A febre é um mal-estar comum entre as pessoas, no entanto, existem muitos remédios caseiros para febre que a maioria desconhece, os tratamentos naturais podem ajudar a reduzir o desconforto causado pela febre.
Não é incomum uma pessoa se auto medicar contra a febre, ou então indicar um remédio para outro indivíduo, nesse caso, os remédios caseiros para febre são ainda mais importantes e menos perigosos.
Além disso, com o tratamento natural dos remédios caseiros para febre, ainda é possível economizar e fazer uso de alimentos que não possuem contraindicações.
Abaixo listaremos oito remédios caseiros para febre interna, que também agem para febre e dor de cabeça e febre e gripe.
1 – Alho
O alho normalmente é uma das plantas mais utilizadas quando falamos em remédios caseiros para febre interna, sobretudo, por estar no inconsciente coletivo, como uma solução muito familiar.
Cientificamente, o alho tem propriedades medicinais, que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, à potencialização dos efeitos das atividades físicas, isto se deve as características do tratamento natural, como os antioxidantes por exemplo, eles tem a função clara de aumentar a imunidade do organismo.
É justamente em períodos de febre e gripe que nosso corpo mais precisa da força para se reestabelecer. Aprenda abaixo como fazer um chá de alho.
Ingredientes do Chá de Alho:
– 1 (um) dente de alho;
– 1 (uma) xícara de água;
– 1 (uma) colher de sopa de mel.
Como fazer:
Coloque em uma leiteira a xícara de água pedida e deixe ferver. Enquanto isso, amasse o dente de alho em uma xícara e, após triturado, acrescente a colher de mel, misturando-os.
Após fervida a água, a aproximadamente 100° C, despeje o líquido com cuidado dentro da xícara com a mistura. Tampe a xícara e espere por cerca de doze minutos para a solução reagir. Beba quando atingir à temperatura que lhe agrade.
É importante dizer que, nesses casos da ingestão de grandes quantidades de alho, recomenda-se que faça seu uso em horários próximos as refeições, para não agredir tanto o estômago.
2 – Gengibre para tratar febre
No ranking das plantas mais citadas como remédios caseiros para febre e gripe, o gengibre certamente também ocupa o top cinco dos que mais apresentam propriedades medicinais múltiplas, assim como o alho.

Além da sua função de aliviar a digestão, pode evitar enjoos e náuseas. No caso específico da febre, o gengibre age de forma sistemática no estímulo da circulação sanguínea, aquecendo o estômago e o pulmão, expulsando o frio e consequentemente algumas secreções.
No preparo de seu chá, o gengibre está usualmente relacionado à flor de sabugueiro e à hortelã, então é comum encontrar chás que unam os três tipos de folhas, convergindo suas propriedades, como o apresentado abaixo.
Ingredientes do Chá de Gengibre:
– 1 (uma) colher de chá de folha de hortelã;
– 1 (uma) colher de chá de flor de sabugueiro seca;
– 2 (duas) colheres de chá de gengibre;
– 1 (xícara) de água
Como fazer:
Triture todas as folhas para que se obtenha a medida adequada, o gengibre também pode ser ralado para facilitar a quantidade. Semelhante ao chá anterior, coloca-se a água fervente em todos os ingredientes que já devem estar misturados em uma xícara, tampando-os num tempo aproximado de dez minutos, após esse tempo de espera e do chá coado, está pronto para consumir. O chá pode ser consumido até quatro vezes por dia.
3 – Fedegoso
Talvez um dos itens menos conhecidos da lista, pelo menos por nome, o fedegoso também é uma das plantas mais indicadas como uma opção de remédio caseiro para febre.
A planta de origem brasileira, de raízes grossas e folhas pequenas tem entre suas características principais as capacidades diuréticas, laxantes e anti-inflamatórias, controlando inclusive a regulação da temperatura do organismo, sendo mais um dos grandes remédios naturais no tratamento da febre.
Também é recomendado que se faça um chá dessa planta, como descrito abaixo.
Ingredientes do Chá de Fedegoso:
– 1 (uma) colher rasa de sopa de casca de fedegoso;
– 1 (um) litro de água.
Como fazer:
Diferente dos chás anteriores, nesse caso deve ferver os ingredientes junto com a água. Então, coloca-se o litro de água na panela junto com a casca de fedegoso até ferver. Também é preciso coar antes de beber. Recomenda-se a ingestão de duas xícaras por dia em casos de febre, não estado febril. Esta medida rende quatro xícaras de chá.
Você também pode se interessar por estes artigos:
4 – Macela para tratar febre e gripe
A macela é uma erva da flora brasileira, também comumente utilizada em infusões com objetivos medicinais, aliviando dores de cabeça, problemas estomacais e cólicas, principalmente quando se trata de diminuir os sintomas da febre.
As características diaforéticas da macela são responsáveis por induzir o corpo a transpiração, regulando a temperatura do mesmo, inclusive como remédio caseiro para febre interna.
Ingredientes para o Chá de Macela:
– 3 (três) colheres de sopa de macela;
– 2 (duas) xícaras de água
Como fazer:
A água deve ser colocada para ferver e, ao atingir seu ponto de ebulição, deve-se adicionar as três colheres de sopa de macela para diluir.
Assim como as outras infusões, também deve ser tampada, essa por um tempo maior, de aproximadamente vinte minutos. Também é necessário coar o chá antes de ingerir.
5 – Remédios caseiros para febre com limão
O limão é muito útil no que se diz respeito às indicações medicinais, devido às suas mais completas funções e características benéficas para o nosso organismo.
Como remédio caseiro para febre, é um dos agentes que ajudam a diminuir a temperatura em pouco tempo. O limão é um anti-inflamatório natural, além de renovador de células, fator indispensável em momentos de baixa imunidade.
Ingredientes para o Chá de Limão:
– 2 (dois) limões de tamanho médio;
– 1 (uma) xícara
– Mel para adoçar (opcional);
Como fazer:
É preciso cortar os limões em pedaços pequenos e acrescentá-los a água em temperatura ambiente, leva-los ao fogo por quinze minutos. Após o tempo curto de esfriamento, pode beber após coar.
Fica a critério de cada um adoçar com uma quantidade regulada de mel. Recomenda-se uma xícara por hora. É importante deixar os limões com a casca para que se aproveite todos os nutrientes.
6 – Laranja para o tratamento da febre
Andando em paralelo com o limão em suas funções e popularidade, o bom e velho suco de laranja é indicado para muitos casos, um dos mais conhecidos é como remédio caseiro para febre e gripe.
Ingredientes Suco de Laranja com Propólis
– 3 (três) laranjas de tamanho médio;
– 10 (dez) gotas de propólis;
Como fazer:
Faça um suco concentrado das três laranjas espremidas, não adicione água. Acrescente as gotas de própolis ao suco e poderá tomar logo em seguida, a recomendação de consumo é de duas vezes por dia.
7 – Chá de Alfavaca
No caso específico para remédios caseiros para febre, ela atua como expectorante, auxiliando em todo o tratamento de problemas nasais e respiratórios, como resfriados, pneumonia e bronquite.

Ingredientes para o Chá de Alfavaca:
– 2 (duas) colheres de sopa de alfavaca
– 1 (um) litro de água.
Como fazer:
É preciso ferver a água e, só em seguida, adicionar as duas colheres de sopa de alfavaca, não havendo problemas se for parte dos ramos, flores ou raízes. Coloque as ervas na água quente e tampe a infusão por até dez minutos, após esse processo é só coar e ingerir.
8 – Pulmonária para o tratamento da febre
Diferente das anteriores, a Pulmonária não é das mais populares flores brasileiras. De origem europeia, ela atua em problemas que vão desde bronquite, asma, até inflamações e febre.
Fazendo justiça ao seu nome, seu principal uso é na ajuda aos pulmões, sendo utilizada no tratamento de doenças pulmonares ou infecções respiratórias. Nesse caso, não são raízes e sim suas flores e folhas que podem ser aproveitadas, variando em tons diversos, numa escala que pode transitar desde vermelho à tons de azul.
Ingredientes para o Chá de Pulmonária:
– 2 (duas) colheres de sopa de folhas de pulmonária
– 1 (uma) xícara de água
Como fazer:
Ferva a água e adicione as folhas de pulmonária, sempre lembrando de tampar a infusão e deixar descansar por até dez minutos. Ingestão recomendada em até quatro vezes por dia. É imprescindível lembrar que esse chá não pode ser ingerido por gestantes.
São muitas as opções quando o assunto é remédio caseiro para febre, é possível escolher a que mais se adapta ao seu paladar e condições. Lembrando sempre que o momento ideal de beber um chá como esse é antes de se deitar, paralelo à isso, é sempre recomendado o cuidado de não pegar um vento frio ou altas temperaturas após a ingestão de qualquer tipo de chá.
Caso este artigo sobre remédios caseiros para febre tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!