Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento Natural: 8 Remédios Caseiros para Febre

Tratamento Natural: 8 Remédios Caseiros para Febre

A febre é um mal-estar comum entre as pessoas, no entanto, existem muitos remédios caseiros para febre que a maioria desconhece, os tratamentos naturais podem ajudar a reduzir o desconforto causado pela febre.

Não é incomum uma pessoa se auto medicar contra a febre, ou então indicar um remédio para outro indivíduo, nesse caso, os remédios caseiros para febre são ainda mais importantes e menos perigosos.

Além disso, com o tratamento natural dos remédios caseiros para febre, ainda é possível economizar e fazer uso de alimentos que não possuem contraindicações.

Abaixo listaremos oito remédios caseiros para febre interna, que também agem para febre e dor de cabeça e febre e gripe.

1 – Alho

O alho normalmente é uma das plantas mais utilizadas quando falamos em remédios caseiros para febre interna, sobretudo, por estar no inconsciente coletivo, como uma solução muito familiar.

Cientificamente, o alho tem propriedades medicinais, que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, à potencialização dos efeitos das atividades físicas, isto se deve as características do tratamento natural, como os antioxidantes por exemplo, eles tem a função clara de aumentar a imunidade do organismo.

É justamente em períodos de febre e gripe que nosso corpo mais precisa da força para se reestabelecer. Aprenda abaixo como fazer um chá de alho.

Ingredientes do Chá de Alho:

– 1 (um) dente de alho;

– 1 (uma) xícara de água;

– 1 (uma) colher de sopa de mel.

Como fazer:

Coloque em uma leiteira a xícara de água pedida e deixe ferver. Enquanto isso, amasse o dente de alho em uma xícara e, após triturado, acrescente a colher de mel, misturando-os.

Após fervida a água, a aproximadamente 100° C, despeje o líquido com cuidado dentro da xícara com a mistura. Tampe a xícara e espere por cerca de doze minutos para a solução reagir. Beba quando atingir à temperatura que lhe agrade.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

É importante dizer que, nesses casos da ingestão de grandes quantidades de alho, recomenda-se que faça seu uso em horários próximos as refeições, para não agredir tanto o estômago.

2 – Gengibre para tratar febre

No ranking das plantas mais citadas como remédios caseiros para febre e gripe, o gengibre certamente também ocupa o top cinco dos que mais apresentam propriedades medicinais múltiplas, assim como o alho.

Chá com gengibre para tratar febre e gripe
Chá com gengibre para ajudar no tratamento caseiro da febre.

Além da sua função de aliviar a digestão, pode evitar enjoos e náuseas. No caso específico da febre, o gengibre age de forma sistemática no estímulo da circulação sanguínea, aquecendo o estômago e o pulmão, expulsando o frio e consequentemente algumas secreções.

No preparo de seu chá, o gengibre está usualmente relacionado à flor de sabugueiro e à hortelã, então é comum encontrar chás que unam os três tipos de folhas, convergindo suas propriedades, como o apresentado abaixo.

Ingredientes do Chá de Gengibre:

– 1 (uma) colher de chá de folha de hortelã;

– 1 (uma) colher de chá de flor de sabugueiro seca;

– 2 (duas) colheres de chá de gengibre;

– 1 (xícara) de água

Como fazer:

Triture todas as folhas para que se obtenha a medida adequada, o gengibre também pode ser ralado para facilitar a quantidade. Semelhante ao chá anterior, coloca-se a água fervente em todos os ingredientes que já devem estar misturados em uma xícara, tampando-os num tempo aproximado de dez minutos, após esse tempo de espera e do chá coado, está pronto para consumir. O chá pode ser consumido até quatro vezes por dia.

3 – Fedegoso

Talvez um dos itens menos conhecidos da lista, pelo menos por nome, o fedegoso também é uma das plantas mais indicadas como uma opção de remédio caseiro para febre.



A planta de origem brasileira, de raízes grossas e folhas pequenas tem entre suas características principais as capacidades diuréticas, laxantes e anti-inflamatórias, controlando inclusive a regulação da temperatura do organismo, sendo mais um dos grandes remédios naturais no tratamento da febre.

Também é recomendado que se faça um chá dessa planta, como descrito abaixo.

Ingredientes do Chá de Fedegoso:

– 1 (uma) colher rasa de sopa de casca de fedegoso;

– 1 (um) litro de água.

Como fazer:

Diferente dos chás anteriores, nesse caso deve ferver os ingredientes junto com a água. Então, coloca-se o litro de água na panela junto com a casca de fedegoso até ferver. Também é preciso coar antes de beber. Recomenda-se a ingestão de duas xícaras por dia em casos de febre, não estado febril. Esta medida rende quatro xícaras de chá.

Você também pode se interessar por estes artigos:

4 – Macela para tratar febre e gripe

A macela é uma erva da flora brasileira, também comumente utilizada em infusões com objetivos medicinais, aliviando dores de cabeça, problemas estomacais e cólicas, principalmente quando se trata de diminuir os sintomas da febre.

As características diaforéticas da macela são responsáveis por induzir o corpo a transpiração, regulando a temperatura do mesmo, inclusive como remédio caseiro para febre interna.

Ingredientes para o Chá de Macela:

– 3 (três) colheres de sopa de macela;

– 2 (duas) xícaras de água

Como fazer:

A água deve ser colocada para ferver e, ao atingir seu ponto de ebulição, deve-se adicionar as três colheres de sopa de macela para diluir.

Assim como as outras infusões, também deve ser tampada, essa por um tempo maior, de aproximadamente vinte minutos. Também é necessário coar o chá antes de ingerir.

5 – Remédios caseiros para febre com limão

O limão é muito útil no que se diz respeito às indicações medicinais, devido às suas mais completas funções e características benéficas para o nosso organismo.

Como remédio caseiro para febre, é um dos agentes que ajudam a diminuir a temperatura em pouco tempo. O limão é um anti-inflamatório natural, além de renovador de células, fator indispensável em momentos de baixa imunidade.

Ingredientes para o Chá de Limão:

– 2 (dois) limões de tamanho médio;

– 1 (uma) xícara

– Mel para adoçar (opcional);

Como fazer:

É preciso cortar os limões em pedaços pequenos e acrescentá-los a água em temperatura ambiente, leva-los ao fogo por quinze minutos. Após o tempo curto de esfriamento, pode beber após coar.

Fica a critério de cada um adoçar com uma quantidade regulada de mel. Recomenda-se uma xícara por hora. É importante deixar os limões com a casca para que se aproveite todos os nutrientes.

6 – Laranja para o tratamento da febre

Andando em paralelo com o limão em suas funções e popularidade, o bom e velho suco de laranja é indicado para muitos casos, um dos mais conhecidos é como remédio caseiro para febre e gripe.

Ingredientes Suco de Laranja com Propólis

– 3 (três) laranjas de tamanho médio;

– 10 (dez) gotas de propólis;

Como fazer:

Faça um suco concentrado das três laranjas espremidas, não adicione água. Acrescente as gotas de própolis ao suco e poderá tomar logo em seguida, a recomendação de consumo é de duas vezes por dia.

7 – Chá de Alfavaca

No caso específico para remédios caseiros para febre, ela atua como expectorante, auxiliando em todo o tratamento de problemas nasais e respiratórios, como resfriados, pneumonia e bronquite.

Chá de alfavaca para febre
Chá de alfavaca para ajudar no tratamento da febre

Ingredientes para o Chá de Alfavaca:

– 2 (duas) colheres de sopa de alfavaca

– 1 (um) litro de água.

Como fazer:

É preciso ferver a água e, só em seguida, adicionar as duas colheres de sopa de alfavaca, não havendo problemas se for parte dos ramos, flores ou raízes. Coloque as ervas na água quente e tampe a infusão por até dez minutos, após esse processo é só coar e ingerir.

8 – Pulmonária para o tratamento da febre

Diferente das anteriores, a Pulmonária não é das mais populares flores brasileiras. De origem europeia, ela atua em problemas que vão desde bronquite, asma, até inflamações e febre.

Fazendo justiça ao seu nome, seu principal uso é na ajuda aos pulmões, sendo utilizada no tratamento de doenças pulmonares ou infecções respiratórias. Nesse caso, não são raízes e sim suas flores e folhas que podem ser aproveitadas, variando em tons diversos, numa escala que pode transitar desde vermelho à tons de azul.

Ingredientes para o Chá de Pulmonária:

– 2 (duas) colheres de sopa de folhas de pulmonária

– 1 (uma) xícara de água

Como fazer:

Ferva a água e adicione as folhas de pulmonária, sempre lembrando de tampar a infusão e deixar descansar por até dez minutos. Ingestão recomendada em até quatro vezes por dia. É imprescindível lembrar que esse chá não pode ser ingerido por gestantes.

São muitas as opções quando o assunto é remédio caseiro para febre, é possível escolher a que mais se adapta ao seu paladar e condições. Lembrando sempre que o momento ideal de beber um chá como esse é antes de se deitar, paralelo à isso, é sempre recomendado o cuidado de não pegar um vento frio ou altas temperaturas após a ingestão de qualquer tipo de chá.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para febre tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …