, existem outras opções que podem ajudar a parar de fumar, como o cigarro de chá verde ou alguns remédios com vareniclina e bupropiona, que ajudam o organismo a adaptar-se e a desintoxicar do vício do cigarro.

 Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Associe dor massiva ao ato de fumar

Quando você começou a fumar, foi por um motivo: seu cérebro associou prazer ao ato de fumar.

Pode ser que você quisesse provar que já era um adulto. Ou que quisesse impressionar alguém.

Ou que quisesse parecer com alguém de um filme ou comercial. Ou queria ser aceito em determinado grupo.

Foi assim que você começou. Fazendo o contrário, você pode parar.

Associe dor massiva ao ato de fumar. Visite pessoas com câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Não veja por fotos, livros ou vídeos. Vá pessoalmente ao Hospital do Câncer ter contato com essas pessoas. Sinta a dor que estão passando e veja que você não deve ir pelo mesmo caminho.

Também leia sobre, pesquise fotos bizarras na internet de um pulmão destruído pelo cigarro, ouça pessoas com a voz acabada pelo fumo. Veja as piores coisas e encare a realidade para a qual o cigarro está o levando.

Não basta fazer isso uma vez. Faça constantemente, repetidas vezes, até que fique escrito a ferro e fogo no seu cérebro que cigarro é igual a dor maciça.

  1. Antecipe as desculpas

Seu cérebro sentirá falta do cigarro, não há dúvidas disso. Então, ele irá preparar algumas desculpas para você dar só uma fumadinha.

Essas desculpas serão algo como “hoje eu mereço, tive um dia de cão”. Ou “só um não vai fazer mal”. Ou “se eu fumar esse, vou me controlar mais para a frente”.

Antecipe todas essas desculpas: escreva-as uma a uma em um papel ou anote no seu smartphone e leve consigo. Quando se pegar dando uma desculpa para acender um cigarro, veja que você já sabia que ia fazer isso. E jogue o cigarro fora.

  1. Mantenha-se ocupado

Manter-se ocupado é uma ótima maneira de ficar sem fumar no seu 1º dia de parar.

caminhadas parar de fumar
Fazer uma caminhada ou ir até um parque pode ser uma ótima maneira de ocupar-se e não pensar muito em fumar

Estar ocupado irá ajudá-lo a manter sua mente fora fumar e distraí-lo de desejos.
Pense algumas dessas atividades:

  • Saia de casa para passear;
  • Masque pastilhas ou chicletes;
  • Mantenha as mãos ocupadas com uma caneta ou um palito de dente, ou jogue um jogo no celular;
  • Beba muita água;
  • Vá estudar em uma biblioteca;
  • Relaxe com a respiração profunda;
  • Vá ao cinema;
  • Passe tempo com amigos e família não-fumante;
  • Vá jantar em seu restaurante favorito (sem área de fumantes).
  1. Evite gatilhos que fazem sentir vontade de fumar

Gatilhos são as pessoas, lugares, coisas e situações que costumam provocar em você o desejo de fumar. Cuidado com essa rede negativa de amigos!

No seu dia de parar, tente evitar todos os seus gatilhos.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a enganar alguns gatilhos comum de fumar:

  • Jogue fora seus cigarros, isqueiros e cinzeiros se você não tiver já feito isto;
  • Evite cafeína, que pode te fazer sentir nervoso. Tente água em vez disso;
  • Gaste tempo com pessoas não-fumantes;
  • Vá a lugares onde não é permitido fumar;
  • Descanse bastante e coma coisas saudáveis. Estar cansado pode desencadear a vontade de fumar;
  • Mude sua rotina para evitar as coisas que você pode associar com o tabagismo.

Caso você não tenha conseguido parar de fumar com nenhuma dessas dicas, peça ajuda, sendo dos familiares e amigos ou de um médico, o importante é que consiga vencer esse vício.

Gostou deste artigo sobre parar de fumar? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 51 votes