Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédios Caseiros para Diarreia e Vomito

Remédios Caseiros para Diarreia e Vomito

Infelizmente, a diarreia é muito comum e todo mundo já teve algum dia uma experiência com ela, não é mesmo? O que nem todo mundo sabe é que existem remédios caseiros para diarreia.

É isso mesmo, remédios caseiros para diarreia capazes de amenizar as dores e idas ao banheiro, e até mesmo regularizar novamente o intestino.

Com o uso desses remédios caseiros para a diarreia e dor de barriga, o tratamento contra esse mal-estar se faz de forma muito mais natural, ingerindo alimentos e chás que tanto melhoram quanto previnem as dores.

Abaixo listamos oito interessantes possibilidades de remédio caseiro para diarreia, que vão desde chás a alimentos super nutritivos, sem necessidade de uma dieta muito rigorosa e sem sabor, capazes de reorganizar suas funções, diminuir seus enjoos e estabilizar todo o sistema digestório.

1 – Soro Caseiro

Como dito anteriormente, a diarreia é muito causada devido a desidratação do organismo. Assim sendo, o remédio caseiro para diarreia eficiente pode ser todo aquele que combate também essa desidratação, restaurando a saúde do corpo.

O soro é o melhor e mais conhecido remédio no tratamento da desidratação e pode ser feito em casa de maneira bem fácil. Um fato importante sobre o soro é que ele não repõe somente a água perdida do organismo, como também os sais e nutrientes.

O que poucos sabem é que o soro funciona bem como remédio caseiro para diarreia em cachorro.

Ingredientes para o soro caseiro:

– 1 (um) litro de água;

– 2 (duas) colheres de sopa rasas de açúcar.

– 1 (uma) colher de chá de sal.

Como fazer:

É imprescindível que o litro de água seja mineral, filtrada ou fervida. O preparo é simples e consiste somente em misturar o sal e o açúcar na água. O soro deve ser consumido até 24hs depois de feito.

2 – Remédios caseiros para diarreia com água de coco

A água de coco é famosa como remédio caseiro para diarreia e dor de barriga e muitas outras coisas, o que poucas sabem é o porquê. Ficou provado recentemente que a água de coco tem grandes propriedades isotônicas, inclusive quando comparadas a isotônicos de grandes marcas voltadas para essa função.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

A capacidade isotônica é a de recuperar sais minerais perdidos pelo corpo, juntamente com a água, tem-se uma boa alternativa contra a desidratação do corpo. Essa característica hidratante e natural da água de coco permite que ela seja também um remédio caseiro para diarreia em gato.

A dica para os felinos é colocar a água de coco em cubinhos de gelo e após congelada, colocar em uma tigela, eles adoram brincar com os cubinhos.

3 – Chá de Folha de Goiabeira

Nos casos frequentes de evacuação causados pela diarreia, a primeira coisa que se pensa é em alguma forma natural de parar de ir ao banheiro.

A goiaba é popularmente conhecida como uma fruta “que prende” o organismo, mas é o chá da folha de goiabeira o mais recomendado nesse caso. Não somente por essa característica, mas por ser também um analgésico muito importante nos momentos de cólicas mais intensas.

Além do que, a goiabeira é uma arvore comum e é fácil encontrar alguém com quem pegar suas folhas de forma fácil.

Ingredientes do Chá de Folha de Goiabeira:

– 1 (um) litro de água;

– 5 (cinco) folhas de goiabeira.

Como fazer:

Coloque o litro de água em um recipiente e espere ferver. Após atingir a temperatura de ebulição, colocam-se as folhas de goiabeira que já devem estar lavadas e secas. A infusão da mistura tampada deve durar aproximadamente dez minutos.

Após esse tempo, é recomendado coar e beber assim que possível. Esse não é o tipo de chá que se recomenda deixar de um dia pro outro, caso haja necessidade faça um novo a cada dia.

4 – Gelatina

gelatina remédios caseiros para diarreia
Gelatina como remédio caseiro para a diarreia

Essa é sem dúvida uma das opções de remédio caseiro para diarreia e vômito que são pouco conhecidos por todos, mas mantendo a nossa proposta de trazer oito remédios caseiros para diarreia efetivos e financeiramente acessíveis, podemos considerar também a gelatina.



A princípio pode ser que surja a pergunta do motivo pelo qual a gelatina ajuda na diarreia, mas é muito simples, apesar de uma textura disfarçada, ela também é composta majoritariamente de água e, portanto, ajuda muito na hidratação do organismo.

A gelatina tem ao seu favor a variedade de sabores, sendo inclusive uma boa opção como remédio caseiro para diarreia em bebê. Alguns médicos recomendam como alternativa para crianças que tem intolerância ao gosto do soro, que as gelatinas sejam feitas com o mesmo.

Ingredientes para a gelatina:

– 2 (dois) copos de água;

– 1 (pacote) de gelatina.

Como fazer:

Fazer gelatina é muito simples, ferva a água de um dos copos e nela despeje o pozinho da gelatina, e sequência coloque na mistura o outro copo, esse com água fria. Misture bem para não formar bolinhas e não adicione açúcar.

Veja também estes remédios:

5 – Limão

O limão é um bom remédio caseiro para diarreia e dor de barriga por dois grandes motivos, um é sua característica talvez mais conhecida, que é a de aumentar nossas defesas corporais.

Quando estamos com diarreia e desidratados, é normal que nossa imunidade acabe baixando e o limão é um bom combatente durante esse período.

O que deve ser lembrado é que o limão também é um excelente metabolizador de gorduras e em muitas vezes as causas da diarreia têm a ver com coisas muito gordurosas ingeridas, ou qualquer exagero que cometemos.

Ingredientes Suco de Limão para Diarreia:

– 1 (um) litro de água;

– 2 (dois) limões de tamanho médio.

Modo de fazer:

Extraia o suco desses dois limões e misture na água que deve ser filtrada, obviamente. Não adoce com açúcar. Caso você queira fazer uma espécie de soro caseiro com essa mistura, basta adicionar um pouco de melado de cana orgânico e uma pitada de sal.

6 – Maizena

A maizena é um produto polêmico, mas muito lembrado nesses casos, é importante sempre fazer o uso moderado desse produto. Uma receita que tende a ser muito familiar em todo o país é a mistura de maizena e suco de limão, ela tem a capacidade de agregar viscosidade as vezes, mudando a textura e impedindo a desidratação durante a evacuação.

Ingredientes:

– 1 (um) copo de água;

– 1 (um) copo de suco de limão.

– 1 (uma) colher de sopa de maizena.

Como fazer:

Misture a água e o suco com a colher de maizena devagar para não empelotar. Não se recomenda exagerar no consumo.

7 – Chá de Camomila

O chá de camomila é aquele velho conhecido, muito recomendado para qualquer problema de ingestão e limpeza do organismo, além de um ótimo remédio caseiro para diarreia e vômito. Além de contribuir para a hidratação.

Ingredientes do Chá de Camomila:

– 3 (três) colheres de sopa de flores de camomila;

– 1 (xícara) de água.

Como fazer:

Deixe ferver a água, e só após coloque as três colheres de flores de camomila, essas devem ser flores secas. Deixe a infusão agir por seca de três minutos e coe, recomenda-se beber ainda quente.

8 – Frutas

frutas remédios caseiros para diarreia
Remédios caseiros para diarreia com frutas

Como alternativa simples e barata, existem muitas frutas que se recomenda ingerir enquanto se está com diarreia. Mas atenção, cuidado com frutas com muita fibra, é preciso discernir quais realmente ajudam para que não se piore o estado intestinal. Médicos recomendam frutas como:

  • Maçã (sem casca);
  • Banana Prata;
  • Pêra (sem casca);
  • Caju;
  • Tomate (sem pele e sem semente).

Em casos de diarreia ininterrupta por mais de uma semana, é recomendado procurar um médico.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para diarreia tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …