Tratamento natural: 10 remédios caseiros para enxaqueca

Os melhores remédios caseiros para enxaqueca são, sem dúvida, aqueles que contém propriedades naturais encontradas em frutas ou ervas. Muitas pessoas acometidas com problemas de saúde comuns, como gripe e tosse, se valem de tratamentos caseiros que podem ser tão ou mais eficientes que os comprados em farmácias.

A enxaqueca é um dos males que mais atinge a população, caracterizando-se por uma forte e repetida dor de cabeça, acompanhada ou não de náuseas e vômitos, provocando intensa sensibilidade a luz, barulhos e cheiros.

Neste conteúdo, você vai conhecer 10 remédios caseiros para enxaqueca e como prepará-los.

1. Hortelã

A hortelã já é conhecida como remédio caseiro, e para enxaqueca não seria diferente. A erva tem efeito calmante, anti-inflamatório e antiespasmódico, oferecendo alívio para dores de cabeça e enxaqueca, tanto a sua ingestão quanto aspirar o seu aroma.

O chá de hortelã pode ser encontrado em casas de especiarias ou mercados. Use um sachê em 1 xícara de água fervente, depois adoce com mel a gosto. Para potencializar o efeito, você pode usar uma gota de óleo essencial de hortelã para massagear as têmporas durante 30 minutos, no máximo.

2. Camomila

Outro remédio caseiro para enxaquecas com as mesmas propriedades da hortelã é a camomila. As flores de camomila são famosas por sua ação calmante, capazes de aliviar tremores causados por tensão nervosa.

O chá é encontrado em mercados ou especiarias e feito da mesma forma que o chá de hortelã, mas se preferir, você pode fazer o chá com as flores de camomila. Para isso, em um copo de água quente coloque 3 colheres de chá de flores de camomila. Após alguns minutos, coe, adicione mel a gosto e beba até 4 vezes diariamente. O chá de camomila vai ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca.

3. Pimenta caiena

A pimenta caiena, que também ajuda a aliviar os sintomas de varizes, funciona como remédio caseiro para enxaqueca, pois, assim como ocorre com as veias varicosas, a pimenta caiena contribui para melhorar o fluxo sanguíneo que leva a dores intensas de cabeça, e também é analgésico natural, pois contém capsaicina.

Pimenta caiena para tratar enxaqueca
Pimenta caiena para ajudar no tratamento da enxaqueca

Em um copo de água morna, adicione ½ colher de chá de pimenta caiena e misture bem. Se achar o sabor desagradável, experimente misturar mel e suco de limão.

4. Gengibre, excelente remédio caseiro

Um dos remédios caseiros mais utilizados, seja para tosse ou gripe, é o gengibre. Para enxaqueca, esse ingrediente também é muito bom, pois bloqueia os prostaglandinas — substâncias químicas que favorecem às sensações de dor. Além de gengibre, o cravo e a canela também são anti-histamínicos e exercem a mesma função.

Para fazer, corte alguns pedaços de gengibre e coloque-o em 1 copo de água fervente. Coe e adicione canela ou limão. Beba o chá 3 vezes ao dia ou o quanto achar necessário. Você também pode mastigar um pedaço de raiz de gengibre crua.

5. Chá de sementes de girassol

A semente de girassol é um ótimo calmante, aliviando o zumbido no ouvido que pode aparecer em casos de enxaqueca.

Para preparar o chá de sementes de girassol e usá-la no tratamento caseiro para enxaquecas, coloque 40 g de girassol em um tabuleiro e leve-o ao forno. Quando dourar, bata as sementes no liquidificador para que virem pó. Agora, basta adicionar o pó em 1 litro de água fervente. Apague o fogo, espere 20 minutos para coar. Beba até 4 xícaras diariamente.

6. Remédios caseiros para enxaqueca com matricária

A matricária, também conhecida como camomila selvagem ou camomila alemã, pertence à família do girassol e é usada como remédio caseiro há séculos, sendo considerada mais eficiente que a aspirina. Com propriedades anti-histamínicas e antiespasmódicas, a matricária é excelente para enxaqueca. A erva também bloqueia as prostaglandinas, evitando os sintomas de dor.

Em 1 xícara de água fervente, coloque 1 colher de folhas de matricária e 1 colher de chá de hortelã, deixando agir por 30 minutos. Após desligar o fogo, coe e beba ao longo do dia até a enxaqueca sumir. Comer 3 folhas de matricária também é uma excelente alternativa.

7. Cataplasma de limeira

A limeira (o pé onde nasce a lima) faz parte da receita caseira para enxaqueca, contando com vitamina C, além de ter efeito calmante e desintoxicante. Pode ser feito uma compressa na cabeça para aliviar as dores.

Esmague algumas folhas de limeira com ½ copo de água. Assim que a mistura virar uma pasta, aplique-a na cabeça, na área onde está doendo, por pelo menos 30 minutos.

8. Receita caseira com chá de laranja

A laranja é fonte rica de vitamina C, um nutriente que protege o organismo contra vírus e bactérias, ajudando a evitar a enxaqueca.

Para fazer o chá de laranja, você vai precisar descascar 2 laranjas e colocar as cascas para ferver em 300 ml de água, por 5 minutos. Espreme as laranjas e junte o suco com o chá das cascas da fruta. Adoce com mel a gosto.

9. Chá de alfazema

Outro remédio caseiro para enxaqueca consiste em fazer compressa fria com óleos essenciais de alfazema e manjerona. A alfazema é ansiolítica, calmante e ajuda a aliviar o estresse. A manjerona também acalma os nervos e evita as dores de cabeça porque é antiespasmódica e analgésica.

Chá alfazema para enxaqueca
Chá de alfazema para diminuir os sintomas da enxaqueca

Adicione 5 gotas de óleo essencial de alfazema e 5 gotas de óleo essencial de manjerona em uma bacia com água fria. Faça compressas usando duas toalhas na água e torcendo levemente para não ficar encharcada. Aplique na testa e outra no pescoço por 30 minutos. Reaplique quando o corpo se acostumar com a temperatura da água.

10. Chá de limão

Uma boa mistura caseira para aliviar a enxaqueca pode ser feita com as sementes de limão, laranja e tangerina, ricas em flavonoides, antioxidantes e anti-inflamatórias. Além de eficientes no combate a dores de cabeça, o chá pode servir como remédio caseiro para tosse.

Em uma panela, coloque 10 sementes de limão, 10 sementes de laranja e 10 sementes de tangerina, e leve ao forno por 10 minutos. Quando elas estiverem bem secas, bata as sementes no liquidificador até virarem pó. Guarde em um pote de vidro. Em seguida, coloque em 1 xícara de água fervente a quantidade de 1 colher de chá do pó das sementes. Apague o fogo, deixe esfriar e coe. Beba 1 xícara meia hora antes das refeições — inclui café da manhã — por 3 dias.

Tratamentos naturais para enxaqueca

Não basta tomar chás e fazer compressas com ervas se não tomarmos os devidos cuidados. Fugir de locais muito iluminados, barulhentos e ter uma boa noite de sono (não se privar do sono em nome do trabalho ou festas) são alguns dos métodos que podem aliviar a enxaqueca. Conheça outros tratamentos naturais:

  • Dormir bem, mas não em excesso;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Não ingerir certos alimentos (queijos amarelos, cafeína, condimentos);
  • Se possível, evitar o estresse;
  • Repousar em ambientes escuros e silenciosos.

A enxaqueca costuma durar até 72 horas e pode alterar o humor, causar irritabilidade, falta de apetite, sonolência e repetidos bocejos. Se a dor persistir por mais tempo, é importante procurar ajuda médica para saber a causa da enxaqueca e qual o tratamento adequado.

Os remédios caseiros listados neste conteúdo servem como aliados, portanto, se o médico precisar receitar medicamentos, nunca substitua-os pela medicina alternativa.

Caso este conteúdo sobre remédios caseiros para enxaqueca tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!

 

5 (100%) 28 votes