Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Conheça os 8 melhores remédios caseiros para carrapatos

Conheça os 8 melhores remédios caseiros para carrapatos

O remédio caseiro para carrapato é uma solução útil e eficaz para quem quer proteger seus animais de estimação, sem gastar fortunas com medicamentos farmacêuticos, afinal, você vai usar os ingredientes que já possui em casa.

É muito importante tratar da forma adequada, seja com medicamentos manipulados por veterinários ou até mesmo com remédios caseiros para carrapato. A falta deste tratamento pode acometer o indivíduo parasitado a doenças graves como babesiose, doença de lyme, erliquiose e febre maculosa.

Neste artigo você aprenderá a fazer remédio caseiro para carrapato com ingredientes que você tem em casa, como vinagre, bicarbonato, erva cidreira, alecrim entre outros. Confira como preparar 8 receitas de remédios caseiros infalíveis para carrapatos.

1. Alho como remédio caseiro para carrapato

O alho é um repelente natural, que afasta carrapatos e até mesmo pulgas. Isso acontece porque estes tipos de parasitas atacam animais que possuem baixa imunidade. E o alho tem justamente a ação de fortalecer a imunidade do seu animal de estimação.

Para fazer este remédio caseiro, basta acrescentar lascas de alho cru a alimentos, como sopas ou mesmo misturados à ração mais pastosa. Você pode até utilizar alho em pó ou em pasta para facilitar a absorção à comida que está sendo misturada.

O alho é indicado apenas para cães, nunca para gatos.

2. Solução de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

O vinagre de maçã possui substâncias antimicrobianas e antifúngicas, ajudando a eliminar não só carrapatos, como qualquer tipo de fungo que possa causar infecções.

Esta solução caseira que você aprenderá agora vai lhe auxiliar a eliminar os carrapatos que estão grudados nos seus animais de estimação.

Você vai precisar de meia colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de sal, meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água morna. Com os ingredientes em mãos, basta misturar bem todos eles e colocar em um borrifador em spray. Borrife por todo o corpo do seu animal, cuidando sempre para não atingir a região dos olhos, nariz, boca e ouvidos.

3. Vaselina no combate aos carrapatos

A vaselina é um produto que não possui odor e é um excelente hidratante. A vaselina líquida de uso comercial elimina qualquer tipo de pulga, carrapato, micoses e até mesmo sarna.

Remédio caseiro para carrapato com vaselina
Remédios caseiros com vaselina para auxiliar no tratamento de carrapatos

O único ingrediente necessário para este remédio caseiro é a própria vaselina líquida. Com o auxílio de uma seringa, vá abrindo o pelo do animal e aplicando diretamente sobre a sua pele. Comece pela parte de trás da orelha do seu animal de estimação e vá aplicando pontos de vaselina até chegar no rabo. O produto se espalha de maneira natural no corpo do seu cão.

Atenção: jamais aplique vaselina em gatos.

4. Uma receita com alecrim, cravo e cânfora

Esta é uma receita um pouco mais sofisticada que as anteriores e que pode ser aplicada em cães e gatos. Nela iremos misturar alguns elementos naturais com propriedades antissépticas e antitérmicas, como é o caso da cânfora.

Para fazer esta receita, vamos precisar de meio litro de água, 1 litro de álcool, 8 colheres de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de cravo, 6 pedras de cânfora e meio copo de vinagre.

Com todos os ingredientes em mãos, misture um pouco de álcool com as pedras de cânfora. O objetivo aqui é diluir completamente a cânfora. Agora em outra panela você colocará o alecrim, a canela e a água. Deixe ferver. Junte a cânfora diluída a este chá e coloque o cravo. Misture bem e adicione o vinagre. Para finalizar, misture 1 litro de álcool. Está pronto. Basta colocar em um borrifador e aplicar diretamente na pele do seu animal.

5. Remédio caseiro para carrapato com erva-cidreira

A grande vantagem desta receita é o seu alto rendimento. Então, antes de começar, já deixe separado 6 garrafas pets para armazenar o seu remédio caseiro para combate a carrapatos. O capim-cidreira é conhecido em algumas regiões do Brasil como capim limão, capim santo ou simplesmente erva-cidreira. A eficiência desta mistura se deve ao capim-cidreira possuir um óleo essencial com ação repelente.

Você vai usar 1 litro de álcool, talos de capim-cidreira, 5 colheres de sopa de sal e 10 litros de água. Pique o capim-cidreira de modo que ele preencha metade da garrafa de 1 litro do álcool. Deixe esta mistura descansar por 24 horas. Agora você vai coar a mistura do álcool com a cidreira e diluir na água. Adicione o sal e misture bem. Vai render muito e basta aplicar nos animais 2 vezes por semana. E para ficar livre definitivamente dos carrapatos, pulverize por toda casa, quintal e outros locais que possam conter focos de carrapatos ou pulgas.

6. Uso da camomila para remoção de carrapatos

Você já conhece os efeitos calmantes do chá de camomila. Mas além disso, o odor que a erva possui funciona como um repelente natural de carrapatos e pulgas. Nós vimos anteriormente algumas receitas que não podem ser aplicadas em gatos. Já a camomila é indicada para felinos, pois mesmo que eles lambam o local de aplicação, não há nenhum efeito colateral.

Para fazer esta receita, você precisará da camomila em sua forma natural, visto que os saquinhos do chá vendidos no mercado não possuem o mesmo efeito. Basta preparar um chá com a erva e umedecer com algodão, podendo aplicar diretamente na pele do animal.

7. Remédio caseiro para matar carrapato em filhotes – arruda

Os filhotes possuem a pele mais sensível e não possuem os anticorpos presentes em animais adultos. É por isso que existem medicamentos próprios para este tipo de animal. Ao fazer um remédio caseiro para eliminar carrapato, mesmo que ele seja natural, é preciso estar atento para não utilizar um produto muito forte, que possa causar algum mal à saúde de seu pequeno animal. Para eliminar carrapato de um filhote indicamos a arruda.

remédio caseiro para carrapato com arruda
Remédios caseiros com arruda para tratar carrapatos

Para fazer este remédio caseiro, você precisará fazer um chá com cerca de 20 gramas de arruda para 1 litro de água quente. Você apenas irá colocar a água quente, mas não poderá ferver. Elimine a água e deixe os galhos de arruda secarem. Basta espalhar estes galhos que possuem ação repelente sob a cama dos filhotes.

Você também pode gostar destes artigos:

8. Remédio caseiro para matar carrapato do quintal

Para finalizar, vamos aprender a eliminar os carrapatos diretamente do seu foco. É importante e necessário remover os carrapatos do seu animal e para tanto, você aprendeu várias receitas nos itens anteriores. Mas devemos prevenir de forma que os animais não voltem a ser contaminados com carrapatos. Para isso, vamos aprender mais uma receita.

Vamos precisar de meio balde de água, 1 copo de vinagre de álcool, 1 copo de cloro e meio copo de sal. Após misturar todos os ingredientes, deixe agir por cerca de 3 horas. Feito isso, é só aplicar diretamente nos ambientes onde possam ter focos de carrapatos.



Atenção: se você for aplicar a solução em locais onde o cão vai se deitar, jogue um balde de água corrente em cima desta solução.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para carrapato tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …