Tratamento Natural: 12 remédios caseiros para diabetes

Descobrir remédios caseiros para diabetes, que ajudam a estimular a insulina e a controlar os níveis de açúcar no sangue é muito bom e prático.

A diabetes é uma doença crônica e caracterizada pela falta de produção de insulina. As maiores complicações da doença diabetes são o AVC, infarto do miocárdio, hipertensão e arteriosclerose, por isso é tão importante adotar hábitos saudáveis desde já.

E até pra quem já foi diagnosticado com diabetes, além de atividades físicas, boa alimentação e não fumar, há uma lista com os 12 remédios caseiros para diabetes. Vamos lá:

1. Chá de pata de vaca

O chá de pata de vaca é um ótimo remédio caseiro para diabetes pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, e se comporta como insulina no corpo. Além disso, é depurativa, analgésica, diurética e vermífuga.

Para preparar o chá, adicione 2 folhas de pata de vaca em 1 xícara de água quente. Coe e beba 3 vezes ao dia antes das refeições.

2. Farinha de maracujá

O maracujá é uma fruta que reduz a absorção de glicose no sangue graças a uma fibra solúvel chamada pectina.

Para obter a farinha de maracujá, basta triturar as cascas da fruta e usar a farinha em sucos ou leite.

3. Folhas de Curry

Curry é um pó feito das folhas de açafrão da terra, cardamomo, canela, gengibre, pimenta caiena e feno grego, podendo ser adicionado outras especiarias, como manjericão e noz-moscada. As folhas de curry conseguem retardar o efeito de desintegração da taxa de amido para glucose, sendo, também, um ótimo anticoagulante, antiespasmódico e ainda um remédio caseiro para doenças cardiovasculares.

Você pode mastigar 10 folhas de curry fresco todos os dias, pela manhã e durante 4 meses.

4. Ameixa-preta

A ameixa-preta é uma fruta hipoglicêmica, pois é composta por ácido elágico, antocianinas e tanino hidrolisável, muito úteis para controlar o nível de açúcar em diabéticos, além de atuar favoravelmente no pâncreas.

Ameixa preta para reduzir diabetes
Ameixa preta para auxiliar na redução do diabetes

Triture as ameixas-pretas e utilize o pó na água. Beba duas vezes ao dia. A ameixa-preta torna-se um ótimo remédio caseiro para diabetes.

5. Quiabo

O quiabo é muitas vezes desprezado das refeições, mas ele possui moléculas de polifenólicos que ajudam a controlar a diabetes.

Retire as extremidades dos quiabos, corte-os em pedaços e deixe-os em 1 copo de água fria durante toda a noite. Pela manhã, beba a água do quiabo em jejum todos os dias. Você também pode incluir o quiabo em sua alimentação.

6. Feno-grego

Feno-grego é uma erva rica em fibras, estimula a insulina e faz com que o açúcar e os carboidratos demorem a ser absorvidos.

Coloque duas colheres de sopa de sementes de feno-grego em 1 copo de água e deixe assim durante a noite. Na manhã seguinte, beba a água em jejum. Também é possível comer a mesma porção de sementes de feno-grego em pó adicionado ao leite.

7. Cabaço amargo

Cabaço amargo (ou melão amargo) é outro remédio caseiro para diabetes, pois ajuda a reduzir a glicose no sangue. O cabaço amargo aumenta a secreção de insulina no pâncreas, e é eficiente contra a diabetes tipo 1 e tipo 2.

Para fazer uma receita caseira com o cabaço, extraia o suco de 3 cabaças com um espremedor, dispensando as sementes. Adicione água e beba pela manhã, em jejum, durante 2 meses.

8. Brócolis

Brócolis é um vegetal rico em vitamina A e vitamina C, ambos auxiliam na redução de açúcar no sangue. Procure sempre incluir brócolis em sua dieta, pois o consumo contínuo pode ajudar a cicatrizar as feridas que, por causa da diabetes, tornam-se mais difíceis de curar.

Para preparar, lave bem alguns ramos de brócolis e coloque em uma panela com água fervente. Quando os talos estiverem cozidos, retire-os da panela, escorra bem a água e acrescente os brócolis no arroz ou na salada.

Você também pode gostar destes artigos:

9. Remédios caseiros para diabetes com quixabá

Outro tratamento caseiro para diabetes é o chá de Quixabá, que além de fornecer energia, ele também controla os níveis de açúcar no sangue.

Despeje algumas folhas de Quixabá em uma panela com água quente, por 15 minutos. Depois, deixe repousar por 10 minutos, coe e beba até 3 vezes ao dia.

  • OBS.: O chá de Quixabá não pode ser tomado sem o conhecimento do médico devido ao risco de hipoglicemia.

10. Chá de capim-cidreira

A erva capim-cidreira é conhecida por ser um chá detox — pois ajuda a eliminar as toxinas — e possui diversas propriedades, dentre as quais podemos citar a vitamina C, potássio, ferro, ácido fólico, ajuda a diminuir a gordura no sangue e se revela um dos melhores remédios caseiros para diabetes, pois o citral, presente na erva capim-limão mantém os bons níveis de insulina.

É possível encontrar o sachê em lojas de especiarias e facilmente em mercados. O ideal é consumir um sachê em 1 xícara de água, duas vezes ao dia.



11. Chá verde

O chá verde, da planta camellia sinensis, é desintoxicante, rica em manganês, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina K, potássio e ácido fólico, sendo excelente no tratamento caseiro para diabetes.

Remédios caseiros para diabetes com chá verde
Remédio caseiro com chá verde para reduzir a diabetes

Adicione algumas folhas da camellia sinensis em 1 xícara de água quente, mas não fervida, para evitar o gosto amargo. Deixe agir por 3 minutos, então coe e beba de 1 a 2 xícaras por dia. É importante não exagerar, pois o chá verde contém cafeína, uma substância que estimula o sistema nervoso e pode levar algumas pessoas a sofrerem dor de cabeça.

  • OBS.: Nunca tome o chá verde logo após as refeições, para que a absorção da vitamina C e do ferro não seja prejudicada.

12. Chá de camomila

A camomila é um dos remédios caseiros muito conhecidos para combater a ansiedade e o estresse, além de ser um anti-inflamatório excelente. Mas o chá de camomila revela também ser bom para prevenir as complicações da diabetes tipo 2.

Ferva 1 xícara de água, desligue o fogo e adicione algumas folhas de camomila. Deixe abafado por 10 minutos, então coe e beba.

Vale ressaltar que nenhum remédio caseiro para diabetes visa substituir os tratamentos recomendados pelo médico, principalmente aqueles que estimulam a insulina. Consulte o médico antes de ingerir qualquer chá, e siga sempre as orientações. Os tratamentos naturais dispostos neste conteúdo devem ser usados como aliados.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para diabetes tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook! 


5 (100%) 21 votes