Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento Natural: 8 Remédios Caseiros para Gastrite

Tratamento Natural: 8 Remédios Caseiros para Gastrite

Sabe aquela queimação, aquele mal-estar que só quem tem gastrite conhece e sofre muito? Ele pode ser aliviado com um bom remédio caseiro para gastrite totalmente natural.

Poucas dores incomodam tanto quanto essa inflamação, que é capaz de desestabilizar qualquer humor, por isso ter soluções naturais como remédio caseiro para gastrite é tão importante e conhece-los é ainda melhor.

Isso sem falar no lado financeiro, ao fazer uso de algum remédio caseiro para gastrite você vai gastar muito menos do que remédios comuns, ou provavelmente já terá algumas coisas na sua própria casa.

Por isso aqui você tem oito incríveis opções de remédio caseiro para gastrite, considerando o que há de mais antigo em sabedoria popular e as pesquisas mais recentes, todas alternativas naturais para curar sua dor.

1 – Batata como remédio caseiro para gastrite

A batata é sempre uma das primeiras indicações de remédio caseiro para gastrite nervosa, isso por que ela tem um poder combatente na raiz da dor causada.

A batata tem potencial de diminuir a acidez, que é justamente uma das coisas que mais incomoda na gastrite, reduzindo tanto a azia quanto a queimação no estômago.

Você vai precisar de:

– 1 (uma) batata de tamanho grande;

– 1 (um) ralador.

Como fazer:

Descasque uma batata e corte-a na parte mais fina de um ralador, dessa forma ficará mais fácil de espremer após envolvê-la em um tecido como um pano de prato limpo ou um coador.

Esprema a batata envolta no pano para sair todo seu amido, o caldo. Reserve esse caldo em um recipiente e tome todos os dias de manhã ainda em jejum, aproximadamente meia hora antes das refeições.

2 – Camomila e Maçã

A combinação da camomila, que além de um excelente calmante, é um recomendado anti-inflamatório, com a maçã que é uma fruta não ácida e, portanto, também indicada, resulta num bom remédio caseiro para gastrite e refluxo.

Além disso, essa combinação tem sabor agradável e pode ser ingerida, sempre com cuidado de não exagerar.

Ingredientes do Chá de Maçã com Camomila:

– 1 (uma) maçã de tamanho médio;

– 1 (uma) colher de sopa de camomila;

– 2 (dois) copos de água.

Como fazer:

Tire a casca da maça e corte-a em pequenas fatias. Coloque os dois copos de água em uma panela e adicione a maçã picada. Só apenas quando o processo de fervura começar, jogue a colher de camomila, deixe alguns minutos e desligue o fogo até ficar morno.

Coe antes de beber e coloque em um recipiente fechado. Você pode tomar de manhã em temperatura natural.

3 – Polvilho de Batata Doce

Conhecido como um grande remédio caseiro para gastrite crônica, o polvilho de batata doce tem a fama de combater a gastrite e até mesmo a azia por conta de sua força e potência.

batata doce remédio caseiro para gastrite
Batata doce para tratar gastrite

Estudos apontam que esse extrato da batata doce pode substituir com muita semelhança medicamentos quimicamente criados para o mesmo fim. Sem esquecer que químicos podem provocar efeitos colaterais a longo prazo e são muito mais caros.

Ingredientes:



– 1 (uma) batata doce de tamanho médio;

– 3 (três) copos de água.

Como fazer:

Coloque em um liquidificador os três copos de água e a batata doce já descascada e cortada em pequenos pedaços. É preciso bater muito bem. Faça novamente o processo de envolver a mistura num pano ou filtro e pressione bem até para coar e extrair todo o líquido, em um recipiente, obviamente.

O líquido precisa descansar por aproximadamente duas horas e você vai perceber que no fundo da vasilha existe uma textura diferente, conhecida como polvilho de batata doce.

Descarte o líquido e fique apenas com a parte do polvilho. Coloque o polvilho em um ambiente em que possa o secar naturalmente, incluindo o sol. Após seco, é só desmanchar e colocar em um pote de vidro tampado.

Para tomar, coloque uma colher de chá desse polvilho em um copo de água e deixe dissolver. Tome sempre em jejum, antes das refeições.

4 – Água de Arroz

Um bom remédio caseiro para gastrite e refluxo também é a água de arroz. Para quem nunca ouviu falar, pode até parecer algo um pouco estranho, mas a verdade é que aquela água que se deixa secar até o arroz ficar pronto é rica em minerais e vitaminas, além de reduzir a inflamação e dores.

Ingredientes para a Água de Arroz:

– 6 (seis) colheres de arroz cru;

– 1 (um) litro de água.

Como fazer:

Coloque a água em uma panela e após ferver coloque as colheres de arroz como se fosse cozinhar mesmo. Após o cozimento, coe o líquido antes que a água seque. Beba esta agua pelo menos 2 vezes ao dia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

5 – Cenoura e Aipo como remédio caseiro para gastrite

Continuando na linha de remédios caseiros para gastrite, que são tanto eficientes, quanto saborosos e baratos, temos a combinação de aipo e cenoura.

Os dois convergem por terem ambos propriedades anti-inflamatórias, diminuindo aquela sensação chata de inchaço e a ardência. É preciso lembrar sempre, é claro, da imensa fonte de minerais e vitaminas que ambos são.

Ingredientes para o Suco de Cenoura e Aipo:

– 2 (duas) cenouras de tamanho médio;

– 2 (dois) ramos de aipo;

– 1 (um) copo de água.

Como fazer:

Coloque as cenouras e os ramos de aipo em um liquidificador e, em seguida, adicione o copo de água. Bata até ficar homogêneo, formando um suco. Recomenda-se beber no almoço ou jantar.

6 – Chá de Espinheira-Santa

Por ser rico em sais minerais, a Espinheira-Santa combate de forma direta a gastrite e todo sistema gastrointestinal, trabalhando como remédio caseiro para gastrite crônica, por diminuir úlceras estomacais e como remédio caseiro para gastrite e refluxo, por combater a acidez estomacal e a ação de fermentação.

Ingredientes do Chá de Espinheira-Santa:

– 1 (uma) colher de chá de folhas de espinheira-santa;

– 1 (xícara) de chá de água.

Como fazer:

Coloque a água para ferver e, após atingir a temperatura de ebulição, coloque as folhas de espinheira-santa. Deixe agir, tampada, por aproximadamente dez minutos.

É preciso tomar ainda em temperatura morna, após coar. É recomendado tomar sempre em jejum, meia hora antes das refeições.

7 – Melão

O melão, além de ter ótimas e conhecidas capacidades como a diurética, que o permite eliminar toxinas do organismo, calmante e grande fonte de vitaminas. Também previne a acidose, que nada mais é que a acidez natural do organismo.

Remédio caseiro para gastrite com melão
Melão como um ótimo remédio caseiro para gastrite

Ele também trabalha reduzindo problemas relacionados ao esôfago, garganta e estômago, e por isso seu suco é um bom remédio caseiro para gastrite. Isso sem falar no custo baixo do melão e no seu sabor muito característico.

O suco de melão também é muito indicado para os dias de calor, por ser uma fruta extremamente leve e refrescante.

Ingredientes para o Suco de Melão:

– 2 (duas) fatias de melão;

– 1 (um) copo grande de água.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, as fatias de melão já descascadas e sem sementes e a água bem gelada, e pronto. Seu suco de melão está pronto e recomenda-se beber de um a dois copos grandes desse suco por dia.

8 – Outras Frutas

Normalmente, durante os momentos de crises de gastrite há um grande medo no que se refere à ingestão de algumas frutas. O que precisa ser dito é que somente as frutas ácidas não são aconselhadas nesse caso de remédio caseiro para gastrite erosiva.

As frutas não ácidas, portanto, podem ser consumidas sem culpa, naturalmente, neste grupo se incluem frutas como: banana, maçã, laranja e mamão. Além disso, seus sucos também podem ser ingeridos sem problemas.

Recomenda-se ingeri-las como sobremesa mesmo, uma após o almoço, outra no intervalo entre almoço e jantar e outra após o jantar. Sempre lembrando de não abusar tanto, uma fatia ou uma fruta pequena é o necessário.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para gastrite tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …