Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédio para cólica de bebê: 7 melhores marcas e receitas caseiras

Remédio para cólica de bebê: 7 melhores marcas e receitas caseiras

Poucas são as mamães que não passaram por esta terrível experiência que é quando o bebê começa a ter cólicas.  Quando o bebê está com cólica há aquele choro inexplicável e intenso, que pode durar alguns minutos que na verdade, parecem horas.

As cólicas tendem aparecer a partir da segunda semana de vida e dura mais ou menos 3 a 4 meses.

Você deve estar se perguntando:  O que faz com que o bebê tenha cólicas? Infelizmente, não há nada comprovado sobre o que efetivamente causam estas dores, mas muitos alegam que é pelo fato do sistema digestivo estar em desenvolvimento e com isso, as substâncias contidas no leite fazem com que surjam estas dores.  Outros dizem que a cólica tem relação com ao ar engolido pelo bebê no momento em que está mamando.

Com isso, muitas mamães acabam procurando uma forma de amenizar estas dores seja utilizando remédio caseiro para cólica ou até remédio para cólica fabricado por laboratórios.

 

Remédio para cólica Mylicon

O remédio para cólica Mylicon é ótimo para o bebê, pois não causa sonolência e trata-se de um remédio oral em gotas, sendo assim mais fácil dar para o seu bebê.  O indicado para bebês são três gotinhas e como tem um sabor doce, a maioria das crianças adoram.

 

Remédio para cólica Colic Calm

Este remédio para cólica vende somente nos Estados Unidos e por ser fitoterápico, muitas mamães gostam de dar este medicamento para seus bebês.  Ao dar esta medicação, em mais ou menos 10 minutos, é possível perceber os efeitos de alívio da cólica. Muitas mamães dizem que este é um dos melhores remédios.

 

Remédio para cólica de bebê
Veja os melhores remédios para cólica de bebê para reduzir os incômodos do seu pequenino

Remédio para cólica Simeticona

Este remédio para cólica é o mais indicado pelos pediatras, já que a sua função é reduzir as bolhas de ar que estão no intestino e que causam as cólicas, fazendo com que o bebê consiga eliminar por meio de gases e com isso, eliminando a cólica ou até mesmo evitando a mesma.

 

Remédio para cólica Funchicória

Este remédio para cólica não é líquido, mas sim um pó que na verdade são extratos das folhas de chicória, funcho e ruibarbo.  Este remédio já chegou a ser proibido, mas atualmente não há qualquer contraindicação.  Pode ser dado de duas formas, diretamente colocado na chupeta ou pode diluir este pó em um pouco de água.  Alguns pediatras não recomendam não dar este tipo de remédio para os bebês, pois acreditam que há a possibilidade de o bebê ter uma asfixia devido ao pó da funchicória.

 

Remédio para cólica Luftal

Este remédio para cólica é líquido e a sua composição é com simeticona, ou seja, tem o mesmo efeito do remédio para cólica Mylicon e Simeticona.  Este remédio é indicado tanto para excesso de gases como para cólicas em bebês.

 

Remédio para cólica Colikids

Este remédio para cólica é composto de lactobacillus reuteri, ou seja, trata-se de um remédio excelente para aliviar cólicas e também problemas intestinais.  Este remédio é distinto do Mylicon e do Luftal.   Além disso, é muito indicado pela maioria dos pediatras.

 

Remédio para cólica Endorus

Este remédio para cólica é fitoterápico e sua composição é da planta Mentha Piperita, que tem como foco relaxar a musculatura do intestino e aliviar a cólica.  O problema deste remédio é que contém açúcar e por isso, muitos pediatras optam em não indicar este remédio.

Além destes remédios, existem os famosos remédios caseiros que também prometem aliviar ou até mesmo acabar com as cólicas dos bebês.

Abaixo listamos vários remédios caseiros, assim como também dicas infalíveis para o controle da cólica.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Remédios caseiros para cólicas

  1. Banho – Muitos costumam dar banho morno no bebê quando começam as cólicas, pois alegam que isso faz com que haja calma por parte do bebê e consegue fazer com que o distraia. Portanto, tenha sempre por perto uma banheira e óleo de lavanda. Ao banhar seu bebê, faça massagens suaves na barriguinha.  O resultado será um conforto e até quem sabe, um sono relaxado para a criança.
  2. Compressa Morna – Sempre que o bebê começar a sentir as terríveis cólicas, coloque uma compressa morna sobre a barriga, pois terá um efeito calmante. Se possível, faça isso duas vezes ao dia, justamente para tentar evitar que surjam as cólicas.
  3. Massagem com óleo – Outro remédio caseiro para o alívio destas dores é a realização da massagem na barriga do bebê com a mão com um pouco de azeite quente e faça movimentos circulares. Aproveite para também realizar massagens, nas mãos e nos pés.  Isso dará tranquilidade ao bebê.
  4. Exercícios com o bebê – Outra forma de ajudar o bebê para que não tenha cólicas é fazer um exercício com ele, ou seja, junte os joelhos e os empurre até a barriga e conte até 10. Faça isso por várias vezes durante o dia.
  5. Chá de Camomila – Em 2007, a Academia Americana de Pediatria divulgou que o chá de camomila é um forte aliado na eliminação da cólica em bebês. O ideal é fazer o chá da folha de camomila, mas se não tiver como, pode utilizar um sache para fazer o chá. Evite fazer um chá muito forte para não trazer problemas colaterais.
  6. Chá de Erva-doce – O chá de erva-doce também é outro remédio caseiro que elimina e até evita a terrível cólica no bebê.
  7. Colocar o bebê para arrotar – Como já dito antes, acredita-se que as cólicas são causadas por excesso de ar, portanto, sempre que o bebê estiver sentindo estas dores, coloque para arrotar.

 

Alimentos que devem ser evitados pela mamãe do bebê

A mamãe do bebê também pode ajudar o bebê a não sentir cólicas, se não ingerir os seguintes alimentos:

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas.
  • Chocolate
Chocolate remédio para cólica no bebe
Chocolate deve ser evitado para não gerar cólicas no bebê

Portanto, fica a opção da mamãe ministrar remédios produzidos em laboratório ou utilizar remédios caseiros.

 

Gostou deste conteúdo sobre Remédio para cólica de bebê ? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …