Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Gases: 8 remédios para você fazer em casa

Gases: 8 remédios para você fazer em casa

O remédio caseiro para gases é a solução para as pessoas que sofrem com dores abdominais e muitas vezes não sabem de onde vem. São pessoas com dificuldade para soltar gases que ficam presos e que necessitam de alguma medicação para auxiliar a expelir estes gases estomacais.

Os gases intestinais estão relacionados principalmente à sua dieta alimentar, mas não se restringe a isso. Caso não saiba, apenas o simples fato de falar já produz diversos gases intestinais. Um bom remédio caseiro para gases pode reduzir o desconforto causado por gases intestinais.

Gases estomacais são normais e expelidos facilmente pelo nosso próprio corpo através de arrotos e flatos. O problema está em quando estes gases ficam presos. Isso se deve a gases estomacais e intestinais em excesso e podem até mesmo causar falta de ar e outros problemas de saúde mais graves, remédios caseiros para gases podem acabar diminuindo estes sintomas.

Se você estiver sentindo desconforto abdominal, barriga doendo, dura e inchada, pode estar certo de que isso é um problema decorrente de gases presos. Aprenda neste artigo como fazer alguns remédios naturais para gases estomacais e saiba como aliviar o mal-estar. Lembrando de não utilizar açúcar em nenhuma das receitas, pois ele ajuda na formação de mais gases.

1. Chá de erva-doce

A erva-doce (pimpinella anisum) também é conhecida pelo nome de anis e possui propriedades antiespasmódica, ou seja, previne a ocorrência de espasmos intestinais e estomacais, além de reduzir as cólicas decorrente do excesso de gases presos.

Para fazer este chá, basta adicionar 1 colher de chá de erva-doce em 1 xícara de água fervente e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Pode beber até 3 vezes durante o dia.

2. Folha do abacateiro

A folha do abacateiro possui propriedades diuréticas, sendo muito eficaz no tratamento de diarreias, cálculos renais e auxiliando na eliminação de gases presos.

folha de abacateiro remédio caseiro para gases
Folha de abacateiro: potente remédio caseiro para gases

Para fazer este chá, basta colocar cerca de 30 gramas de folhas secas de abacateiro em 1 litro de água fervida. Quando começar a ferver, aguarde mais 5 minutos. Espere esfriar, coe e beba uma xícara a cada hora. Isso fará com que os gases sejam eliminados, além de trazer diversos outros benefícios próprios desta planta.

3. Gengibre como remédio caseiro para gases

A raiz de gengibre é uma medicação natural utilizada desde os tempos da antiguidade no tratamento de problemas estomacais e é um excelente remédio para tratar gases. Você vai precisar de 4 fatias de gengibre e um copo de água. O gengibre funciona, pois auxilia o sistema digestório e todos os processos relacionados a digestão, uma vez que ajuda o organismo a realizar quaisquer processos que esteja com dificuldade.

Ferva a água e adicione as lascas do gengibre, deixando em fogo baixo. Após 5 minutos de fervura, retirar do fogo. Basta coar e beber o chá por cerca de 2 a 3 vezes ao dia ou até a eliminação dos gases.

4. Chá de cascas de cebola

Se você joga fora as cascas da cebola, saiba que está desperdiçando um potente remédio natural. A cebola possui muitos minerais como fósforo, ferro, cálcio, entre outros. O seu consumo é um aliado ao aparelho digestivo, pois além de abrir o apetite, ele regulariza as funções do estômago, eliminando suas toxinas e gases.

Para fazer este chá, retire as cascas da cebola e ferva com uma xícara de água por dez minutos. Basta coar e beber o chá assim que esfriar. Para aumentar os benefícios, coloque pedaços de cebola dentro da água que está fervendo.

5. Chá de carqueja

A carqueja é uma planta medicinal utilizada em muitos remédios. Ela contribui para a boa digestão, é diurética e auxilia na eliminação de gases. Suas propriedades digestivas protegem o estômago e até previnem úlceras.

Seu consumo é feito sob a forma de um chá, que é preparado com 1 colher de sopa de carqueja adicionado em 1 xícara de água fervente. Coe antes de beber.

Você também pode gostar destes conteúdos:

6. Água de limão

Uma das frutas mais ácidas da natureza é o limão. E esta sua propriedade estimula o metabolismo do ácido clorídrico. Isso faz com que as dores estomacais e gases sejam eliminados pelo nosso organismo. Seu consumo é feito da seguinte forma: beba água morna com um limão espremido. Adicione um pouco de mel.

7. Bicarbonato de sódio e limão

bicarbonato de sódio e limão remédio caseiro para gases
Bicarbonato de sódio e limão pode ser um ótimo remédio caseiro para gases

Vimos na receita anterior os benefícios que o limão pode trazer para nosso sistema digestório. Ao combinar a fruta com o bicarbonato de sódio, temos um poderoso remédio efervescente. Para consumir, basta espremer um limão, colocar 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e mais meio copo de água. Mexa bem e beba rapidamente.

8. Vinagre de maçã como remédio caseiro para gases

O vinagre de maçã possui muitos benefícios, entre eles, o alívio de gases. Isso ocorre, pois, este tipo de vinagre estimula a produção do ácido no estômago, fazendo com que ele trabalhe da forma correta. Assim, os gases que ainda se encontram presos, são eliminados à medida que seu estômago começa a trabalhar de maneira normal.

Para fazer este remédio caseiro para gases, dilua duas colheres do vinagre em um copo de água. Beba sempre após cada refeição.

9. Sucos laxantes

Se nada resolver, você pode recorrer aos sucos laxantes. Eles farão você evacuar, fazendo com que, ao eliminar as fezes, os gases estomacais também sejam eliminados. Experimente fazer um suco de laranja e bata no liquidificador com um pedaço pequeno de mamão.

10.Outras dicas

Não é apenas com remédios caseiros que você poderá eliminar gases. Outras dicas que ajudarão você a aliviar este mal-estar são: caminhadas diárias de 30 minutos, dieta rica em fibra, beber muita água e evitar os alimentos que causam gases.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para gases tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …