Tratamento Natural: 11 remédios caseiros para menopausa

O remédio caseiro para menopausa contribui para o bem-estar e alívio das dores e indisposições ocasionadas durante a menopausa, como por exemplo, as constantes ondas de calor, suores noturnos, insônia, irritabilidade, cansaço, ansiedade, depressão, alterações corporais, baixa produção hormonal, dentre outros sintomas que podem acometer a mulher nesta fase da vida.

Produzidos a base de ingredientes naturais, como plantas, frutas e/ou minerais, os remédios caseiros para menopausa, também conhecidos por serem remédios não convencionais, oferecem algumas soluções nas situações de perimenopausa ou climatério, que corresponde ao período da pré-menopausa e o início dos sintomas mais recorrentes, devido ao encerramento da produção hormonal feminina.

Neste conteúdo, vamos apresentar os 11 principais remédios caseiros para menopausa, mais utilizados como tratamento natural para as mulheres durante este período. Conheçam quais são, seus principais benefícios e como prepará-los passo a passo.

Óleo de semente de linhaça

semente de linhaça remédio caseiro para menopausa
Semente de linhaça pode ser um remédio caseiro potente para menopausa

O óleo da semente de linhaça age como um remédio caseiro para menopausa, por apresentar ácidos graxos que previnem doenças cardíacas e diminuem as inflamações e sintomas da menopausa, além de atuarem como agentes saudáveis para mulheres nesta etapa. Seu consumo pode ser direto, por meio da ingestão de uma colher de óleo da semente de linhaça, todos os dias em jejum. Ou se preferir, adicione este ingrediente as saladas e receitas de sua escolha, consuma diariamente.

Trevo vermelho como remédio caseiro para menopausa

O chá de trevo vermelho atua como importante e antigo remédio caseiro para menopausa, na redução do colesterol e dos calores da menopausa, e ainda incentivando a boa circulação sanguínea. Para ingerir esta bebida, adicione duas colheres de trevo vermelho seco em uma xícara de água fervente, reserve por 30 minutos, coe e tome em seguida. Recomenda-se o consumo de até três xícaras deste chá por dia.

Sálvia

A sálvia também é usada como remédio caseiro para menopausa, pois diminui os calores, acalma e relaxa o corpo, favorecendo um sono mais tranquilo neste período. Além de reduzir dores, como a de cabeça e a enxaqueca. Seu consumo é por meio da produção do chá. Misture uma colher de sálvia em uma xícara de água fervente e reserve por 10 minutos, coe e consuma na sequência. Recomenda-se o consumo de uma xícara duas vezes ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã orgânico reúne diversos nutrientes que são essenciais para o organismo e agem como revitalizantes naturais. Durante a menopausa, seus agentes atuam na melhoria do metabolismo feminino, proporcionando o controle hormonal e reduzindo os incômodos que surgem nesta fase. Para ingerir este ingrediente natural, dilua duas colheres do vinagre de maçã em um copo de água morna e antes de ir dormir.

Água com mel

A água com mel é um ótimo remédio caseiro para menopausa, que diminui os frequentes calores ocasionados durante esta etapa. Sua ingestão é simples, misture uma colher de mel num copo de água quente e beba sempre antes de dormir.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é um remédio caseiro para menopausa, pois apresenta uma boa quantidade de isoflavonas, que corresponde a um tipo de fitoestrógeno que auxilia na redução dos calores, e consequentemente os suores da menopausa. Para ingerir, misture uma colher de cravos-da-índia numa xícara de água fervente. Reserve por alguns minutos e beba em seguida. Tome este chá por duas vezes ao dia.

Óleo de prímula

O óleo de prímula é um conhecido tônico natural, utilizado durante a fase reprodutiva da mulher e também como remédio caseiro para menopausa, por regular a produção de estrógenos, gerar a sensação de alívio e refresco a pele, e ainda induzir ao sono tranquilo e sem interrupções. Este ingrediente é rico em ácido gama-linoleico, que age como relaxante natural.  Para ingerir, misture algumas gotas deste óleo num copo de água morna e beba sempre antes de dormir.  Outra dica importante é massagear a pele com esta substância, principalmente nas áreas mais acometidas pelos suores.

Você também pode gostar destes artigos:

Óleo de camomila

A camomila é conhecida por ser um calmante natural e seu óleo age externamente no controle aos calores ocasionados pela menopausa. Para aplicar, faça uma massagem suave sobre as regiões do corpo que mais sofrem com suores. Use cerca de 10 gotas do óleo de camomila durante a noite e, quando for necessário, passe também durante o dia.

Suco de maracujá e couve

O maracujá e a couve são utilizados como remédios caseiros para menopausa, por suas ações calmantes, incentivando o sono e reduzindo os calores intensos nesta fase. Para ingerir esta bebida, bata no liquidificador duas folhas de couve, duas colheres de mel e uma polpa de maracujá em três copos de água fria. Beba um copo desta mistura em média três vezes ao dia ou sempre que preferir.

Suco de cenoura como remédio caseiro para menopausa

suco de cenoura remédio caseiro para menopausa
Suco de cenoura como remédio caseiro para menopausa

A cenoura age diretamente contra a osteoporose, que pode se intensificar durante a menopausa, devido à redução significativa dos hormônios e a perda de massa óssea, sintomas comuns deste período. Este ingrediente natural repõe alguns nutrientes e vitaminas básicas ao organismo. Para ingerir esta bebida, bata no liquidificador meia cenoura, meia banana, meia maçã e duas castanhas-do-pará picadas num copo de água mineral ou de coco. Adoce se preferir, beba um copo desta mistura duas vezes ao dia, entre as refeições principais.

Chá de Ginseng feminino

O ginseng feminino atua como um importante remédio caseiro para menopausa, por apresentar propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que diminuem o desconforto e as dores da menopausa. Para ingerir, misture 10 gramas da raiz de ginseng feminino num copo de água fervente, tampe e deixe repousar por 30 minutos. Depois coe e beba na sequência. Recomenda-se o consumo deste chá por duas vezes ao dia.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para menopausa tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 21 votes