Preenchimento facial – Como é feito e duração.

Um dos procedimentos estéticos mais procurados no momento é o preenchimento facial. Afinal, conforme os anos vão passando é mais que normal a pele da face apresentar marcas do envelhecimento. Os temidos pés de galinha, bigode chinês entre outros são o terror não apenas da mulherada como também dos homens mais vaidosos.

O motivo para que isso aconteça é que a pele se torna mais fina. Por ter menos elasticidade e vigor esses sinais começam a aparecer. É para que esses efeitos sejam minimizados que as pessoas estão procurando pelo preenchimento facial.

Entretanto, muitas acabam confundindo com o botox, mas esses procedimentos são distintos. Por isso, conheça um pouco mais sobre o preenchimento facial, o que é, quais os seus tipos e muito mais a seguir.

O que é preenchimento facial

O preenchimento facial trata-se de uma técnica muito importante e utilizada para quem deseja fazer com que o sulco ou depressão no rosto sumo rapidamente até melhorar o lábio. Este é um procedimento muito seguro e um dos melhores que existe atualmente já que o produto utilizado é o ácido hialurônico.

o que é preenchimento facial
O preenchimento facial pode acabar com as rugas e linhas do rosto, lhe deixando mais jovem

Nosso organismo consegue produzir essa substância naturalmente que pode ser encontrada principalmente na pele. Sua função é reter a água para que a pele fique hidratada e com volume.

Conforme os anos vão passando ocorre o processo de envelhecimento que é natural em cada pessoa. Com isso, esse ácido se degrada e a capacidade de produção do organismo diminui.

É por causa desse conjunto de fatores que o volume e o contorno se perdem e as rugas aparecem. Quando o preenchimento facial é realizado é feita uma reestruturação da pele que envelheceu.

Como a flacidez e as rugas são problemas causados pelo tempo para que sejam combatidas é preciso utilizar duas substâncias: o ácido hialurônico e a toxina botulínica.

O botox é utilizado para que não haja a contração muscular. Enquanto isso, o ácido hialurônico é aplicado para que as rugas e sulcos sejam preenchidos. Assim, certas regiões são aumentadas como, por exemplo, os lábios.

Essas substâncias são aplicadas na derme profunda e tecido subcutâneo. É por essa razão que é tão importante buscar um especialista para conversar sobre o preenchimento e tirar todas as dúvidas que existirem sobre o assunto.

Afinal, somente um profissional capacitado pode realizar esse procedimento num consultório e cínica especializada já que é preciso dar anestesia tópica ou local com agulhas e cânulas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Tipos de preenchimento facial

Existem diversos tipos de preenchimento facial que são utilizados de acordo com a queixa do paciente e o local que será aplicado. Veja a seguir alguns deles:

Substâncias utilizadas

Existem três tipos de substâncias que são utilizadas para realizar o procedimento de preenchimento. São eles: preenchedores, indutores e gordura própria.

Preenchedores

Os preenchedores nada mais são que substâncias responsáveis por fazer o preenchimento de certa área da face. Assim é promovido o aumento do volume naquele local que houve a aplicação. Para isso pode ser utilizado o PMMA e o ácido hialurônico.

O PMMA é a sigla para polimetilmetacrilato, metacril. Ele é comumente utilizado na bioplastia. Quando aplicado, ocorre uma reação micro-inflamatória. Nisso as partículas desse polímero são envoltas e um tecido é formado ao seu redor, envolvendo-as, assim elas são mantidas naquele local.

Já o ácido hialurônico trata-se de uma substância que é natural da pele e que diminui conforme os anos vão passando juntamente com as fibras do colágeno. Por causa da falta de ambos os sulcos, depressão na pele e rugas se formam.

O preenchido faz uso de ácido hialurônico sintético que é muito similar ao da pele. Assim ele substituirá a perda do volume e causará uma melhora no aspecto e na luminosidade da pele.

Esse ácido é ótimo para realizar o preenchimento não apenas das rugas como também das linhas de expressão, sulco-nasogeniano, lábios, rosto, bigode chinês e até preencher os grandes lábios.

Indutores

Os indutores são substâncias que após serem injetadas na pele irão causar estímulos no organismo para que novas fibras de colágeno se formem. Com isso, a flacidez da pele apresentará uma grande melhora bem como os sulcos do rosto e as rugas.

Essa é uma técnica temporária, pois as novas fibras que se formaram também serão degradadas conforme o tempo vai passando. Nesse caso comumente utiliza-se o ácido polilático conhecido por Sculptra ou a hidroxiapatita de cálcio que é o Radiesse. A duração de ambos varia entre 18 e 24 meses.

O Radiesse, assim como o ácido hialurônico, é feita uma única aplicação. Com o ácido o resultado é visível logo após o procedimento já no Radiesse é possível perceber após 3 semanas. Já o Sculptra necessita que em 45 dias sejam realizadas de 2 a 3 aplicações e o resultado é visível após ter se passado 30 dias da primeira aplicação.

Preenchimento utilizado a própria gordura

Para a realização desse método é preciso coletar um pouco da gordura do próprio paciente realizando uma lipoaspiração. Assim ela será injetada no local que se deseja. Esse procedimento pode ser utilizado para amenizar as linhas de expressão, rugas, aplicar no rosto e até para preencher os glúteos.

Quem pode fazer esse procedimento

O preenchimento facial é indicado para qualquer pessoa que deseje fazer com que os sinais do tempo desapareçam rapidamente. Entretanto, é preciso verificar se esse processo é realmente o mais indicado para solucionar o problema do paciente. Para isso, é preciso buscar um médico especializado para que ele avalie o quadro e indique o tratamento mais adequado.

As principais indicações desse procedimento são pacientes que possuem:

  • Sulcos faciais como o bigode chinês, por exemplo;
  • Rugas finas;
  • Precisam repor e aumentar o volume do rosto;
  • Apresentam rugas na boca e lábios chamadas de “código de barras”;
  • Possuem sulcos infralabiais e no canto da boca;
  • Dar volume nos lábios;
  • Corrigir cicatrizes;
  • Corrigir e remodelar a maçã do rosto;
  • Preencher olheiras e os “olhos fundos”.

Preenchimento x botox

Muita gente acredita que o preenchimento e o botox tratam-se do mesmo procedimento. Entretanto, eles são diferentes e possuem objetivos distintos. No botox é adicionada uma substância sintética que faz com que os músculos relaxem. Ele é utilizado quando a pessoa apresenta linhas de expressão e rugas.

botox preenchimento facial
O botox também tem a finalidade de rejuvenescer o rosto, mas o preenchimento facial ainda é a opção mais segura

Já o preenchimento facial é feito através da aplicação do ácido hialurônico que é natural do corpo humano que vai diminuindo sua concentração ao longo dos anos. Seu objetivo é dar volume e corrigir os contornos do rosto do paciente. Assim pode-se dizer que em ambos a finalidade é igual já que eles possuem o intuito de promover o rejuvenescimento facial.

Duração

Dependendo do tipo de procedimento utilizado a sessão pode durar entre 20 e 40 minutos. Quanto a sua durabilidade ela varia conforme cada pessoa, técnica e local que foi aplicado. Assim, é possível durar entre 9 e 18 meses se o ácido hialurônico é utilizado.

Cuidados após realizar esse procedimento

Praticamente não é preciso ter cuidados após a realização desse procedimento. Quase que em sua totalidade o paciente retorna suas atividades normais após ter passado por ele. Ou seja, o down-time não existe.

Entretanto, é melhor evitar exercícios físicos e atividades vigorosas no dia que a aplicação for feita. Se houver algum hematoma é melhor não andar no sol e não se esquecer de usar o filtro solar. Também é preciso perguntar ao dermatologista se há alguma recomendação específica.

 

Gostou deste artigo sobre preenchimento facial? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


5 (100%) 32 votes