Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Conheça 10 remédios caseiros para micose de unha

Conheça 10 remédios caseiros para micose de unha

Um bom remédio para micose de unha precisa conter propriedades antifúngicas e antissépticas para combater a infecção causada pelos fungos.

Unhas amareladas e deformadas são consequências desagradáveis da micose de unha, quase sempre tratada por dermatologistas, que receitam pomadas ou comprimidos.

Não usar sapatos e meias por muito tempo, secar os pés após o banho para evitar umidade e não andar descalço em locais públicos são formas de evitar a micose, mas e quando a infecção já está instalada e você precisa de um tratamento mais econômico?

Você pode optar por remédios caseiros para micose de unha, pois são econômicos e eficientes, não causando qualquer efeito colateral. Para tornar a exibir unhas bonitas e saudáveis, confira a nossa lista de tratamentos naturais e saiba qual remédio para micose de unha você tem em casa.

1. Alho combate a micose

Um excelente remédio para micose de unha é o alho, pois contém propriedades antimicrobianas e antifúngicas capazes de eliminar os fungos causadores da infecção.

Basta picar e amassar 3 dentes de alhos e adicionar azeite de oliva. Em seguida, use um algodão para esfregar na área infectada.

Também é possível fazer um escalda-pés com 8 dentes de alho picados em água morna. Faça isso por meia hora e, depois, aplique vaselina sobre a unha. Esse procedimento pode ser feito uma vez ao dia até que a micose tenha ido embora.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ajudar no pH da pele, o que ajuda a impedir a propagação dos fungos, ainda que não elimine-os completamente.

bicarbonato de sódio remédio para micose de unha
Bicarbonato de sódio para acabar com a micose de unha

Faça uma pasta com o bicarbonato de sódio, misturando duas colheres de sopa a meio copo de água quente, ou até formar uma pasta.

Use um algodão para aplicar a mistura na unha infeccionada e deixe agir por 20 minutos. Lave em seguida e repita o processo ao menos duas vezes diariamente até completar 4 semanas.

Polvilhar o bicarbonato de sódio nos sapatos pode impedir a proliferação dos fungos e ainda acabar com o mau odor.

3. Listerine contra micose de unha

O enxaguante bucal Listerine contém timol, uma excelente propriedade antifúngica que mata o fungo rapidamente.

A sua mistura com vinagre de maçã torna-o um ótimo remédio caseiro para micose de unha, bastando misturar em partes iguais, embebedar um algodão, aplicá-lo na unha e envolvê-lo com uma atadura.

Deixe-o assim por no máximo 45 minutos. Depois, use uma escova macia para esfregar o local.

4. Óleo de coco

Os ácidos graxos contidos no óleo de coco são eficazes contra a micose de unha. O ingrediente é um multiuso excelente para a perda de peso, para os cabelos e, claro, para a pele.

Aplique um pouco de óleo de coco na unha infectada e não enxágue. Faça isso 3 vezes ao dia até eliminar os fungos.

Também é possível misturá-lo ao óleo de orégano para massagear a unha por 10 minutos. Neste caso, é necessário enxaguar em água morna e repetir o tratamento por pelo menos 30 dias.

Você também pode gostar destes artigos:

5. Cebola como remédio para micose de unha

Um ingrediente que também está presente na culinária e é eficiente contra a micose de unha é a cebola. De propriedades antifúngicas, a cebola pode eliminar o fungo mais rapidamente.

Use fatias grossas de cebola e massageie de forma suave a unha com micose. Faça isso por 5 minutos e depois lave com água morna. Não se esqueça de secá-las. Manter as unhas úmidas pode favorecer ainda mais à micose.

6. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é antifúngico e antisséptico, ajudando a desinfetar e matar o fungo que deixa as unhas com aspecto mau cuidado.

Primeiramente, use o álcool isopropílico para limpar as unhas. Aplique pequenas gotas de melaleuca uma vez ao dia e por um mês.

Você também pode fazer um escalda-pés, adicionando 5 gotas do óleo de melaleuca em água morna. Descanse os pés na bacia com essa mistura por 15 minutos e depois seque-os. Repita o processo duas vezes ao dia.

7. Água oxigenada

A água oxigenada é antisséptica, usada geralmente como alternativa ao enxaguante bucal, mas também, como remédio para micose de unha.

Adicione a água oxigenada a 3% em uma bacia de água com as mesmas proporções. Mergulhe os pés por no máximo meia hora.

Alterne esse tratamento com outros citados neste conteúdo para um resultado mais rápido.

8. Vinagre de maçã

O vinagre tem propriedades alcalinas capazes de regular o pH da pele, evitando que os fungos se proliferem.

vinagre de maça remédio para micose de unha
Vinagre de maça pode ser um ótimo remédio caseiro para micose de unha

Coloque em uma bacia partes iguais de vinagre de maçã e água morna. Faça um escalda-pés por 30 minutos e depois seque bem o local.

Uma alternativa inclui uma mistura de 1 colher de farinha de arroz terra e duas colheres de vinagre de maçã. Ao formar uma pasta, esfregue sobre a unha infectada com uma escova de dente por 5 minutos.

Não se esqueça de enxaguar os pés e secá-los. Esse procedimento deve ser repetido diariamente, talvez por semanas, até que os fungos desapareçam.

9. Iogurte natural

Os probióticos (bactérias vivas) presentes no iogurte natural têm ação importante contra a micose de unha.

Para aproveitar os benefícios do iogurte natural, é só aplicá-lo nas unhas infeccionadas e deixar que sequem naturalmente. Em seguida, lave as unhas em água fria.

Incluir o iogurte natural em sua dieta ajuda a potencializar os efeitos e fortalecer a pele de dentro para fora.

10. Óleo essencial de lavanda

A lavanda tem ação antifúngica e pode ser aplicada diretamente sobre a área com micose ou adicionada a uma bacia com água para fazer um escalda-pés.

Para isso, coloque 5 gotas de óleo de lavanda com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na bacia de água. Mergulhe os pés por 30 minutos.

Outras formas que ajudam a deixar as unhas bonitas consiste em esfregar a unha em uma solução com limão a fim de clareá-la. Experimente polir as unhas com camurça e sempre usar luvas em suas tarefas domésticas.

Os remédios caseiros para micose de unha são eficazes, econômicos e muito práticos, mas se os sintomas permanecerem, consulte um médico para uma avaliação. Você poderá aliar o remédio caseiro com o tratamento clínico.

Gostou deste artigo sobre remédio para micose de unha? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …