Home / Beleza / Radiofrequência – O que é, quem pode fazer e benefícios

Radiofrequência – O que é, quem pode fazer e benefícios

Você já ouviu falar em radiofrequência? Talvez sim, mas radiofrequência como tratamento estético, ainda é novidade para você?! É, mas para muita gente é realidade e está mudando o mercado de estética pelo país.

Imagine um tratamento estético sem cortes, sem perfurações, que pode tratar da flacidez no seu corpo, celulite e rugas melhorando a aparência. Parece sonho? Mas é radiofrequência e pode ser feita como radiofrequência corporal ou radiofrequência para o rosto.

Por ser novidade, muita gente ainda quer saber se radiofrequência funciona e como funciona, então fizemos um conteúdo bem fácil de entender e totalmente objetivo contando melhor sobre esse tratamento estético.

O que é?

A radiofrequência é um tipo de tratamento estético entre os mais conhecidos atualmente por trabalhar em prol de regiões muito populares quando se procura algum tipo de intervenção ou melhora nos efeitos rejuvenescedores.

radiofrequência o que é
A radiofrequência é um procedimento estético que pode rejuvenescer a pele e te deixar com uma aparência mais jovem

Um dos principais atrativos do tratamento feito por radiofrequência é justamente o combate efetivo contra a flacidez, apresentando resultados poucas vezes visto em procedimentos não invasivos, funcionando inclusive como radiofrequência para o rosto e não somente radiofrequência para o corpo.

O fato de não ser um procedimento invasivo também colabora muito com a popularidade da radiofrequência, caracterizado por um calor que é possível suportar durante o período do tratamento.

Para entender melhor esse calor e tudo o que ele representa, vamos entender como de fato a radiofrequência funciona.

Como funciona?

A radiofrequência funciona de forma muito simples depois que se entende todo seu processo científico e a tecnologia do aparelho de radiofrequência.  Ela consiste na aplicação de estímulos para a pele que como efeito colateral responderá a esses estímulos.

Muita gente se pergunta o por que do nome do tratamento e ele meio que já entrega o modo como funciona. Os estímulos aplicados a pele são correntes elétricas de alta frequência.

Mas calma, a ideia de corrente elétrica de alta frequência pode amedrontar a princípio, mas é uma dor totalmente suportável e tem um resultado muito interessante, é que se conhece popularmente também como “a dor da beleza”.

A aplicação da corrente é feita de forma totalmente segura e você não correrá riscos se não estiver entre os pacientes contraindicados – conforme você verá mais a frente, a corrente será aplicada na região que você seja fazer o tratamento.

A princípio pode-se pensar que toda a transformação e a quase “mágica” vinda da radiofrequência se dê pela corrente elétrica, o que não é verdade, acontece por causa do que ela desperta na pele.

A corrente elétrica sobre com a pele acaba que gera um calor, um potencial término, que quando em contato com os tecidos acaba estimulando-os na produção de substâncias como o colágeno, já citado, por exemplo.

Para auxiliar o transdutor, aparelho do tratamento de radiofrequência, muitas vezes se utiliza um gel sob a pele, facilitando a térmica necessária, num processo visualmente muito semelhante a um ultrassom.

Quem pode fazer?

As indicações da radiofrequência são bem amplas e quase gerais por assim dizer, já que envolvem todo o grupo de pessoas interessado em tratar e melhorar alguns dos itens estéticos mais críticos de todos, como a flacidez.

Assim sendo, a radiofrequência é totalmente indicada para aquelas pessoas que querem perder a flacidez, garantindo uma nova quantidade de colágeno a pele que reestruturará a plasticidade muscular.

Essa reestruturação é literal, como se todo o sistema fosse reorganizado para que cada substância pudesse exercer melhor o seu papel dentro do organismo, caso dos próprios colágeno e elastina.

A radiofrequência também é muito indicada no combate de outro dos principais medos de pessoas que recorrem a tratamentos estéticos, as rugas. O aparelho de radiofrequência pode trabalhar no rosto do paciente reduzindo bem suas rugas e dando jovialidade a face.

No tratamento de radiofrequência para o rosto, não somente as rugas do rosto podem ser melhoradas, como as linhas de expressão como um todo.

Quem não pode fazer?

Entre as contraindicações mais óbvias, por se tratar de um tratamento que se utiliza de corrente elétrica em seu método, pessoas com marca-passo são totalmente proibidas de fazer, além delas, pessoas que possuam próteses ou qualquer tipo de peça metálica, como pinos.

Muito se especula também se mulheres grávidas podem ou não ser submetidas à procedimentos como a radiofrequência e a resposta é categórica: não podem.

Não é saudável para o período que a mulher grávida se encontra ser exposta a correntes elétricas, por menores que sejam, sobretudo a radiofrequência que tem entre suas funções a estimulação da musculatura, o que numa grávida provocaria uma contração.

Prova-se então totalmente proibido uma grávida utilizar o método de tratamento da radiofrequência, sabendo que contrações provocadas podem levar até mesmo a partos prematuros. Independente de serem na região do abdome ou não.

Pacientes com hipertensão também são vetados desse procedimento, além de pacientes com diabetes na região onde será aplica a corrente elétrica. Em alguns casos, pode ser que hajam brechas para pessoas com diabetes serem liberadas.



Para ter essa garantia de liberação, ou não, é necessária a opinião de um médico responsável.

Pacientes em tratamento muito severos, onde sua imunidade é consideravelmente reduzida, também não devem fazer o tratamento da radiofrequência, como por exemplo, pessoas durante a quimioterapia, evitando que fiquem mais debilitadas e suscetíveis a complicações.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios da Radiofrequência

Os benefícios da radiofrequência são alguns, como os já citados tratamento da flacidez com a recuperação do colágeno e reestrutura do tecido em alguns casos.

Também se utiliza muito a radiofrequência no rosto, não somente para rugas e linhas de expressão como também para peles com aparência sem muita saúde e também regiões que apresente acne.

Uns dos maiores problemas estéticos, sobretudo dentro do universo feminino, também podem ser melhorados com o auxílio da radiofrequência, as estrias através da radiofrequência corporal.

Em um processo muito semelhante a melhora da aparência das cicatrizes, que também podem ser beneficiadas. Como todos sabem as estrias, e algumas cicatrizes, não desaparecem, mas podem ser minimizadas.

radiofrequência benefícios
A radiofrequência pode trazer muitos benefícios para a pele, portanto é um ótimo tratamento estético

Assim com a flacidez, um dos alvos do tratamento é também a celulite, aquela gordurinha localizada. Essa é, sem dúvida, uma das maiores procuras pelo tratamento, que trabalha desde a radiofrequência na barriga, às gorduras presente nos flancos que tanto incomoda quem as tem.

Riscos

Os riscos da radiofrequência tem entre eles o que pode ser considerado um risco em comum de qualquer procedimento estético, que é a má escolha da clínica ou do profissional que você está realizando o procedimento.

É muito importante que você se cerque de recomendações de pessoas que são de sua confiança e tem a experiência de já terem feito algo do tipo, para que não existam problemas.

A radiofrequência envolve o uso de um aparelho, envolve uma temperatura adequada e uma necessidade de cuidados e atenção que, caso não sejam operados por alguém que saiba o que está fazendo, poderá deixar marcas no paciente.

Além disso é importante conversar muito com seu médico e entender que se trata de um tratamento e não uma solução, abaixar as expectativas e reconhecer que a busca é por uma melhora dentro do que se apresenta. Aceitar a idade que tem também é um sinônimo de saúde.

Gostou deste conteúdo sobre radiofrequência? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …