Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Pó de guaraná – quais são os nutrientes, como consumir e receitas caseiras

Pó de guaraná – quais são os nutrientes, como consumir e receitas caseiras

O guaraná (Paullinia cupana), é uma espécie nativa da região da Amazônia brasileira e venezuelana, além das Guianas, cuja semente se extrai o pó de guaraná. A semente de guaraná apresenta aroma pouco perceptível, sabor ligeiramente adstringente e amargo como também grande quantidade de amido, cerca de 60% da semente seca, como taninos, metilxantinas, cafeína, teobromina e teofilina, além de diversos compostos bioativos, como os flavonoides. Nos seus sais minerais, apresenta fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, assim como vitamina A (importante para a saúde ocular) e vitamina B1 (nutriente envolvido no metabolismo energético).

O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, o pó de guaraná é obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição.

Quais os nutrientes

O pó de guaraná é rico em cafeína, chegando a até 8% de sua composição em sua massa seca. Para se ter uma ideia, o café possui até 2,5%, a erva-mate cerca 1% e o cacau aproximadamente 0,7%. Por esta razão, o pó de guaraná é frequentemente utilizado na composição de medicações fitoterápicas e suplementos termogênicos. A quantidade de cafeína no pó de guaraná, contudo, varia de acordo com a região de plantio e método de cultivo.

A cafeína consiste na metilxantina presente no guaraná de maior ação como estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo um maior estado de alerta ao indivíduo, resistência ao cansaço e melhora da percepção das atividades intelectuais.

Principais benefícios

Maior capacidade da memória e redução do risco de enfermidades neurovegetativas, como a doença de Alzheimer. O pó de guaraná também conta com a teobromina. A substância possui efeito bronco protetor pela capacidade em dilatar os vasos sanguíneos e promover o relaxamento dos brônquios, fator que pode ser útil em tratamentos de doenças respiratórias como a asma. Além disso, a teobromina exerce efeitos no sistema nervoso central, porém em menor grau quando comparado à cafeína.

O guaraná possui fibras alimentares, incluindo a pectina, um tipo de fibra solúvel, além de celulose e hemicelulose, que consistem em fibras insolúveis constituintes da parede de células vegetais. Essas fibras podem ajudar na função e saúde do trato gastrointestinal. Contudo, as quantidades que efetivamente são consumidas por porção do pó de guaraná são pequenas em relação à recomendação diária de ingestão de fibras alimentares. Por isso, é importante ingerir outras fontes de fibras, como as hortaliças e os cereais integrais. Além disso o pó de guaraná também:

  • Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
  • Funciona como um energético natural proporciona mais energia e disposição.
  • Facilita a capacidade de concentração e raciocínio.
  • Ajuda diminuir o excesso de glicose e colesterol.
  • Melhora enxaquecas e dores de cabeça em geral.

Ajuda na perda de peso

O guaraná, assim como outros antioxidantes, como o Resveratrol presente na uva e a vitamina C, tem efeitos no controle da entrada da glicose para dentro da célula, que é a primeira etapa para gente se tornar obeso. Ou seja, o guaraná ajuda a controlar o peso. 

pó de guarana perda de peso
O pó de guarana ajuda na perda de peso por ter nutrientes que acabam com as gorduras acumuladas

Controla o colesterol

Alguns flavonoides e saponinas, que também são componentes do guaraná em pó, são conhecidos por diminuírem o colesterol ruim (LDL). O aumento da circulação do colesterol bom, por outro lado, também pode ser derivado do consumo do guaraná em pó, graças à ação da teobromina.

Você também pode gostar destes conteúdos:

 Melhora a circulação sanguínea

 O pó de guaraná pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

É bom para pessoas com diabetes

O pó de guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico. A digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

Quantidade recomendada

A quantidade diária do Guaraná em pó deve ficar 0,5 a 2g que equivalem a 1 a 4 colheres de café distribuídas ao longo do dia ou pela manhã ainda em jejum com auxílio de um copo de agua ou suco. Para quem precisa de uma energia suplementar ainda poderá tomar mais uma dose nas primeiras horas da tarde, não ultrapassando muito a dose recomendada para evitar efeitos colaterais do Guaraná.

pó de guaraná composição
O pó de guarana não deve ser ingerido em excesso, pois poderá piorar a sua saúde

Cuidado: Guaraná demais é um perigo, principalmente para quem tem insônia ou é hipertenso.

Risco ao ingerir em excesso

Insônia, nervosismo, taquicardia, palpitações e gastrite. Além disso, pode ocorrer dependência, hiperatividade, ansiedade, aumenta o risco de doença no rim, aumento da micção, azia, perda de apetite, afeta o funcionamento da tireoide, diarreia, constipação, irritabilidade, dependência física entre outros.

Como consumir

Existem várias opções para tomar o Guaraná em pó, ele poderá ser usado simplesmente na mistura com a água, um copo com uma colher de café do produto. Ou ainda pode ser utilizado juntamente com um suco que preferir, veja a seguir dicas de vitaminas e sucos:

 Guaraná com flocos, gérmen de trigo

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de laranja
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • açúcar a gosto
  • 1 colher de café de guaraná
  • 1 colher de gérmen de trigo
  • 3 cubos de gelo

Modo de preparo: Para fazer esta vitamina é muito fácil basta colocar no liquidificador, o suco de laranja, açúcar, gelo, gérmen de trigo, aveia de flocos e bater tudo no liquidificador até ficar um liquido homogêneo.

Suco Energético

Ingredientes

  • 1 pera
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 copo de leite de soja
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia
  • 1 colher (café) de guaraná em pó
  • 1 colher (sopa) de mel

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tom em seguida. Se quiser, acrescente um pouco de gelo.

Vitamina de Guaraná

  • 80 ml de xarope de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
  • 1 colher (sopa) de castanhas
  • 1 colher (café) de pó de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 copos de gelo

Bata o xarope de guaraná, o amendoim, a castanha, o guaraná em pó e o leite em pó até obter uma pasta. Depois junte o gelo e bata novamente até ganhar a consistência de uma vitamina. Caso deseje, coloque um pouco de água para ajudar a bater. Polvilhe a canela antes de tomar.

Gostou deste artigo sobre pó de guaraná? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …