Os melhores remédios caseiros para dor de estomago

Remédios caseiros para dor de estomago podem ser cada vez mais úteis para aliviar dores, uma vez que incômodos no estomago são cada vez mais frequentes devido a má alimentação.

Além deste fato, tem-se tido também uma grande ingestão de fármacos, o que também não tem efeito positivo na saúde (exceto para algumas patologias especificas), sendo assim, na maioria das vezes é recomendado procurar ajuda nos alimentos que possuem propriedades naturais, os chamados remédios caseiros.

Dito isso é importante procurar alternativas que amenizem a dor, ou evitar remédios para que o dano não seja tão grande a sua saúde, desta forma, hoje trago a vocês 8 remédios caseiros para dor no estomago, confira!

É importante frisar que nos casos de dor muito intensa ou que se repita com certa regularidade, é recomendável procurar a ajuda de um médico. Mas as vezes um bom remédio caseiro para dor de estomago pode ajudar diminuindo o seu desconforto.

1. Remédio caseiro para dor de estomago com gengibre

O gengibre é um excelente remédio caseiro para dor no estômago, devido principalmente as suas propriedades anti-inflamatórias.

Devido às propriedades supracitadas, o gengibre é capaz de aliviar dores, náuseas e vômitos, contribuindo também para o processo de digestão.

Como fazer

Para preparar este remédio caseiro para dor no estômago, basta descascar o gengibre, cortar em pequenos pedaços ou ralar, e colocar em um copo de água quente, deixando-o em processo de infusão. Semelhante ao processo de preparação de qualquer chá.

2. Chá de camomila para dor de estomago

A camomila é um excelente calmante, e como muitas das vezes as dores estomacais estão associadas a nervosismo, ela se torna um excelente remédio caseiro para dor no estomago.

Chá camomila dor de estomago
Chá de camomila para tratar dor de estomago

Ela acalma o indivíduo e suaviza sua dor no estômago.

Como fazer

Basta colocar a erva em infusão num copo bem cheio de água quente e em seguida fazer a ingestão, recomenda-se tomar um copo cheio para resultados positivos.

3. Erva-doce para aliviar dor de estomago

A erva doce é um excelente remédio caseiro para dor de estomago, pois possui propriedades medicinais como o ácido málico.

O ácido málico melhora as funções digestivas, pois fornece hidrogênio suficiente para a acidificação do estomago e por consequência diminuição de gases, cólicas, refluxos e flatulências, além de ter ação diurética.

Como fazer

Para preparo deste remédio caseiro para dor de estomago, basta colocar uma colher da erva em um copo de água quente, deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos, e ingerir logo após esfriar (um pouco).

4. Chá de alface como remédio caseiro para dor de estomago

Esta planta possui propriedades digestivas que acalmam o estômago e por consequência alivia o mal estar. É considerado um antiácido natural.

Age como um antiácido, prevenindo a azia e má digestão, principalmente após a ingestão de alimentos muito pesados e gordurosos.

Como fazer

Para fazer este remédio caseiro para dor de estomago, é necessário fazer o chá desta planta. Sendo importante ressaltar que é recomendado que não seja cultivada com excesso de fitossanitários (agrotóxicos). Primeiro você deve lavar as folhas e separa-las, depois adicione estas (folhas de um pé de alface) a um litro de água bem quente, e deixar a mistura em infusão por 10-15 minutos. Beba o conteúdo 4 vezes ao dia, de preferência em jejum e antes das refeições.

5. Batatas para tratar dores no estomago

A batata é considerada um alimento mundial, a origem desta planta é a Cordilheira dos Andes, mas como possui boa adaptabilidade e inúmeros benefícios nutricionais, é cultivada e consumida no mundo todo.

O suco de batata crua é um excelente remédio caseiro para dor no estomago, pois a mesma possui propriedades antiácidas, proporcionando alivio imediato à dor.

Devido às propriedades antiácidas da batata, há o controle das substâncias ácidas presentes no estômago, contribuindo para digestão e alívio dos incômodos causados pela dor.

Como fazer

Basta ralar uma batata crua inteira e espremer todo o seu suco, você pode usar uma pano de prato limpo ou um coador (apertando com uma colher até sair todo o liquido). Este líquido pode ser tomado varias vezes ao dia e não possui nenhuma contraindicação.

6. Remédio caseiro para dor de estomago de chá de hortelã

A hortelã funciona como remédio caseiro para dor de estomago, pois possui propriedades digestivas e antissépticas contribuindo para cessar o mal estar do indivíduo.

A partir da ingestão do chá de hortelã, as propriedades supracitadas são liberadas no organismo e impulsiona a digestão, além disso, a planta possui propriedades antipasmódicas, que previne que a pessoa sinta enjoo.

Você também pode se interessar por estes artigos:

Como fazer

Ferva um copo de água e adicione as folhas da planta, depois é só tampar, e deixar em infusão por em torno de 10 minutos, o chá pode ser ingerido em torno de três vezes ao dia, e recomenda-se que seja após as refeições.

7. Chá de malva: Um ótimo remédio natural para dor de estomago

Esta planta funciona como remédio caseiro para dor de estomago devido suas propriedades calmantes que auxiliam no trato estomacal.

Chá de malva dor de estomago
Chá de malva para ajudar no tratamento da dor de estomago

Devidos às propriedades citadas acima, a malva “acalma” o sistema digestivo, contribuindo principalmente no processo de digestão.

Como fazer

Para preparo deste remédio caseiro, basta ferver um copo de água e adicionar algumas folhas de Malva, e após deixar em infusão por 15-20 minutos, recomenda-se tomar uma xícara após as principais refeições (almoço e jantar).

8. Remédios caseiros para dor de estomago com sementes de melão

As sementes de melão funcionam como um bom remédio caseiro para dor no estomago porque possuem diversas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo, tais como: A, B6, D, E e K.

Além das vitaminas citadas acima, o chá de semente de melão também possui propriedades analgésicas, as quais proporcionam alívio rápido das dores no estômago.

Como fazer

Basta colocar no liquidificador um copo de água morna e uma colher de sementes de melão, se preferir adoce com mel. Recomenda-se o consumo de 3 copos ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Considerações finais sobre os remédios caseiros para dor de estômago:

  • Nunca guarde qualquer chá por mais de 24 horas;
  • Não exagere na quantidade de planta colocada no preparo;
  • Sempre coe após o processo de infusão;
  • Caso os sintomas não passem, procure um médico imediatamente.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para dor de estomago tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 41 votes