Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédios Caseiros para Afta na Boca e como preparar

Remédios Caseiros para Afta na Boca e como preparar

O remédio caseiro para afta está se tornando cada vez mais útil para aliviar aquela dor que acaba atrapalhando na hora da digestão, assim como causa um grande incomodo.

Por menor que sejam, aftas produzem um incomodo e dores muito fortes, o remédio caseiro para afta age na cicatrização dessas feridas e pode apresentar muitas evoluções de acordo com as propriedades do tratamento.

Um fato importante é que você não precisa gastar muito com remédios e pomadas, já que existem muitos remédios caseiros para aftas que hoje em dia fazem toda a diferença, não é mesmo?

Aqui você encontrará oito tipos de remédio caseiro para aftas, entre chás e sucos com aparências variadas, mas tem propriedades muito importantes, capazes de cicatrizar essas aberturas e até oferecer alívio imediato.

1 – Remédio caseiro para afta com suco de couve

A couve, é um dos alimentos que mais apresenta relação com o tratamento como remédio caseiro para afta. A folha tem propriedades muito específicas, combatentes dos principais sintomas que incomodam nas inflamações.

Poucos sabem, mas a verdura tem propriedades anti-inflamatórias muito avançadas, além de ativos que ajudam diretamente no processo de cicatrização das pequenas feridas na boca. O suco de couve é muito recomendado, exceto em casos que a receita exija frutas citricas na mistura, elas podem agravar os sintomas da inflamação.

Ingredientes do Suco de Couve:
– 3 (três) folhas de couve;
– ½ (meia) maçã de tamanho médio;
– ½ inhame de tamanho pequeno;
– 1 (um) punhado de salsinha;
– 1 (um) copo de água de coco.

Como fazer:

A receita é muito simples, basta misturar tudo no liquidificador. Lembrando é claro, que do inhame pode-se retirar a casca enquanto a maça pode ser batida com a casca, sendo necessário retirar somente o caroço.

2 – Bicarbonato de Sódio / Sal

O bicarbonato de sódio e o sal podem ser, sem sombra de dúvida, as maiores indicações quando se trata de afta, embora grande parte das pessoas se questione se a aplicação de ambos realmente faz diferença sobre a inflamação.

Bicarbonato de sodio remédio caseiro para afta
Bicarbonato de sódio para ajudar no tratamento de aftas

É importante compreender que existem controvérsias na aplicação dos dois e por isso é preciso prestar atenção ao utiliza-los. A verdade é que ambos causam um efeito imediato – e dolorido – capaz de aliviar as dores, mas em muitos casos podem queimar ainda mais a área, ampliando a afta ou dificultando a cicatrização.

O que se recomenda como alternativa equilibrada de remédio caseiro para afta na língua, por exemplo, é não realizar a aplicação de ambos sozinhos e sim através de bochecho.

O que você vai precisar:
– 1 (uma) colher de chá de bicarbonato de sódio;
– 1 (um) copo de água.

Como fazer:

Coloque a colher de bicarbonato dentro do copo d’água e faça bochechos com a mistura. Atenção, não é recomendado engolir o bicarbonato.

3 – Babosa / Aloe Vera para tratar aftas

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

As propriedades calmantes e cicatrizantes da babosa aliviam muito como remédio caseiro para aftas, amplamente conhecidas por suas capacidades medicinais, elas também evitam a proliferação de bactérias.

O extrato da babosa, conhecido por Aloe Vera, também tem a seu favor a velocidade de cicatrização após utilizado, tornando-se ótima alternativa para pessoas que queiram se livrar das aftas de forma rápida.

Você vai precisar:
– 1 (uma) folha de babosa;

Como fazer:

É importante que a folha de babosa colhida seja ainda mais perto da raiz da planta para que haja melhor resultado na extração de sua polpa. Você precisará cortar a folha cuidadosamente com uma faca e extrair o fluído gelatinoso que sairá dela.

Este fluído pode ser colocado em uma gaze e aplicado devagar sobre a afta, deixando atuar por cera de cinco minutos. O tratamento pode ser repetido duas vezes ao dia enquanto os incômodos existirem.

4 – Malva

O própolis também costuma ser um remédio caseiro para afta na boca, justamente por seu resultado imediato e intenso. É de conhecimento de boa parte das pessoas a capacidade de cicatrização deste líquido, no entanto, ela gera uma imediata ardência ao ser aplicada na afta inflamada.

Por isso, contrabalanceando esses fatores, é recomendado para aqueles que querem resultados mais rápido. Sugere-se aplicar um pouco de própolis em um cotonete e leva-lo até a afta uma ou duas vezes.

Você também pode gostar destes conteúdos:

5 – Camomila

O bom e velho chá de camomila é sempre aparente entre os tratamentos naturais mais comuns para inúmeros casos. Como remédio caseiro para afta infantil, ele se apresenta como chá, justamente pelo fato da camomila ser um excelente anti-inflamatório, fazendo com que sua ingestão apresente bons resultados.

Ingredientes do Chá de Camomila:
– 3 (três) colheres de sopa de flores de camomila;
– 1 (xícara) de água.

Como fazer:

Deixe ferver a água e após coloque as três colheres de flores de camomila, essas devem ser flores secas. Deixe a infusão agir por seca de três minutos e coe, recomenda-se beber ainda quente.



6 – Remédio caseiro para afta com chá de boldo

O boldo é um digestivo potente, tem em sua composição agentes importantes, responsáveis por vários tipos de desintoxicação do organismo, desde a ajuda na melhora do funcionamento do fígado.

No caso da inflamação da afta, o que se recomenda é o clássico e infalível chá de boldo.

Ingredientes para o Chá de Boldo:
– 1 (uma) colher de chá de folhas de boldo;
– 1 (uma) xícara de água.

Como fazer:

Triture as folhas de boldo dentro da xícara que servirá o chá, de modo a não perder muito insumo da planta. Acrescente a água fervente e deixe agir por alguns minutos. O chá pode ser ingerido várias vezes ao dia, recomendo após as refeições.

7 – Malva

A malva, apesar de não tão conhecida, tem sido opção crescente como remédio caseiro para afta e outros problemas odontológicos das mais diferentes naturezas. A erva fresca, com aparência de flor, carrega em si um óleo muito peculiar, com características purificadoras e até calmantes.

Malva remédio caseiro para afta
Malva para ajudar no tratamento de aftas

A malva tem sido indicação cada vez mais presente entre profissionais da área odontológica, como tratamento natural de alguns incômodos bucais.

Ingredientes para o Chá de Malva:
– 1 (uma) colher de sopa de malva;
– 1 (xícara) de chá de água.

Como fazer:

O processo é semelhante ao padrão de preparo dos chás, é necessário fazer uma infusão e acrescentar malva a água depois de quente. Após atingir a temperatura morna, você deve bochechar a mistura por pelo menos três vezes ao dia.

8 – Gelo como remédio caseiro para afta

O gelo é muito conhecido como indicação para melhora nas aftas, mas também é uma dúvida generalizada quanto à sua eficácia, uma vez que trata-se de pura e simplesmente de água.

É importante saber que o gelo não resolve o problema da inflamação, mas pode ser utilizado como forma de alívio das dores. Sendo inclusive recomendado por profissionais da área, é preciso somente triturar o gelo em pedaços pequenos e colocá-lo na região da afta. É uma boa opção como remédio caseiro para afta infantil.

É importante lembrar que as aftas duram em média duas semanas, em casos de sua permanência por mais de três semanas é recomendado procurar um médico o quanto antes.

A mesma recomendação vale para feridas muito protuberantes e/ou que atrapalhem o processo de digestão.

Caso este conteúdo sobre remédios caseiros para afta tenha lhe ajudado, deixe um comentário!

 


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …