Remédios Caseiros para Bronquite

Um bom remédio caseiro para bronquite pode auxiliar na redução daquela falta de ar que lhe atinge de repente e deixa um enorme desconforto.

Os remédios caseiros para bronquite ajudam nos casos de obstrução de suas vias, o que gera um incômodo imediato e tudo o que se deseja é uma forma de curar esse mal-estar.

A boa notícia é que você não precisará tomar vários remédios e nem gastar muito dinheiro para se sentir melhor, basta apenas aderir aos inúmeros tratamentos naturais de remédio caseiro para bronquite.

Apresentamos abaixo, oito tipos de remédio caseiro para bronquite, em sua maioria, chás com propriedades combatentes à bronquite.

1 – Chá de Eucalipto para tratar bronquite

Muito conhecido pelo seu cheiro característico, o eucalipto tem propriedades que vão muito além da higiene e limpeza. Na verdade, é justamente o seu cheiro que tem a capacidade anticongestionante, o que o permite ser um agente desobstruidor de vias nasais, excelente remédio caseiro para bronquite e asma.

Por isso, recomenda-se o chá de eucalipto para a limpeza dos pulmões, garganta e brônquios, o chá é bem simples de fazer.

Ingredientes do Chá de Eucalipto:

  • 1 (uma) colher de sopa de folhas de eucalipto;
  • 2 (duas) colheres de sopa de mel;
  • 1 (uma) xícara de chá de água.

Modo de Fazer:

Você deve colocar o eucalipto, já picado, com mel em uma xícara, enquanto coloca a água para ferver. Após fervida, é só despejar a água na xícara com as folhas e o mel. É preciso tampar a infusão por aproximadamente cinco minutos, coar e em seguida ingerir. Recomenda-se o consumo de até três vezes por dia, todos os dias.

2 – Remédio caseiro para bronquite com água e sal

É comum entre as indicações de remédio caseiro para bronquite infantil a recomendação de uma ida a praia, desde os tempos antigos se diz que a água salgada desobstrui o nariz e alivia a respiração. A verdade é que não necessariamente a água precisa ser do mar, é possível reaplicar esse remédio em casa. Uma solução caseira que funciona para a bronquite, e outras doenças respiratórias, é a higiene das narinas com água e sal, como se fosse um soro caseiro sendo aplicado.

Você vai precisar de:

  • 1 (um) copo de água;
  • ½ (meia) colher de chá de sal.

Modo de fazer:

É preciso colocar a água para ferver e, após isso, acrescentar o sal. Espere esfriar enquanto mistura. Com a ajuda de um conta gotas, pingue algumas gotas em cada narina e sinta o líquido descer até a garganta, purificando toda a via nasal. Feito isso, cuspa a solução.

3 – Gengibre

Gengibre para tratar bronquite
Gengibre como auxiliar no tratamento de bronquite

O gengibre, que tem muitas propriedades conhecidas, foi comprovado cientificamente como fundamental no auxílio paralelo ao uso de remédios, isto é, ele tem a capacidade de potencializar a função do remédio habitual.

No entanto, o gengibre como chá ou sendo consumido sozinho tem a função de aliviar os sintomas provenientes da asma, até pelo fato dessa raiz trabalhar relaxando o tecido de parte do músculo das vias aéreas, facilitando a respiração.

Na receita abaixo, temos também o auxílio do alho, também uma boa opção de remédio caseiro para bronquite asmática, que será apresentada isoladamente a seguir.

Ingredientes para Chá de Gengibre:

  • 2 (dois) dentes de alho;
  • 1 (uma) colher de chá de gengibre;
  • 1 (uma) xícara de água;
  • 1 (uma) colher de sopa de mel.

Modo de Fazer:

Comece ralando os dois dentes de alho e o gengibre fresco, acrescente a xícara de água após fervida. A infusão deve ser de dois minutos com a xícara tampada, adoce com mel a gosto. Recomenda-se beber até duas xícaras por dia.

4 – Alho

O alho, extremamente conhecido, também se configura como um remédio caseiro para bronquite e pneumonia, sobretudo, por suas características anti-inflamatórias que atacam diretamente no sistema respiratório.

Além disso, ele tem a propriedade de renovar o organismo, no que diz respeito ao aumento das defesas naturais do corpo. Juntamente com o suco de limão, como se pode ver na receita abaixo, os agentes se combinam de forma ainda mais eficaz.

Uma das preocupações quanto ao alho é em relação ao gosto de sua ingestão, ele pode ser disfarçado com mel.

Ingredientes para o Chá de Alho:

  • 1 (um) copo de suco de limão;
  • 1 (um) dente de alho de tamanho grande;
  • 1 (uma) xícara de água;
  • 3 (três) colheres de sopa de mel.

Como Fazer:



Misture o alho bem ralado com o mel em uma pequena panela por um minuto no fogo, apenas para esquentá-los. Coloque o suco de limão e a água na mistura e espere por mais cinco minutos. Após isso, coe e beba antes de esfriar.

Você também pode gostar destes artigos:

5 – Chá de Cebola

A cebola também é muito eficiente como remédio caseiro para bronquite, mas por muitas vezes ignorada, por conta do seu cheio e gosto. Assim como os recomendados aqui, ela também tem funções expectorantes e anti-inflamatórias, vale tentar.

Ingredientes do Chá de Cebola:

  • 1 (uma) cebola de tamanho grande;
  • 2 (duas) xícaras de água.

Modo de fazer:

Corte a cebola na menor porção que conseguir e acrescente a água, deixando ferver por aproximadamente dez minutos. Após esse processo, coe e adoce com mel (ou açúcar, se preferir) até ficar do seu gosto.

6 – Hortelã para tratar bronquite

A hortelã já é conhecida como um dos remédios caseiros para bronquite, não à toa, ele está presente na grande maioria das balas, pastilhas e pequenos aliviadores de qualquer mal-estar respiratório.

Muito conhecido por seu cheiro marcante, a hortelã também tem a seu favor o fator anti-inflamatório, e, fazer um chá de hortelã é super fácil. Além do sabor, muito agradável.

Ingredientes do Chá de Hortelã:

  • 1 (uma) colher de sopa de folhas de hortelã;
  • 1 (uma) xícara de água.

Modo de Fazer:

É o modelo padrão de chá, e chá de hortelã quase todo mundo conhece. Esquente a água até ferver e coloque numa xícara com as folhas picadas, deixe repousar e beba após coar. É possível beber até três xícaras por dia.

7 – Guaco

O guaco é normalmente colocado em categorias semelhantes à hortelã no quesito popularidade, com o agravante de ser conhecido por ser “tiro e queda”. Justamente por isso, é necessário ter muito cuidado quanto a quantidade ingerida de guaco.

Para se ter ideia, o guaco não somente é recomendado como remédio natural para bronquite e asma, como para tosse, gripe e infecções na garganta, mas também em casos de picada de cobra, cicatrização e calmante.

Ingredientes do Chá de Guaco:

  • ½ (meia) folha de guaco;
  • 1 (uma) xícara de água.

Como fazer:

Amasse ou triture toda a folha de guaco em pequenos pedaços e coloque em uma xícara. Despeje a água depois de fervida sobre a folha e deixe a infusão agir por três minutos. Adoce com mel se necessário, coe e beba.

Não exagere no consumo de guaco.

8 – Maracujá

remédio caseiro para bronquite maracujá
Maracujá para ajudar no tratamento da bronquite

A surpresa dessa lista pode se dar pela presença do maracujá, que vai muito além de um simples calmante, sendo uma ótima opção como remédio caseiro.

Além de um anti-inflamatório potente, a fruta é também expectorante, essas propriedades convergindo podem fazer total diferença num tratamento contra a bronquite e alívio das vias respiratórias.

Recomenda-se também a hortelã na receita como um bom aditivo para a melhora da bronquite.

Ingredientes do Xarope de Maracujá:

  • 2 (dois) maracujás de tamanho grande;
  • 1 (uma) xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 (uma) colher de chá de folhas de hortelã.

Modo de fazer:

Você deve retirar toda a polpa dos maracujás e peneira, deixando somente as sementes. Misture as sementes do maracujá que ficaram no coador, com as folhas e o açúcar mascavo e leve ao fogo. Mexa até virar uma calda com textura levemente caramelizada. Coloque num vidro.

Recomenda-se para remédio caseiro para bronquite infantil, uma colher de chá três vezes ao dia, e para adultos, uma colher de sopa três vezes ao dia.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para bronquite tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


5 (100%) 23 votes