Home / Tratamentos e Remédios Naturais / 8 remédios caseiros para infecção de urina alívio rápido e como fazer

8 remédios caseiros para infecção de urina alívio rápido e como fazer

Você já experimentou algum remédio caseiro para infecção de urina? Com certeza na sua cozinha existe ao menos um item com propriedades capazes de tratar esse mal que acomete mais as mulheres que os homens.

As infecções do trato urinário dividem-se em: vias urinárias inferiores e superiores. Independente de qual delas aconteça, os fatores causadores são sempre os mesmos, e por isso o remédio caseiro para infecção de urina pode ser um ótimo aliado.

Existem diversos motivos que podem causar a infecção do trato urinário, como gravidez, bactérias, má higiene, inflamação da próstata, diabetes entre outros. Um bom remédio caseiro para infecção de urina continua sendo uma ótima opção já que não provocam efeitos colaterais.

1. Chá de salsa para tratar infecção de urina

A salsa é um diurético muito poderoso que contém minerais como cálcio, ferro e fosforo e as vitaminas A, C, K e B12. Por causa dessas propriedades, o inchaço causado pela retenção de líquido é eliminado, o que é ótimo no processo de emagrecimento.

Mas, além disso, essa erva pode ser utilizada na forma de chá para combater a infecção urinaria. Por causa das propriedades que possui, o chá de salsa é capaz de impedir que os tecidos absorvam o sal. É por essa razão que ele é considerado um ingrediente excepcional para purificar os rins e desintoxica-los.

Para fazer o chá de salsa como remédio caseiro para infecção de urina é preciso 1 litro de água, 2 colheres de salsa e algumas gotas de limão. Quando a água estiver fervendo, coloque a salsa e tape a panela por 10 minutos. Em seguida, acrescente as gotas de limão.

Beba duas xícaras por dia, mas se estiver passando por uma infecção urinaria, nos rins ou útero, pode tomar até três xícaras.

2. Xarope de uva-ursina com hidraste e equinácea

O xarope de uva-ursina com hidraste e equinácea é um ótimo remédio caseiro para infecção de urina. Afinal, ele pode ser usado como complemento do tratamento clínico que o médico indicou.

A uva-ursina possui ação diurética e antisséptica, já a equinácea age como um antibiótico e ainda fortalece o sistema imunológico. Enquanto isso, o hidraste possui ação anti-inflamatória.

Para utilizar suas propriedades no combate dessa infecção, coloque num frasco escuro 15 ml de extrato de hidraste, 15 ml de extrato de equinácea e 30 ml de extrato de uva-ursina e agite bem. Após isso, coloque 1 colher de chá dessa mistura em um pouco de água morna, e, em seguida beba. Isso deve ser feito 4 vezes no dia.

3. Chá de salsa mais barba de milho

Tanto a salsa quanto a barba de milho possuem propriedades diuréticas que ajudam a tratar infecções urinarias.

chá de salsa remédio caseiro para infecção de urina
Chá de salsa para auxiliar no tratamento de infecção urinária

A salsa é rica em diversos nutrientes, como ferro, fosforo, cálcio e enxofre que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Já a barba de milho é um diurético muito poderoso que auxilia no tratamento desse tipo de infecção.

Para utilizar esse chá no combate a infecção urinaria, coloque numa panela 1 litro de água, 1 colher de sopa de barba de milho e 1 colher de sopa de salsa picada e deixe ferver por alguns minutinhos. Quando estiver morno, coe e beba ao longo do dia sem acrescentar açúcar.

4. Chá de salsa mais quebra-pedra

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

A salsa possui propriedades benéficas ao ser humano, como melhora a osteoporose e a hipertensão, ajuda na eliminação de líquidos, purifica os rins entre outros. Já a quebra-pedra trata-se de uma erva medicinal que impede a formação das pedras nos rins.

A quebra-pedra possui propriedades que ajudam a reduzir e amenizar os incômodos sentidos pela infecção urinaria. Já a salsa elimina as infecções e bactérias que estão na bexiga e rins.

Para fazer o chá de salsa mais quebra-pedra, você vai precisar de 1 litro de água, 1 colher de sopa de quebra-pedra e 2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha. Coloque tudo numa panela até ferver por alguns minutos. Após isso, desligue, e quando estiver morno, coe e beba ao longo do dia sem acrescentar açúcar.

5. Remédio caseiro para infecção de urina com suco de arando silvestre

Essa fruta está na lista de remédios caseiros para infecção de urina, pois impede que as bactérias presentes no trato urinário se desenvolvam. Ela é muito eficaz para prevenir e tratar as infecções urinárias que ocorrem recorrentemente. Seu suco pode ser tomado até mesmo para tratar as infecções urinarias nas grávidas.

Para fazer esse remédio caseiro para infecção de urina, você vai precisar de 1 copo de água e 250 gramas de arando. Faça o suco normalmente e tome entre 3 e 4 copos todos os dias, até que os sintomas cheguem ao fim.

Você também pode gostar destes artigos:

6. Chá de vara-de-ouro

A vara-de-ouro é uma planta medicinal que é utilizada na forma de chá para tratar a bexiga e os rins devido ao seu forte efeito diurético.

chá para infecção urinária
Chá para tratamento de infecção urinaria

Graças as ações anti-inflamatórias e diuréticas que a vara-de-ouro possui, a quantidade de urina produzida aumenta. Dessa forma, o tempo que a urina permanece na bexiga diminui, assim como o desenvolvimento das bactérias.

Para fazer o chá de vara-de-ouro, é necessário colocar 1 xícara de água para ferver e em seguida colocar 2 colheres de sopa das folhas secas dessa planta medicinal. Deixe essa mistura descansando por cerca de 10 minutos, e em seguida coe. Basta tomar 1 xícara desse chá diversas vezes no dia para sentir seus efeitos benéficos.

7. Chá de rábano-silvestre

Esse remédio caseiro para infecção de urina possui propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória e anti-séptica. Por causa dessas propriedades, é promovido um alívio dos sintomas e também uma diminuição da quantidade de bactérias presentes nas vias urinárias.

Para fazer esse chá, é preciso ferver 1 xícara de água e depois acrescentar 1 colher de chá das folhas secas do rábano-silvestre. Deixe que essa mistura repouse por 5 minutos e em seguida coe. Esse chá deve ser tomado entre 2 e 3 xícaras ao dia.



8. Capuchinha

Planta medicinal muito utilizada para tratar infecção urinária, doenças na pele e escorbuto. Entre suas propriedades destacam-se sua ação anti-séptica, antibiótica e diurética.

Por causa disso, a proliferação bacteriana presente nas vias urinárias sofre uma diminuição. Além do mais, a produção de urina é estimulada, fazendo com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro eliminar o excesso, e com isso as bactérias não se proliferam.

Para fazer esse remédio caseiro para infecção de urina, você vai precisar de 1/5 de xícara de água morna e entre 20 a 50 gotas da tintura de capuchinha. Misture bem esses ingredientes e beba em seguida. Faça isso entre 3 e 5 vezes por dia.

Caso este remédio caseiro para infecção de urina tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …