Tratamento Natural: 9 remédios caseiros para espinhas e cravos

O remédio caseiro para espinhas é um tipo específico de medicamento considerado não convencional e produzido a partir de uma mistura entre um ou mais ingredientes naturais, como plantas, frutas, ervas e minerais, auxiliando de modo eficaz na melhoria do estado da pele acometida por espinhas e cravos.

Estes tratamentos caseiros para espinhas reduzem os principais sintomas que atingem diversas partes do corpo como o rosto, ombro, pescoço, costas e peito. Além de eliminar os folículos pilosos obstruídos por sebo e células mortas, por vezes colonizadas por bactérias e que geram uma inflamação na pele.

Atualmente, existem diversos tratamentos e soluções para prevenir e até eliminar a acne, como remédios caseiros para espinhas que surgem, principalmente, durante a puberdade e atingem tanto os homens quanto as mulheres.

Neste conteúdo, conheça os 9 principais remédios caseiros para espinhas, mais utilizados como tratamento natural, e que apresentam resultados satisfatórios no controle e diminuição da acne do rosto e demais partes do corpo.

Bicarbonato de sódio como remédio caseiro para espinhas

O bicarbonato de sódio ou carbonato de monossódio é um agente químico que pode ser usado como remédio caseiro para espinhas. Ele remove as células mortas e o excesso de oleosidade da pele, contribuindo para a respiração celular e regulando o PH neutro da pele. Para aplicar este produto, basta misturar duas colheres de bicarbonato de sódio com uma colher de canela (em pó) e mais um pouco de suco de limão e mel. Faça uma máscara facial e deixe agir de 5 a 10 minutos. Lave o rosto com água morna.

Chá verde

cha verde remédio caseiro para espinhas
Chá verde para tratar espinhas

Outro conhecido remédio caseiro para espinhas é o chá verde, simples e fácil de usar, este ingrediente contém antioxidantes que reduzem a produção excessiva de sebos (óleos) da pele, além de tratar as inflamações e prevenir as bactérias. Para aplicar, faça uma pasta caseira com duas colheres das folhas do chá verde e um pouco de água. Passe sobre o rosto como um esfoliante natural e deixe agir por 3 ou 5 minutos. Lave o rosto normalmente.

Canela e Mel como remédios caseiros para espinhas

Bem utilizados por quem sofre com Acne, a canela e o mel são remédios caseiros para espinhas. Estes agentes ajudam a reduzir a quantidade de espinhas e melhoras a situação da pele. A canela tem propriedades antimicrobianas que evitam a multiplicação das bactérias e o mel é um antibiótico natural que reduz a inflamação. Para aplicar, misture duas colheres de mel com uma colher de canela e passe sobre o rosto e nas demais regiões afetadas, deixe agir por 15 minutos. Lave a pele normalmente.

Mamão

O mamão é uma fruta que ajuda no funcionamento do corpo como um todo, inclusive no combate as espinhas. Ele facilita a eliminação dos excessos de lipídios presentes na superfície da pele, remove as células mortas e as inflamações da Acne. Sua aplicação consiste em amassar um pedaço da fruta, formando uma pasta que deve ser aplicada sobre o rosto. Deixe agir por 20 minutos e lave normalmente.

Casca da Banana

Outra fruta muito utilizada como remédio caseiro para espinhas é a banana, ou melhor, a casca desta fruta, que contém importantes propriedades que ajudam na regeneração natural da pele, além de reduzir consideravelmente, o aparecimento das espinhas e cravos. Para aplicar, basta esfregar a parte interna da casca da banana em todas as partes do rosto, deixe agir por 30 minutos ou mais. Lave o rosto com água morna.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Aveia como remédio caseiro para espinhas

A aveia é um dos alimentos mais ricos em nutrientes que são altamente benéficos para o corpo e pele, ela facilita a remoção das células mortas e reduz o excesso de oleosidade. Para aplicar, faça uma mistura com duas colheres de sopa da farinha de aveia, uma colher de mel e a polpa de um tomate maduro. Passe esta máscara sobre o rosto e deixe agir por 10 minutos. Lave o rosto normalmente.

Arroz Branco

O arroz branco é um ótimo remédio caseiro para espinhas, pois este cereal possui agentes benéficos que atuam diretamente no processo anti-inflamatório da pele, além de ser altamente hidratante e auxiliar no clareamento da epiderme. Para aplicar, primeiramente, cozinhe o arroz até o ponto de papa ou empapado (sem adicionar temperos ou sal), depois misture duas colheres deste arroz cozido com uma colher de mel e aplique sobre o rosto e demais regiões afetadas pelas espinhas. Deixe agir de 15 a 20 minutos e lave com água fria e sabonete líquido.

Agrião

Mais um ingrediente natural na prevenção e eliminação de cravos e espinhas é o agrião. Esta hortaliça é rica em minerais como o cálcio, o iodo e nas vitaminas A e E, o que auxilia no combate as espinhas inflamadas que acometem a pele. Sua aplicação se faz por meio da ingestão do suco deste ingrediente misturado a outros produtos. Bata no liquidificador três ramos de agrião, três ramos de poejo, meio abacate e um copo de água mineral e beba a seguir. Tome pele menos dois copos por dia, durante duas semanas.

Hortelã como remédio caseiro para espinhas

remédio caseiro para espinhas com hortela
Remédio caseiro para espinhas com a ajuda de hortelã

Outra hortaliça que ajuda na redução de espinhas é a hortelã. Ele auxilia no combate a Acne, agindo internamente na limpeza da pele e contra as espinhas que ainda não tenham surgido ou inflamado. Sua aplicação consiste em passar sobre a pele, o chá produzido a partir das folhas deste ingrediente. Numa panela coloque um litro de água e dez folhas de hortelã, deixe ferver por 5 minutos, espere esfriar e lave o rosto diariamente.

A ingestão desta hortaliça também diminui o surgimento de novos cravos e espinhas, faça um chá de hortelã e tome sempre que necessário.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para espinhas tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 18 votes