Remédios caseiros para gripe

Para quem busca remédio caseiro para gripe, este conteúdo é perfeito. A gripe é um
problema respiratório mais sério que o resfriado, causado pelo vírus Influenza, o mesmo que causa a Pneumonia nos quadros de complicação da gripe.

Febre, tosse, dores no corpo, náusea, diarreia, perda de apetite e dor de garganta estão entre os sintomas mais comuns da gripe que, quando não tratada, pode ser fatal. Os médicos costumam receitar analgésicos e antitérmicos, mas existem remédios caseiros como tratamento natural para gripe, com o objetivo de aliviar os sintomas e até fortalecer o sistema imunológico contra a doença.

No conteúdo abaixo estão listados 12 remédios caseiros para gripe. Acompanhe:

1. Chá de gengibre com limão

O limão tem alta concentração de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Já o
gengibre tem ação anti-inflamatória. Ambos atuam para combater os sintomas, sendo um
excelente remédio caseiro para gripe.

Preparo:

Ferva 1 cm de gengibre em 1 copo de água e adicione gotas de limão.

2. Suco de laranja com limão e própolis

A mistura de laranja, limão e própolis funcionam como um remédio caseiro para gripe porque são grandes fontes de vitamina C. A própolis é um velho conhecido das avós para combater a gripe e até sintomas de bronquite e asma, por ser antiviral. A própolis também é antibacteriana e tem ação antioxidante.

Preparo:

Primeiro, faça um suco de 2 laranjas junto com 1 limão. Adoce com mel e coloque 2 gotas de extrato de própolis.

3. Xarope de alho

O alho é um remédio caseiro para gripe, considerado um antibiótico natural por conter alicina, ajudando no combate às infecções.

O que você precisa:

150 ml de água
200 g de açúcar
80 g de alhos amassados

Preparo:

Em um recipiente, adicione 150 ml de água com 200 g de açúcar. Coloque, aos poucos, os 80 g de alhos amassados e deixe ferver por 10 minutos. Após coar, tome 2 colheres diárias.

4. Chá de pulmonária

A pulmonária é uma erva que ajuda na expectoração, sendo considerada um excelente
remédio caseiro para gripe, além de ser usada em vários outros quadros clínicos que envolvem os pulmões.

Preparo:

Em uma xícara de água, ferva 1 colher de sopa de folhas da pulmonária e, depois, coe.
Recomenda-se que o chá seja tomado morno.

5. Suco de maçã com mel

Suco maça com mel para gripe
Suco de maça com mel para ajudar na recuperação da gripe

O suco de maçã com mel é outro remédio caseiro para gripe que funciona como um
expectorante. A maçã é rica em vitaminas B1, B2, B5, C, fósforo, magnésio e potássio,
contribuindo, não só contra gripe, mas também contra o colesterol alto.

Preparo:

Bata no liquidificador 2 maçãs, 1⁄2 limão e um copo d’água. Depois, basta coar e adoçar com mel.

6. Chás de camomila, hortelã, erva cidreira

Os chás de camomila, hortelã, casca de laranjeira ou erva cidreira são conhecidos remédios
caseiros para gripe, pois descongestionam as vias aéreas e hidratam o organismo, ajudando, também, a evitar os sintomas.

Preparo:

Em uma xícara de água fervente, adicione uma colher de chá (camomila, hortelã ou erva
cidreira). Em seguida, coe e beba.

O uso de chás contendo cafeína é desaconselhável, pois eles causam desidratação.

7. Chá de sabugueiro com tília

Enquanto a tília favorece a baixa temperatura da febre, a mistura com sabugueiro aumenta a resistência do organismo contra vírus e bactérias. O chá de sabugueiro é um ótimo remédio caseiro para gripe.

Preparo:

Em 1 xícara de água fervente, misture uma colher de chá de sabugueiro e 1 colher de chá de tília. Depois é só deixar descansar por 10 minutos (tampado), coar e beber.

Veja também:

8. Suco de laranja e couve

A laranja, como já mencionada neste conteúdo, é uma excelente fonte de vitamina C.
Associada a couve ela se torna um dos melhores remédios caseiros para gripe. Isto porque a couve contém diversas vitaminas — vitamina A, B1, B2, B3, B5, C e K — que auxiliam no
combate aos sintomas da gripe.

Preparo:

Misture 200 g de laranja (sem sementes) a 200 g de couve no liquidificador junto com um copo de água fervida. Tome 3 xícaras por dia para melhor resultado.

9. Suco de cebola com limão

A cebola é considerada um dos remédios caseiros para gripe e, misturada ao limão (fonte de vitamina C), ajuda a controlar a tosse e a reduzir a inflamação das vias aéreas.

Preparo:

Extraia o líquido de 1⁄2 cebola e misture com 1⁄2 limão. Não é necessário adicionar água. Após o preparo, tome duas colheres de suco a cada 3 horas.

10. Suco de alho, cebola e cenoura

Com propriedades antioxidantes e expectorantes, a cenoura é outro excelente remédio caseiro para gripe, principalmente se você misturar o alho e cebola, pois alivia a dor de garganta e limpa os pulmões.

Preparo:

Misture em 1 litro de água os seguintes ingredientes: 1 dente de alho, 1 cebola média, 2 ramos de salsão e 1 cenoura média. Bata tudo até obter uma bebida homogênea. Tome duas vezes ao dia.

11. Chá de limão com mel

Mais uma vez o limão e o mel são muito falados quando o assunto é combater a gripe. A mistura de limão com mel é um ótimo remédio caseiro que ajuda a acabar a tosse e com sintomas de dor de garganta.

Preparo:

Em um copo de água fervente, adicione 2 colheres de sopa de mel e mexa bem. Depois, misture o suco de limão e beba o chá quando ele estiver morno. Consuma até desaparecer os sintomas da gripe.

12. Chá de eucalipto

cha eucalipto para gripe
Chá de eucalipto para ajudar na gripe

O eucalipto é uma erva muito utilizada contra várias enfermidades por ser antisséptica e por ser um bom remédio caseiro para gripe.

Preparo:

Ferva em 1 xícara e meia de água, 2 folhas de eucalipto, algumas folhas de hortelã e uma xícara rasa de alecrim. Depois de coar, espere amornar e beba.

Usar o chá de eucalipto para fazer vaporização também é uma ótima maneira de obter resultados contra a gripe, assim como mascar suas folhas pode curar as inflamações da garganta. Mas atenção, o eucalipto não deve ser usado em mulheres grávidas ou lactantes, nem em crianças menores de 2 anos.

Outras medidas que funcionam em conjunto com os remédios caseiros para gripe é beber bastante água, chás e sucos, evitar correntes de ar e evitar andar descalço. As gripes costumam durar cerca de 3 a 7 dias, mas seus sintomas podem reduzir com a ajuda de tratamentos naturais, como qualquer remédio caseiro citado neste conteúdo para gripe.

Experimente os remédios caseiros para gripe e conte os resultados aqui nos comentários! Lembre-se de curtir O Universo da Saúde no Facebook.

5 (100%) 24 votes