Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Quinoa em flocos – Repõe os nutrientes e ajuda a emagrecer

Quinoa em flocos – Repõe os nutrientes e ajuda a emagrecer

A quinoa em flocos é a proteína vegetal com maior número de aminoácidos necessários para a nossa saúde, sendo não só muito útil para vegetarianos e veganos que querem substituir a proteína animal, mas também para todas as pessoas que querem ter um estilo de vida mais saudável.

Rica em fibras, sais minerais (como ferro, zinco e potássio), vitaminas do complexo B, C e E, além de ômega 3 e 6, a quinoa em flocos é considerada um superalimento, visto sua capacidade de regular o intestino, reduzir o colesterol ruim, ajudar na perda de peso e ser o cereal integral mais completo para uma vida mais nutritiva.

quinoa em flocos o que é
A quinoa em flocos é uma substancia totalmente benéfica para a nossa saúde e nos faz imune a muitas doenças

A quinoa em flocos não contém glúten, uma substância proibida para quem sofre de doença celíaca e, portanto, pode ser consumida sem restrições.

Conheça esses e outros benefícios ao adicionar a quinoa em flocos em sua alimentação e repor nutrientes importantes para manter o equilíbrio do organismo.

1. Quinoa em flocos ajuda a emagrecer

A quinoa colabora efetivamente na perda de peso, pois suas propriedades ajudam a aumentar o processo metabólico e a saciedade, reduzindo o apetite.

Graças ao baixo nível glicêmico e às fibras presentes na quinoa em flocos, é possível obter saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos calóricos, mas sem prejudicar a saúde, afinal, quinoa é rica em nutrientes.

O consumo regular de quinoa contribui para o emagrecimento de forma significativa.

2. Controla os níveis de açúcar

Quem consome muitos alimentos de alto índice glicêmico (índice que mede a elevação de níveis de açúcar no sangue) tende a sentir mais fome, engordar e ainda sofrer com diabetes ou doenças cardiovasculares.

A quinoa em flocos contém baixos níveis glicêmicos, fazendo o alimento ser digerido mais devagar e contribuindo para a saciedade. Mais do que manter o peso ideal, a quinoa evita doenças graves.

3. Favorece ao coração

A quinoa em flocos é rica em ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6), dois tipos de gorduras boas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

A ingestão da quinoa é boa para a saúde do coração também por causa do alto teor das fibras, que ajudam a reduzir os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL).

4. Repara lesões musculares

Contendo todos os aminoácidos necessários para o bom funcionamento do organismo, mas que não conseguimos repor apenas com a alimentação, a quinoa em flocos possui mais proteínas que o trigo, arroz, aveia e soja, e ajuda a formar e a manter os músculos saudáveis.

Quem pratica atividades físicas se beneficia da quinoa porque ela tem função de reparar as pequenas lesões musculares em decorrência dos exercícios.

Você também pode gostar destes conteúdos:

5. Combate a anemia

A falta de ferro no organismo leva a anemia, uma condição no qual a hemoglobina fica abaixo do normal, levando a fadiga, falta de apetite e a indisposição.

Para evitar esses sintomas é importante consumir quinoa em flocos, pois ela é mais rica em ferro que o feijão, possuindo cerca de 550 vezes o mineral.

Contudo, vale destacar que para uma melhor absorção desse ferro, o ideal é ingerir frutas cítricas como o limão e a laranja.

6. Quinoa em flocos regula a tireoide

Pessoas que sofrem de hipotireoidismo (quando há pouca produção de hormônios) precisam de alimentos que ajudem a regular os níveis de hormônios da glândula, e um desses alimentos é a quinoa.

O principal responsável por ajudar na manutenção da tireoide e a evitar diversos problemas devido a disfunção hormonal é o selênio, um dos minerais encontrados na quinoa. O selênio converte o hormônio T4 em T3 e, assim, atua no metabolismo dos sistemas nervoso, cardiovascular, digestório,  locomotor e muscular.

Além disso, a tireoide é protegida dos radicais livres graças ao poder antioxidante da quinoa, que impede os distúrbios na glândula.

7. Melhora a imunidade

Quando o sistema autoimune está baixo, estamos propensos a sofrer infecções mais frequentemente, contrair gripes e resfriados e ter dificuldade na cicatrização de feridas, por isso cuidar da imunidade é prevenir doenças.

quinoa em flocos melhora a imunidade
A quinoa em flocos pode melhorar a sua imunidade e te deixar livre de doenças

A quinoa em flocos possui alto teor de zinco, muito mais do que é encontrado em outros grãos — arroz, trigo, cevada, amaranto, centeio, aveia — e esse mineral ajuda a fortalecer as células do sistema imunológico impedindo a ação de vírus e bactérias.

8. É bom para o fígado

A quinoa em flocos é boa para quem tem gordura no fígado, causada por anos de maus hábitos. Com o tempo, o consumo de alimentos gordurosos e processados leva o órgão a sofrer sobrecarga de toxinas e gorduras, que saturam e inflamam respectivamente.

Ingerir quinoa em flocos no café da manhã, acompanhada de frutas, iogurte natural ou pão integral é uma ótima maneira de limpar, depurar e proteger o fígado contra qualquer agressão, seja por alimentos gordurosos, seja por excesso de álcool ou por outras substâncias tóxicas.

Consciente dos benefícios da quinoa em flocos, você pretende começar hoje mesmo a incluir esse grão a sua dieta? Inclua duas colheres de sopa de quinoa na salada, nas frutas ou nas vitaminas e aproveite todas as vantagens desse superalimento.

 

Gostou deste conteúdo sobre quinoa em flocos? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …