Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento natural: remédios caseiros para candidíase e seus sintomas

Tratamento natural: remédios caseiros para candidíase e seus sintomas

Existem diversas opções de remédios caseiros para candidíase. Esse tipo de infecção é muito comum nas mulheres e é causada por um fungo que integra a flora vaginal saudável.

Trata-se de uma doença que é bem desagradável, pois provoca coceira intensa, vermelhidão, inchaço, corrimento esbranquiçado entre outros sintomas incômodos, estes sintomas podem ser evitados por tratamentos naturais, com remédios caseiros que podem ser feitos em casa.

O médico costuma receitar medicamentos para tratar esse mal, mas se quiser pode optar por um remédio caseiro para candidíase. Claro que ele não deve substituir as recomendações médicas, mas toda ajuda para aliviar esses sintomas é muito bem vinda.

1. Remédios caseiros para candidíase com alho

O alho é um tipo de planta pertencente ao gênero Allium que é utilizado comumente na culinária, mas que possui propriedades benéficas ao organismo como:

  • Melhora a circulação do sangue;
  • Combate gripes e resfriados;
  • Desintoxica o organismo;
  • Atua como descongestionante entre outros.

O alho apresenta esses benefícios e ainda funciona como ótimo remédio caseiro para candidíase por conter enxofre. Ele se forma quando o alho é esmagado, mastigado ou cortado.

Esse composto também é conhecido por alicina, que é o que provoca seu odor tão característico. Quando a alicina entra no aparelho digestivo e circula por todo o corpo, ela acaba promovendo todos os efeitos biológicos já conhecidos.

Para que seus benefícios sejam garantidos, a recomendação é ingerir dois dentes de alho diariamente para tratar a candidíase ou adicionar a outros alimentos. Outra opção é comer o pão de alho integral, que tanto pode ser comprado quanto feito em casa.

2. Iogurte natural

Este é um alimento que a produção pode ser feita pela indústria ou em casa. Ele contém todos os nutrientes do leite e ainda possui micro-organismos vivos que influenciam positivamente o organismo.

Ele desponta como um dos remédios caseiros para candidíase mais eficazes no trato dessa doença por causa dos seus probióticos. São esses agentes que atuam no combate às infecções que são causadas pelo fungo Candida.

Para usa-lo e usufruir dos seus benefícios somente é preciso fazer a aplicação do iogurte natural diretamente na área afetada. Se for a candidíase vaginal, use uma seringa sem agulha ou mergulhe um tampão nesse iogurte e coloque na genitália. Repita esse processo ao menos duas vezes no dia até que os sinais da infecção desapareçam.

3. Óleo de coco

O óleo de coco é extraído desse fruto e possui diversas propriedades benéficas ao organismo, como ajudar a emagrecer, promover sensação de saciedade, melhorar a imunidade, evitar a prisão de ventre entre outros.

remédio caseiro para candidíase óleo de coco
Óleo de coco para auxiliar no tratamento da candidíase

Na composição do óleo de coco, existem os ácidos graxos e por esse motivo, ele se mostra um remédio caseiro para candidíase muito eficaz.

Como se trata de uma gordura saturada, o óleo de coco possui propriedades que acabam agindo como antimicrobianas. Por causa disso, ele elimina e mata os fungos que estão causando a candidíase.

Para usufruir dos benefícios contra a candidíase, aplique o óleo de coco diretamente na área que ela está se manifestando. Se o tratamento for mais prolongado, você ainda pode tomar uma colher de sopa todos os dias desse óleo.

4. Óleo de orégano

Orégano é uma erva muito utilizada na preparação de diversos pratos como a pizza e molhos, por exemplo. Mas ela apresenta diversas propriedades benéficas ao nosso organismo como combate a cólica menstrual, infecções do sistema urinário, doenças gastrointestinais, entre outros.

Ele se mostra um remédio caseiro para candidíase excepcional por possuir o carcavrol em sua composição. Esse elemento possui ação antimicrobiana e antifúngica que é capaz de eliminar a candidíase.

Para utilizar o óleo de orégano como remédio caseiro para candidíase, existem duas formas. A primeira delas é aplicando 3 gotas desse óleo numa colher de sopa de azeite de oliva, diretamente na área que está afetada. Essa mistura deve permanecer no local por algumas horas e ser repetida todos os dias até que essa infecção suma.

A outra forma é colocando 3 gotas desse óleo em 200 ml de água. A aplicação deve ser feita duas vezes no dia por pelo menos uma semana.

5. Vinagre de maçã como remédio caseiro para candidíase

É um tipo de tempero muito utilizado na cozinha, que proporciona diversos benefícios ao organismo, como ajuda no processo de emagrecimento, protege o fígado, previne câimbras e diabetes, possui ação antioxidante e diurética, entre outros.

O vinagre de maçã se mostra um ótimo remédio caseiro para candidíase por conter propriedades que ajudam a dar um equilíbrio e até restaurar o pH natural que o corpo possui. Ele também contem enzimas que controlam a proliferação do fungo causador dessa infecção.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Para utiliza-lo com o intuito de combater a candidíase, coloque uma colher de sopa desse vinagre num copo com 200 ml de água e tome uma vez por dia antes das refeições e ainda em jejum. Outra forma de utiliza-lo para tratar a candidíase é aplicando diretamente na área afetada por 15 minutos duas vezes por dia.

6. Chá de uva ursina

Uva ursina é uma planta medicinal que possui propriedades benéficas para ajudar a tratar diversas doenças, como inflamações da próstata, corrimentos, inflamações na garganta, blenorragias, disenteria, vaginite, infecções urinarias, pedras nos rins entre outras.
Entre suas propriedades, as que mais se destacam são as que possuem ação anti-inflamatória, adstringente, antibacteriana, diurética e anti-séptica. Por causa disso, o causador da candidíase não consegue se reproduzir, tanto no homem quanto na mulher.

Para utilizar esse chá no combate a candidíase, pegue 1 xícara de água quente e coloque sobre 2 colheres das de sopa das folhas da uva ursina e deixe repousando por 5 minutos. Quando estiver morno, coe e em seguida beba. Faça isso 3 vezes ao dia.



7. Chá de poejo

Trata-se de uma planta que possui propriedades benéficas ao organismo e que ajuda no combate a candidíase na boca. Esse chá ajuda a tratar a gripe, tosse, doenças do sistema respiratório, reduz a acidez do estômago, melhora a digestão, combate a azia, alivia dores reumáticas entre outros.

chá de poejo candidíase
Chá de poejo para tratar candidíase

Entre suas propriedades, as que mais se destacam são: antisséptico, antiespasmódico, emenagogo, expectorante, vermífugo, digestivo e expectorante. Como possui propriedades que diminuem a proliferação do fungo causador dessa infecção, ele acaba auxiliando o combate a essa doença.

Para utilizar esse chá no combate a candidíase, pegue 1 colher de sopa das folhas ou flores de poejo, pique e coloque numa xícara. Coloque 1 xícara de água para ferver e, após levantar fervura, coloque sobre o poejo picado. Deixe ali abafado por cerca de 15 minutos.

Depois coe e umedeça um algodão nessa mistura e passe na boca entre 3 e 4 vezes por dia.

8. Pau D’Arco

É uma erva medicinal que possui diversas propriedades que promovem benefícios ao organismo, como tratar infecção por HIV, mioma, infecção urinaria, bronquite, candidíase entre outros.

Como a infusão do pau d’arco facilita o trânsito intestinal e ainda é antifúngica, os fungos que se encontram em excesso no organismo são eliminados. Por esse motivo, ele se mostra um ótimo remédio caseiro para candidíase.

Para utilizar no combate ao fungo cândida, ferva um litro de água e junte 2 colheres de sopa da casca do pau d’arco. Deixe repousado por 10 minutos para coar em seguida. Beba entre 2 a 3 xícaras por dia.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para candidíase tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …