Prótese de silicone: Veja qual é o certo para você

Muitas mulheres sonham com a realização do procedimento estético de colocação de uma prótese de silicone, com a finalidade de melhorar a autoestima, seja aumentando o tamanho ou melhorando o formato dos seios.

O procedimento cirúrgico não é avaliado em menos de R$ 12.000,00 (doze mil reais), pois, além de haver a contratação do médico, há também o local onde será realizada a cirurgia e a prótese de silicone. Só a prótese custa o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Porém, qualquer procedimento estético deve ser realizado por um profissional competente e em ambiente adequado para a realização do procedimento. Além disso, também tem que ter ciência que há riscos na realização deste procedimento, assim como também ter a certeza que quer passar pela cirurgia para colocar uma prótese de silicone.

Tipos de silicone – Qual é o certo para você?

Existem diversos tipos de silicone e, para decidir, é necessário também a orientação do profissional especializado na área para demonstrar qual seria o melhor para a sua estrutura corporal.

Quanto aos tipos de formatos

a) Redondo – Este é o preferido pelas mulheres, já que preenche por igual o local, assim como também é simétrico em todas as dimensões.  Além disso, este tipo de formato dá um realce a mama, já que há a impressão de que as mesmas estão levantadas.

b) Cônico – Este formado é aconselhado para aquelas mulheres que têm a intenção de projetar a mama para a frente, pelo fato de possuir um determinado grau de queda e com isso, este formato fará com que haja uma aparência melhor.  Mas há de ser avaliado se este é o formato ideal, já que se houver a utilização exagerada deste formato, qualquer um que visualizar a mama, constatará que a mesma não é natural, mas sim, artificial.

c) Anatômico (gota) – Este tipo de prótese parece com uma mama.  É a escolha mais indicada para as mulheres que desejam obter resultados discretos.  É ideal para aquelas que não tem os seios tão caídos, assim como também possuem a parte superior com volume.

Tipos de perfil
É de primordial importância realizar a escolha correta, de acordo com o perfil da pessoa que passará pelo procedimento.  Para isso, é preciso analisar à altura do seio em relação ao tórax.

a) Baixo e moderado – São os formatos menos utilizados.  São indicados para as mulheres que possuem um tórax mais largo e que preferem não ter os seios em destaque. Este tipo é utilizado para reconstrução da mama.  Além disso, não faz com que os seios fiquem empinados.

b) Alto e extra alto – São os mais utilizados, já que possuem finalidade estética. Este tipo de prótese dá realce aos seios, assim como também é indicado para as mulheres que possuem região torácica proporcional.

Tipos de textura
A importância na escolha da textura diz respeito ao processo de cicatrização.

a) Lisa – Este tipo de textura não tem sido mais utilizada

b) Texturizada – São muito utilizadas no procedimento de aumento dos seios.

c) De poliuretano: Este tipo de textura permite visualizar dobras e é muito sensível ao ser apalpada.

Inclusive, quando tudo já estiver sido escolhido, há a necessidade de ser feito os cuidados do pré-operatório, ou seja, o profissional terá que verificar por meio de exames, se o estado de saúde da mulher que for fazer o procedimento está apto, justamente, para que todo o procedimento seja realizado com segurança.

Citamos abaixo alguns dos exames que normalmente são solicitados

  • Hemograma
  • Teste de coagulação sanguínea
  • Exame de HIV, para constatar que é portador da AIDS
  • É preciso verificar a função renal
  • Eletrocardiograma não pode ter qualquer item irregular
  • Para as mulheres que possuem menos de 35 anos, é pedido o ultrassom da mama
  • Para as mulheres que possuem mais de 35 anos é pedido a Mamografia
hemograma prótese de silicone
O hemograma é um dos exames que são solicitados antes da cirurgia para colocar silicone

Outra orientação importante é que a mulher deve começar a se preparar para o procedimento cirúrgico com pelo menos duas semanas de antecedência, evitando consumir bebidas alcoólicas, assim como também para de fumar. .

Sai de uma gravidez, qual é o tamanho da minha prótese?

Para a mulher que acabou de ter um filho e deseja colocar uma prótese, é recomendado deixar transcorrer o período de amamentação.

O aconselhável é aguardar 6 meses após o fim do período de amamentação para realizar o procedimento, já que terá condições de ter uma recuperação melhor e sem que haja problemas com a sensibilidade da mama.

Além disso, durante o período de amamentação, há a tendência dos seios ficarem flácidos e caídos, assim como também é um período em que há mulheres que emagrecem muito rápido, fazendo com que a estética dos seios não fique apresentável.

Portanto, é melhor aguardar o fim da amamentação, para então realizar o procedimento sem qualquer problema.

Contraindicações da cirurgia

Há algumas contraindicações para a realização do procedimento cirúrgico, ou seja, para a inserção da prótese de silicone, sendo algumas delas:

  • Mulheres grávidas não podem por silicones, por questões óbvias
  • Mulheres que acabaram de parir ou que estão no período de amamentação
  • Mulheres que sejam portadoras de doenças hematológicas ou imunodepressoras
  • Se houver o diagnóstico de qualquer tipo de câncer, é contraindicado o procedimento
  • Se houver histórico de câncer de mama na família
  • Mulheres portadoras de doenças cardiovasculares
  • Adolescentes com menos de 16 anos

Portanto, caso alguma mulher venha a realizar o procedimento e que esteja enquadrada em algum caso acima, a probabilidade de exito é muito reduzida e, no caso da adolescente e das mulheres que estão em período de amamentação, o ideal é aguardar para que futuramente possam colocar as tão sonhadas próteses.

Você também pode gostar destes conteúdos:

O que levar em consideração ao colocar uma prótese de silicone?

Mulheres que desejam fazer um implante de silicone, tem que estar totalmente seguras de sua atitude, já que trata-se de uma cirurgia e qualquer procedimento cirúrgico tem seus risco, tanto de vida, quanto de saúde, inclusive podendo ocorrer problemas na recuperação.

Portanto, é primordial que haja o acompanhamento de um profissional especializado que possa informar os benefícios e malefícios do procedimento, assim como também evitar realizar o procedimento sem estar certa disso. Sendo ainda preciso pesquisar sobre o profissional, já que sua vida estará nas mãos dele.

Além disso, como forma de realmente ter certeza se é o que quer, abaixo listamos algumas dúvidas que as mulheres, quando estão desejando colocar próteses de silicone, possuem.

1 – Para melhorar a autoestima

Muitas mulheres decidem fazer esta cirurgia plástica por questão de autoestima, seja para aumentar ou remodelar os seios.  Se você tem a baixa estima por causa do tamanho dos seus seios, então faça o procedimento, para que possa se sentir bem consigo.

2 – Fica natural?

Claro que há grande possibilidade de parecer natural, mas para isso, é necessário a escolha de um bom profissional, faça pesquisas com conhecidas ou até mesmo na internet. Se houver a contratação de um bom profissional e se for escolhido o tamanho, modelo e formato correto para o seu perfil, muitas pessoas pensarão que são naturais.

Cuidados prótese de silicone
Cuidados necessários para a prótese de silicone parecer natural

Pode ser que algumas pessoas percebam, mas esta possibilidade é muito remota.

3 – Como fica a sensibilidade após a cirurgia nos seios?

Há uma certa sensibilidade após a realização do procedimento cirúrgico, porém, após as primeiras semanas da colocação da prótese, a tendência é reduzir esta sensibilidade.

4 – Ficarei com cicatrizes?

Normalmente, não ficam cicatrizes nas mulheres que fizeram o procedimento estético, porém depende muito do profissional contratado.

Quando a cirurgia é realizada por um profissional qualificado, a cicatriz fica abaixo da axila, do seio ou até mesmo na aréola do mamilo. Portanto, tudo dependerá do tipo de profissional contratado, por isso que é aconselhável fazer pesquisas sobre o profissional ou procurar indicações.

5 – Posso ter rejeição da prótese?

Normalmente, não há qualquer tipo de rejeição da prótese, mas pode ser que aconteça. De todo modo, o material da prótese é composto de silicone artificial e sintético.

O que pode ser feito para evitar qualquer rejeição é escolher próteses de qualidade, assim como também pesquisar se ao colocar estas próteses haverá alguma alergia ou até mesmo prejuízos a saúde da mulher.

Portanto, mais uma vemos dizemos que, se houver a contratação de um profissional qualificado, ele indicará as quais melhores marcas que podem ser utilizadas e escolhidas por você.

Como as próteses são colocadas?

As próteses de silicone podem ser colocadas de duas formas: por cima ou por baixo. O profissional que for realizar o procedimento verá qual a melhor forma de inserir a prótese em seu corpo.

De todo modo, se estas próteses forem colocadas por cima, será visível que trata-se de prótese, porém, se forem colocadas por baixo, as pessoas pensarão que trata-se de seios naturais, mesmo que haja uma desvantagem ao ser colocado por baixo, que é justamente o fato de não deixar os seios bem firmes, mas isso pode ser alterado, se for escolhido o formato cônico.

Desta forma, mediante todas as informações contidas neste artigo, você terá condições de opinar juntamente com o profissional qual o tipo de prótese mais apropriada para o seu corpo.

Gostou desse artigo sobre prótese de silicone? Então deixe sua opinião nos comentários e curta O universo da saúde no Facebook!


5 (100%) 11 votes