Tratamento natural: 8 remédios caseiros para dor de dente

A dor de dente é uma das piores e, quando acontecer e não podemos ir ao dentista, o melhor a fazer é buscar remédios caseiros para dor de dente.

Diversos alimentos possuem propriedades que ajudam a amenizar as dores de dente, que pode acontecer por diversos motivos, como uma infecção ou dente rachado, por exemplo. Remédios caseiros para dor de dente podem ser meios acessíveis para aliviar suas dores.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, o recomendado é visitar regularmente o dentista. Isso não é possível e o dente resolveu incomodar altas horas da noite? Então veja esses remédios caseiros para dor de dente.

1. Sal e pimenta para tratar dor de dente

O sal e a pimenta são temperos usados nos mais variados pratos e culinárias, ambos possuem propriedades antibacterianas. Por causa disso, eles causam alívio e até acalmam a dor.

Para usufruir desses benefícios, misture porções iguais de pimenta-do-reino e sal com um pouquinho de água para formar uma pasta. A aplicação desse remédio caseiro deve ser sobre o dente que está doendo, deixe que ele aja por alguns minutos. Como contem sal, essa receita não deve ser aplicada nos hipertensos.

2. Cravo-da-índia

O cravo-da-índia se mostra muito eficaz para tratar tosses, inflamações, bronquite, gases intestinais, ajuda a perder peso e até a combate a dor de dente.

cravo da india remédios caseiros para dor de dente
Cravo da Índia como remédio caseiro para dor de dente

Uma das propriedades que o cravo-da-índia possui é a antisséptica. É justamente ela que elimina a dor de dente, pois diminui a proliferação dos micro-organismos ali presentes, controla a inflamação e diminui a dor. É por esse motivo que esse botão é considerado um ótimo remédio caseiro para dor de dente.

Você pode usar o cravo-da-índia para obter esse benefício de duas formas: lavando a boca ou aplicando na área dolorida. No primeiro caso, você deve fazer uma mistura do óleo de cravo e água. Já para a segunda forma é necessário esmagar dois cravos e misturar com um pouco do azeite de oliva.

3. Cebola

Essa planta se mostra um ótimo remédio caseiro para dor de dente devido às propriedades antimicrobianas e antissépticas que ela apresenta. Por causa delas a dor é reduzida.

Para usufruir desse benefício, somente é preciso mastigar uma cebola crua por alguns minutinhos.

4. Água morna com sal

Quando a água é amornada com sal, suas propriedades antissépticas ganham força, isso ajuda a desinflamar e tirar o inchaço causado pela dor de dente.

Para usufruir desse benefício, coloque um copo de água no fogo até que fique morna. Em seguida, misture uma colher de sopa de sal. Use como se fosse um enxaguante bucal. Essa mistura não deve ser utilizada por pessoas hipertensas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

5. Remédios caseiros para dor de dente com suco de limão

Esse fruto apresenta diversos benefícios como: age como diurético, melhora o desempenho, combate gripe, problemas na garganta, resfriado, previne rugas entre outros.

Além de tudo isso, o suco de limão se mostra um ótimo remédio caseiro para dor de dente por causa das suas propriedades antissépticas e por combater às bactérias. Assim, as dores ocasionadas pela inflamação diminuem pouco tempo após começar a usa-lo com esse objetivo.

Para usa-lo como remédio caseiro para dor de dente, pegue 1 limão e esprema-o para ter seu suco. Depois, pegue um pedacinho de gaze ou algodão, molhe no suco puro do limão, retire seu excesso e aplique no dente dolorido. Deixe essa compressa atuando por alguns minutos. Esse processo tem que ser repetido 3 vezes no dia.

Outra forma de usa-lo para combater a dor de dente é misturando partes iguais de limão e água e bochechar esse preparo. Em seguida, escove os dentes corretamente.

6. Chá de marcela e própolis

O chá de marcela e própolis se mostra um excelente remédio caseiro para dor de dente devido as suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas. Cada uma dessas propriedades age diretamente no agente causador da dor de forma rápida e satisfatória.

Para usufruir desse benefício, você precisará de 1 litro de água, 30 gotas do extrato de própolis e 2 colheres de sopa de folhas de marcela secas. Coloque as folhas com a água numa panela e ferva por cerca de 5 minutos, iniciando a contagem assim que a água começar o processo de ebulição. Depois, tampe a panela e deixe que a mistura fique morna. Em seguida, coe o chá e coloque as gotas de própolis misturando bem.

7. Óleos

Os óleos de gergelim, cravo, noz-moscada, orégano e girassol são ótimas opções de remédios caseiros para dor de dente. Isso acontece devido às propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que todos eles possuem, pois elas promovem um alívio da dor e também desinflamam o dente que está dolorido.

Para utilizar esses óleos com o intuito de aliviar a dor de dente, basta colocar uma quantidade pequena de óleo em um copo com água e enxaguar a boca. Outra forma de usar o óleo escolhido é utilizando um cotonete ou algodão para molhar na substância e aplicar diretamente no local da dor.

8. Folhas da goiabeira

Suas folhas podem ser utilizadas para diversos fins como tratar candidíase e até como remédio caseiro para dor de dente. Isso é possível porque elas apresentam propriedades analgésicas e antibacterianas que promovem o alívio dessa dor.

Remédios caseiros para dor de dente folha de goiabeira
Remédio caseiro com folha de goiabeira para dor de dente

Para usufruir desse benefício, você terá de mastigar 2 ou até 3 folhas para sentir os seus efeitos. Outra forma de se beneficiar das suas propriedades é colocando algumas dessas folhas em água fervente e acrescentar um pouco de sal. Quando a mistura esfriar, somente é preciso lavar a boca. Lembrando que essa segunda opção de uso não é recomendada para os hipertensos.

Caso este conteúdo sobre remédios caseiros para dor de dente tenha lhe ajudado de alguma maneira, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 17 votes