Remédios caseiros para caspa

Os remédios caseiros para caspa são métodos eficazes e naturais de combater o problema que afeta tanto os homens quantos as mulheres, gerando desconforto e vergonha. O remédio caseiro para caspa costuma ser combinado com ingredientes que se tem em casa.

Os tratamentos naturais são ótimos, pois não agridem o cabelo, mas auxiliam tanto nos problemas de caspa, como queda e fortalecimento do cabelo, além de não causarem irritações ou possuírem contraindicações.

Se você quer utilizar os remédios caseiros para caspa para acabar com esse problema de uma vez por todas, confira os tratamentos naturais mais eficazes a seguir nesta lista com 12 remédios caseiros para caspa.

1. Remédio Caseiro para Caspa – Suco de limão

O suco do limão possui vitamina C e age com uma ação antifúngica no couro cabeludo, fazendo com que dessa forma os fungos (link – doenças causas por fungos) sejam eliminados e a sua reprodução descontrolada seja cessada.

Como preparar:

Para fazer a solução do suco de limão basta cortar um limão em 2 partes, espremer o suco e depois ir aplicando diretamente no couro cabeludo com bolinhas de algodão. Feito isso, deixe na raiz do cabelo por 10 minutos e em seguida enxague com água fria.

2. Remédio Caseiro para Caspa – Banana com vinagre de maçã

A acidez do vinagre de maçã, assim como o limão, age como um antifúngico no couro cabeludo. Ele ajuda na eliminação da pele morta e ameniza o acúmulo de bactérias, eliminando assim a caspa. O vinagre de maçã pode ser utilizado puro no couro cabeludo, mas é bom a inclusão da banana para que, além de eliminar os fungos, haja uma hidratação na raiz do cabelo.

Como preparar:

Ao fazer esse remédio caseiro para caspa você só precisará do vinagre de maçã (encontrado em casas de produtos naturais) e uma banana. Misture 500 ml do vinagre de maçã com uma banana amassada. Faça a aplicação da mistura no couro cabeludo massageando durante 5 minutos. Depois aguarde mais 20 minutos e lave o cabelo em água fria.

3. Remédio Caseiro para Caspa – Beterraba

A beterraba possui inúmeros benefícios para a pele e também para o cabelo. Ela funciona como um antioxidante natural e pode ser utilizada para a desintoxicação do couro cabeludo, fazendo com que se torne mais saudável e elimine os fungos responsáveis pela caspa.

Você pode gostar também:

Como preparar:

Para fazer o medicamento natural ferva 1 litro de água com uma raiz de beterraba. Aguarde até que a água alcance uma temperatura morna e lave o couro cabeludo com a água de beterraba, lembre-se de massagear suavemente e com as pontas dos dedos o couro cabeludo.

4. Remédio Caseiro para Caspa – Folhas de babosa

A babosa é muito utilizada para cuidados com o cabelo. Ela tem características analgésicas, antibacteriana, hidratante e antifúngica, isso proporciona redução da coceira e da caspa no couro cabeludo.

Como preparar:

Para utilizar a babosa como um remédio caseiro para caspa, abra-a e retire a polpa que há dentro da babosa (um líquido consistente). Em seguida, massageie suavemente o couro cabeludo, deixe agir por aproximadamente 10 minutos, enxague e lave normalmente o cabelo com água fria.

5. Remédio Caseiro para Caspa – Neem

As folhas de Neem possuem propriedades que auxiliam a combater os fungos do couro cabeludo, principais causadores da caspa.

Como preparar:

Ferva um punhado de folhas de Neem em 400 ml de água e utilize o chá para lavar o couro cabeludo três vezes na semana.

6. Remédio Caseiro para Caspa – Óleo de coco

oleo de coco para caspa
Óleo de coco para o tratamento da caspa

O óleo de coco é um ótimo antifúngico e hidratante para o couro cabeludo. Ele faz com que ao mesmo tempo que elimine as bactérias, ocorra a hidratação e nutrição do cabelo.

O óleo de coco pode ser utilizado sozinho no tratamento natural capilar para caspa ou, para potencializar o resultado, acrescentando limão.

Como fazer:

Você deve utilizar as mesmas medidas de suco de limão e do óleo de coco. Misture bem até que fique totalmente homogêneas. Em seguida, aplique no couro cabeludo e massageie. Retire após 20 minutos.

7. Remédio Caseiro para Caspa – Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem evita que o couro cabeludo fique ressecado e ajuda na remoção de células mortas responsáveis pela produção da caspa e seborreia. Ao contrário do que parece, o azeite de oliva não deixa o cabelo oleoso.

Como fazer:

Aqueça um pouco o óleo até que fique morno. Aplique o óleo na raiz do cabelo e nos fios, massageando o couro cabeludo. Depois disso, enrole uma toalha no cabelo para o óleo não espalhar e sujar. Deixe por 45 minutos e depois lave normalmente o cabelo com água fria.

8. Remédio Caseiro para Caspa – Feno-grego

Desta planta medicinal com propriedades antifúngicas é criada uma pasta caseira para tratamento das caspas.

Como fazer:

Antes de dormir, deixe três colheres de sopa das sementes desta planta de molho em água filtrada. Ao acordar, amasse bem as sementes e adicione 4 colheres de sopa de um iogurte natural. Aplique a pasta no couro cabeludo e deixe por quantas horas quiser. Depois, lave o cabelo como de costume.

9. Remédio Caseiro para Caspa – Couve

A couve ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo e serve como um desintoxicante, eliminando as caspas e placas de seborreia.

Como fazer:

Com a couve faça um suco para agir na eliminação de dentro do organismo para fora, ou aplique diretamente no couro cabeludo.

Para aplicar o remédio caseiro para caspas no couro cabeludo faça um suco consistente com a couve, aplique no couro cabeludo, aguarde 30 minutos e em seguida lave o cabelo.

10. Tratamento Natural para Caspa – Carqueja

Esse tratamento natural com carqueja ajuda a purificar o sangue e age no controle da oleosidade da raiz do cabelo, assim como a couve. O remédio caseiro para caspa com a carqueja deve ser ingerido.

Como preparar:

Faça um chá com 20 g da folha de carqueja para 1 litros de água, deixe em infusão e, quando ficar morno, tome uma xícara, armazene o resto na geladeira e vá bebendo aos poucos durante o dia.

11. Tratamento Natural para Caspa – Alcaçuz

O alcaçuz possui propriedades que acalmam o couro cabeludo e impede a proliferação de crostas ou caspas. Além disso, a planta possui glicerina, o que acalma as glândulas responsáveis pela secreção de óleos na raiz do cabelo.

Como fazer:

Para desfrutar dos benefícios do alcaçuz para o tratamento da caspa, faça um chá com 1 punhado da planta em 1 litro de água, deixe esfriar e lave o couro cabeludo aos poucos, massageando lentamente. Se preferir, utilize o chá como tônico.

12. Solução de vinagre de maçã, menta e alecrim

Solução para caspa
Vinagre de maça, menta e alecrim para combater a caspa

Esta solução é muito boa para refrescar o couro cabeludo e age como antifúngico e anti-bactericida, eliminando os responsáveis pelas caspas e secreções seborreicas do couro cabeludo.

Para preparar a solução com estes ingredientes é necessário que haja 1 litro do vinagre de maçã disponível para a receita e ramos de alecrim e menta.

Como preparar:

Em um pote de vidro limpo e com tampa, despeje todo o conteúdo do frasco de vinagre de maçã. Acrescente ramos de alecrim e menta, deixe a solução em repouso por no mínimo 20 dias. Após 20 dias, coe, guarde novamente a solução e use aplicando no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

O que achou deste conteúdo com remédios caseiros para caspa? Comente!

5 (100%) 20 votes