Home / Tratamentos e Remédios Naturais / 10 remédios caseiros para labirintite que acabam com os sintomas

10 remédios caseiros para labirintite que acabam com os sintomas

A labirintite é uma doença auditiva que causa distúrbios no labirinto. Os remédios caseiros para labirintite tem a função de aliviar os sintomas, mas não dispensam consulta médica.

Você sabia que é possível tratar a labirintite com remédios caseiros? Quem sofre de algum problema de saúde tende a procurar ajuda na medicina alternativa, e algumas doenças do ouvido também têm tratamento natural.

Abaixo, você confere os 10 remédios caseiros para labirintite, que contribuem para aliviar os sintomas, seja de dor de cabeça ou náuseas.

1. Chá de Ginko biloba

Ginko biloba é uma conhecida planta medicinal que auxilia na circulação sanguínea por conter flavonoides e também é um ótimo remédio caseiro. Mas tenha atenção, pois ele não deve ser tomado caso você faça uso do ácido acetilsalicílico.

Ferva 1/2 litro de água e adicione 30 gramas de folhas ou pó de ginko biloba. Apague o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba até 3 xícaras por dia.

2. Vinagre de maçã

Além de ser usado em tratamentos naturais contra o mau hálito e o colesterol alto, o vinagre de maçã também aparece nesta lista como remédio caseiro para labirintite.

vinagre de maça para tratar labirintite
Vinagre de maça auxilia no tratamento de labirintite

Você vai precisar de 1 kg de maçã, 5 litros de água e 2 xícaras de açúcar. Corte a maçã em vários pedaços e junte com a água e o açúcar em um recipiente de plástico. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Depois é só coar, manter em potes de vidros higienizados e beber 1 colher de sopa do vinagre com 1 colher de chá de mel.

3. Chá de ervas com ginko biloba e maracujá

Um combinado de ervas também auxilia no combate aos sintomas da labirintite. Enquanto o ginko biloba melhora a circulação, a flor de maracujá — conhecida como passiflora — é calmante, trata distúrbios do sono e reduz a pressão arterial. O dente de leão melhora a saúde óssea, o crataegus previne a aterosclerose e a verbena, além de sedativa, atua no tratamento da sinusite, dentre outros. Juntas, essas ervas são capazes de servir como remédio caseiro para aliviar os sintomas da labirintite

Em 1 litro de água fervida, adicione 1 colher de sopa das seguintes ervas: ginko biloba, flor de maracujá, dente de leão, crataegus e verbena. Misture bem e apague o fogo. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba 1 xícara até 5 vezes ao dia.

4. Chá de erva-doce e cravo da índia

A erva-doce, conhecida também como anis ou funcho, é conhecida como um remédio caseiro para tratar tosse, resfriado, indigestão e inflamação, mas também pode aliviar a dor de cabeça causada pela labirintite. O alecrim é outra erva medicinal que, além de melhorar a circulação e ser ótimo para o mau hálito, a erva também alivia dores de cabeça provocadas pela vertigem.

Em 1 xícara de água fervente, coloque 1 colher de chá de erva-doce, 1 colher de alecrim e 3 cravos da índia sem cabeça. Deixe agir por 5 minutos, coe e beba diariamente.

5. Chá de noz-moscada

A noz-moscada é considerada um ótimo remédio caseiro para labirintite e insônia também. Ela contém eugenol, que promove a vasodilatação, além de ser antioxidante e antibacteriana.

Em um copo de água fervente, coloque 1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada com 1 folha de louro. Aguarde amornar, coe e beba 3 xícaras por dia e durante 3 dias.

6. Folhas de hortelã

A hortelã também é um remédio caseiro para labirintite, pois alivia a dor de cabeça e os enjoos.

Para aproveitar suas propriedades e livrar-se da tontura causada pela labirintite, basta amassar algumas folhas de hortelã e misturar com uma colher de chá de açúcar. Coma assim que sentir a tontura.

7. Sementes de coentro

As sementes de coentro são um remédio natural para labirintite e ajuda a aliviar as vertigens.

Em um copo de água, mergulhe uma colher de sementes de coentro com 1 colher de chá de pó de groselha indiana (amla). Deixe descansando durante a noite. No dia seguinte, coe, adicione mel ou 1 colher de chá de açúcar e beba a solução.

8. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é outro excelente tratamento caseiro para labirintite, além de ajudar a curar enxaquecas, insônia, estresse e vertigem, afinal, a erva age diretamente no sistema nervoso.

Coloque 1 colher de chá de erva-cidreira seca em um copo de água fervente, por até 15 minutos. Coe e beba algumas vezes durante o dia.

9. Remédio caseiro com amêndoas

Amêndoas, assim como as sementes de coentro, são um remédio aiurvédico, e junto com as sementes de abóbora, de papoula e o trigo formam um ótimo remédio caseiro para vertigens causadas pela labirintite.

Remédios caseiros para labirintite com amêndoas 
Remédios caseiros para labirintite com amêndoas

Durante a noite, coloque em uma vasilha com água as 7 amêndoas, 7 sementes de abóbora, 1 colher de chá de sementes de papoula e 3 colheres de sopa de trigo. Na manhã seguinte, descasque as amêndoas e triture-as junto com os ingredientes citados. Depois, refogue ½ colher de chá de cravo em duas colheres de manteiga líquida (clarificada).

Adicione a pasta de amêndoa e 1 xícara de leite e deixe ferver. Você pode adoçá-lo, mas não exagere para não perder as propriedades dos ingredientes. Beba diariamente por poucos dias.

10. Gengibre

O gengibre é muito conhecido no tratamento caseiro de diversas enfermidades, pois tem ação anti-inflamatória, é antisséptica e antioxidante. Como remédio natural para labirintite, o gengibre ajuda a acabar com as náuseas e aumenta a circulação sanguínea.

Em 1 xícara de água fervida, coloque 1 colher de chá de gengibre ralado e deixe agir por 5 minutos. Coe e beba até 3 vezes ao dia.



Você também pode gostar destas matérias:

Outros tratamentos naturais para labirintite

Para evitar a doença do labirinto ou aliar outros tratamentos com as receitas caseiras deste conteúdo, atente pelas seguintes dicas:

  • Não fume;
  • Não abuse do álcool;
  • Beba bastante líquido (evite as gaseificadas);
  • Evite ficar horas sem comer;
  • Mantenha uma dieta equilibrada.

Os remédios caseiros para tratar a labirintite precisam ser realizados com acompanhamento médico, pois somente ele poderá dizer se você pode ingerir determinadas quantidades de ervas ou não.

Caso este artigo sobre remédios caseiros para labirintite tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …