Home / Beleza / Peeling químico Retira Manchas, Rugas e Cicatrizes

Peeling químico Retira Manchas, Rugas e Cicatrizes

O tratamento de Peeling Químico é um dos mais procurados pelas mulheres em clínicas de estética. Houve o crescimento muito grande na procura por este tipo de tratamento, justamente pelos benefícios proporcionados.

Mas, você sabe para que serve o peeling químico, quais os tipos existentes, se há alguma contraindicação?

Pois bem, com este artigo, você estará ciente de tudo que estiver relacionado ao peeling químico, tais como os tratamentos existentes, a redução de linhas de expressão, entre outros.

O que é Peeling Químico?

O peeling químico é um tipo de tratamento muito utilizado, com o objetivo de proporcionar o rejuvenescimento facial, mas também como forma de realizar o combate dos danos oriundos da acne e exposição da pele ao sol.

Este tratamento é realizado por meio da aplicação de ácidos na pele, com o escopo de fazer a retirada de toda a pele morta e com isso propiciar o crescimento de uma nova pele com camada lisa.

peeling químico procedimento
Conheça o procedimento de peeling químico

Ademais, a técnica do peeling químico também pode ser aplicada nas mãos e no pescoço, justamente para retirar manchas, amenizar cicatriz, assim como também reduzir as marcas de acnes.

Tipos de Peeling Químico

Há 3 tipos de peeling químico, sendo eles:

Peeling químico superficial – Tem como finalidade a remoção da camada externa.  Este tipo de peeling é perfeito para realizar o clareamento das manchas e marcas de acne.

Peeling químico médio – Este peeling realiza a remoção das células mortas da epiderme, assim como também remove as células mortas da derme. Este tratamento é indicado para as cicatrizes deixada pela acne, para as pessoas que possuem rugas muito aparentes e tem problemas com tonalidade desigual da epiderme

Peeling químico profundo –  Este peeling é mais forte que os outros, pois é utilizada uma substância chamada de fenol, que tem por finalidade penetrar na derme para proporcionar resultados eficazes. Este tratamento é indicado para as pessoas que possuem a pele danificada pela luz solar, assim como também cicatrizes causadas pela acne ou até mesmo por acidentes.

Quando uma pessoa começa a fazer o tratamento por meio do peeling químico, é possível já visualizar algum resultado a partir da segunda sessão. Inclusive, durante o período de tratamento, é aconselhável utilizar um hidratante, já que devido ao uso de ácidos, a pele terá uma sensibilidade maior, terá descamação, assim como também ficará avermelhada.

Você também pode gostar desses artigos:

Indicações para o Peeling Químico

O tratamento realizado por meio do peeling químico tem por finalidade dar uma nova aparência a pele. É indicado utilizar este tratamento para:

  • Amenizar a aparência da pele causada pela Acne, inclusive, aquelas que deixaram cicatrizes
  • Se a pessoa está com a pele prejudicada pelo sol, o peeling químico irá amenizar as marcas
  • Ameniza as sardas
  • Pessoas que possuem pigmentação irregular da epiderme, também podem utilizar este tratamento
  • Para amenizar ou até mesmo eliminar as manchas de sol
  • Amenizar ou eliminar manchas que surgiram devido a idade
  • Amenizar as manchas que surgiram devido a problemas no fígado
  • Clarear as manchas que foram adquiridas devido ao consumo da pílula anticoncepcional
  • É indicado para dar brilho na pele
  • É muito utilizado para melhorar a textura e controlar a oleosidade da pele
  • E uma das principais causas que as mulheres fazem o peeling químico é favorecer o rejuvenescimento Facial

Benefícios do Peeling Químico

Diversos são os benefícios proporcionados pelo peeling químico, sendo alguns deles:

  • Reduz a cicatriz causada pela acne e por acidentes
  • É eficaz na renovação da pele
  • Reduz as manchas que aparecem com a idade e as que foram ocasionadas pelo sol
  • É excelente para eliminar rugas
  • Faz com que nasça uma nova camada de pele mais bonita e saudável
  • Há a redução da oleosidade
  • Realiza o clareamento das sardas
  • Previne espinhas

Além disso, não basta somente fazer o tratamento para haver bons resultados, há também a dependência de estar utilizando o tipo de peeling ideal para a sua pele. Inclusive, para peles claras há um resultado mais eficaz.

Como funciona o Peeling Químico

Primeiramente, é preciso esclarecer que este tipo de tratamento somente pode ser feito por médicos qualificados para utilizar as técnicas para a obtenção do melhor resultado.

O tratamento é feito por meio da combinação de ácidos que variam de acordo com o efeito que deseja.

Como dito anteriormente, o peeling pode ser superficial, que é considerado o mais simples de todos, já que tem como finalidade realizar o clareamento de manchas, assim como realizar o tratamento das rugas finas, já o peeling médio possui este nome pois trata a pele até a camada média e o peeling profundo é aquele que, por ser mais agressivo, faz com que crie muitas crostas e é justamente neste tipo de tratamento que o cuidado dever ser muito maior, já que é um tratamento para cicatrizes e rugas profundas, assim como também para peles que tem muita danificação ocasionada pelo sol.

Antes de realizar um tratamento de peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias e também receber um tratamento pós peeling adequado, pois são estes cuidados que permitem a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis desse tratamento estético, como a pigmentação pós peeling ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados.

Por isso, o peeling químico só deve ser realizado por médicos capacitados para o uso das técnicas e por pessoas que estejam aptas a resolver qualquer problema que possa acontecer durante o tratamento.

Duração do tratamento

A pele da pessoa que fará o tratamento deve passar pelo processo de preparação da pele com a antecedência de 15 a 30 dias, senão não terá os resultados almejados.

A realização do tratamento de peeling químico é considerado desconfortável por várias pessoas e a sessão demora mais ou menos uns 30 minutos.

Depois do tratamento

Após finalizar a sessão, é indicado hidratar muito a pele. É preciso evitar tocar a área que foi feito o tratamento, assim como também não se expor ao sol e quando sair de casa, aplique sempre o protetor solar.

Durante o período do tratamento, também não é aconselhável usar os cremes anti-envelhecimento.



cuidados peeling químico
Veja mais sobre os cuidados necessários após o peeling químico

Muitas pessoas preferem fazer o tratamento com peeling químico durante o outono e inverno, pois neste período será menor os riscos de danos que podem ser provocados pelos raios solares.

Contraindicações para o Peeling Químico

O médico será o profissional adequado para realizar a avaliação das condições do paciente.  Inclusive, algumas contraindicações para a realização do tratamento de peeling químico, são:

  • Existência de um quadro de pele marcada por cicatrizes
  • Pele com uma pigmentação anormal.
  • Pessoa descendentes de asiáticos e afrodescendentes
  • Pessoas que possuam verrugas

Se a cor natural dos cabelos forem ruivos e tiver a pele clara com presença de sardas, também não é indicado fazer o tratamento Caso tenha realizado qualquer tratamento contra acne recentemente, não deve efetuar este tratamento também.

Portanto, fazer o tratamento de peeling químico traz muitos benefícios para a pele de uma pessoa, além de também trazer a autoestima, já que muitas se sentem mal com a existência de marcas causadas pela acne, cicatrizes, sardas ou até mesmo rugas.

De todo modo, como já dito o procedimento não é indolor e tem que ser realizado por profissional competente e a aplicação deve ser de acordo com o tratamento necessário para cada tipo de pele.

Caso este artigo sobre peeling químico tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …