Home / Tratamentos e Remédios Naturais / 9 remédios caseiros para rinite que funcionam como tratamento natural

9 remédios caseiros para rinite que funcionam como tratamento natural

Um bom remédio caseiro para rinite pode acabar com a alergia respiratória que compromete as vias nasais, dificulta a respiração e pode facilitar o surgimento de quadros clínicos mais complicados.

Felizmente, são muitos os remédios caseiros para rinite e eles se mostram bastante eficazes para combater uma crise, e também para evitar que outras venham a acontecer.

Abaixo, listamos 9 remédios caseiros para rinite que são fáceis de preparar, não apresentam efeitos colaterais e não custam muito caro.

Solução de bicarbonato de sódio e sal grosso

Este remédio caseiro para rinite é tão eficaz que é prescrito por otorrinolaringologistas. É uma solução de baixo custo e muito fácil de preparar. O bicarbonato tem ação anti-inflamatória, enquanto o sal grosso limpa profundamente as vias nasais. A solução, portanto, combate a rinite e previne novas crises.

Em um copo com água morna, misture uma pitada de bicarbonato de sódio e 3 grãos de sal grosso. Aspire pelo nariz (faça uma concha com a mão e coloque um pouco da mistura) e elimine o líquido aspirado pela boca. Você também pode fazer gargarejos com a solução para prevenir e ajudar a combater irritações na garganta.

Você pode também utilizar uma seringa ou conta-gotas em uma narina por vez. Repita o procedimento de duas a três vezes por dia. A solução pode ser usada continuamente, como medida preventiva. Mas cuidado, pois esta solução não é recomendada para hipertensos.

Lavagem nasal com soro fisiológico

O soro fisiológico também é muito bom para limpeza de secreções e impurezas das vias nasais; e também é barato.  Ele ainda hidrata e ajuda a prevenir as vias nasais de ressecamentos e novas irritações.

Utilize o soro morno. Encha uma seringa com 5 a 10 ml de soro fisiológico e incline a cabeça para o lado. Injete o soro em uma narina e deixe que ele saia pela outra. Depois repita o procedimento alternando as narinas. Enquanto isso, fique respirando pela boca. Repetir o procedimento de duas a três vezes por dia.

Inalações com eucalipto

As inalações com eucalipto são indicadas para o tratamento da rinite porque atuam na desobstrução das vias respiratórias. Também auxilia no tratamento da gripe, e nos cuidados da asma e da bronquite.

Coloque duas colheres (sobremesa) de folhas secas de eucalipto em uma xícara de chá de água bem quente. Inale o vapor, mantendo as narinas próximas da xícara, mas cubra a cabeça com um pano durante a inalação, para evitar que o vapor se dissipe. Este procedimento pode ser feito de duas a três vezes por dia.

Não é recomendado para crianças com menos de 12 anos, grávidas ou lactantes, pessoas que apresentam ou apresentaram casos de hipoglicemia, problemas de inflamação gastrointestinal, biliar ou doenças hepáticas. Evite a interação com sedativos, anestésicos e analgésicos.

Suco de abacaxi com agrião

suco de abacaxi com agrião remédio caseiro para rinite
Remédio caseiro para rinite feito de suco de abacaxi com agrião.

O abacaxi e o agrião são expectorantes, daí sua contribuição no combate à rinite. O abacaxi ainda é antioxidante e rico em vitamina C. O suco de abacaxi com agrião é bem simples de fazer, basta um liquidificador à disposição.

Extraia um copo de suco de abacaxi puro e bata no liquidificador com um copo de folhas de agrião. Beba logo em seguida. A recomendação é de tomar duas vezes por dia durante o período de crise.

Remédio caseiro para rinite com alho

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

O alho é um antialérgico natural que alivia os sintomas da rinite. Tem também ação antibiótica e antiviral, e ainda atua no aumento da imunidade.

Você pode aproveitar os benefícios do alho como remédio caseiro contra rinite de duas formas:

  • Coma um dente de alho em jejum todos os dias; ou
  • À noite, antes de dormir, coloque um dente de alho descascado (e perfurado algumas vezes com um garfo) dentro de um copo com água. Deixe em repouso durante toda a noite e, pela manhã e em jejum, despreze o alho e beba toda a água do copo.

Mastigue algumas folhas de hortelã ou um pedaço pequeno de gengibre para evitar o mau hálito.

Mel de abelha

O mel de abelha costuma ser vendido em garrafas ou potes e pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados. É uma alternativa saudável ao açúcar refinado, dado os benefícios que traz à saúde, além do sabor adocicado.

É um eficiente remédio caseiro contra a rinite porque tem ação anti-inflamatória (agindo também contra infecções na garganta), e é um ótimo expectorante.  O mel também fortalece a imunidade, tem ação antioxidante, é um hidratante natural para a pele e também melhora a digestão.

Tome uma colher de sopa de mel, de uma a três vezes por dia. Após a melhora da crise, você pode tomar uma colher de sopa diariamente, continuamente, para prevenção de novas crises.

Limão

O limão é uma fruta que tem ação desintoxicante. É anti-inflamatório, facilita a digestão e é rico em vitamina C. Além de atuar no combate à rinite, o chá do limão também é diurético e elimina o mau hálito.

Para fazer um chá de limão, adicione as cascas de dois limões em um litro de água quente. Após a fervura da água, acrescente o suco de um limão. Após o cozimento, apague o forno. Você pode adoçar com um pouco de mel.

Outra forma de aproveitar o limão como remédio caseiro contra a rinite é pingando o suco diretamente nas narinas, para desobstrução e limpeza de secreções. Parta um limão ao meio e esprema as duas metades para extrair o suco. Use um conta-gotas para pingar duas gotas em cada narina.

Alcaçuz (ou regaliz)

O alcaçuz é um remédio caseiro para a rinite que faz parte da medicina tradicional chinesa. Possui ação anti-inflamatória tão eficaz que chegou a ser considerado uma cortisona natural.

Ele também é expectorante e ajuda a combater crises de tosse. Você pode chupar a raiz do alcaçuz, tomar como chá ou mesmo encontrar pastilhas em lojas de produtos naturais.



Para o chá, adicione duas colheres (sopa) da erva do alcaçuz em 1 litro de água quente. Deixe em infusão por alguns minutos, depois coe. Tome o chá durante o dia, de duas a três vezes por dia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Chá verde como remédio caseiro para rinite

remédio caseiro para rinite chá verde
Remédio caseiro para rinite feito com chá verde

O chá verde não é só um remédio caseiro para rinite, mas uma bebida natural repleta de propriedades que beneficiam o organismo. Ele é diurético, antioxidante e auxilia a digestão.

Com relação à rinite alérgica, o chá verde impede a produção de histamina, substância produzida em nosso corpo quando somos expostos a um agente causador de reações alérgicas. O impedimento da produção de histamina reduz a gravidade da crise de rinite.

Você pode fazer do chá verde uma bebida constante na sua rotina e estará se prevenindo de crises mais sérias. Prepare o chá colocando uma colher (sopa) das folhas secas em um litro de água quente. Deixe em infusão, depois coe. Beba duas ou três xícaras por dia.

O chá verde também pode ser encontrado em comprimidos e extratos nas farmácias e lojas de produtos naturais.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para rinite tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …