Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento natural: 12 remédios caseiros para mau hálito

Tratamento natural: 12 remédios caseiros para mau hálito

Quem sofre de mau hálito certamente já buscou alternativas em algum remédio caseiro. Afinal, é mais econômico, de fácil alcance e contribui para acabar com o mau odor que afasta as pessoas e baixa a autoestima.

São vários os remédios caseiros para mau hálito (também chamada de halitose), desde chá de eucalipto ao cravo da índia. O mau hálito pode ser causado por problemas bucais — cáries, gengivite e periodontite —, problemas respiratórios — sinusite, bronquite e amigdalite —, doenças hepáticas, renais ou diabetes.

Para quem busca um tratamento natural que ajuda a aliviar o odor desagradável da boca, este conteúdo será muito útil. Listamos 12 remédios caseiros para mau hálito. Conheça agora:

1. Chá de hortelã

A hortelã é uma conhecida erva medicinal que pode ser utilizada como chá ou em sucos de abacaxi, por exemplo. Além de ser um remédio caseiro para halitose, a hortelã também ajuda no sistema digestivo.

Você também pode fazer o chá com o óleo de hortelã e usá-lo como antisséptico caseiro. Em 125 ml de água, misture 1 colher (chá) de extrato de hamamélis, 3 gotas de óleo essencial de hortelã e 1⁄2 colher de glicerina vegetal. Diariamente, realize bochechos após escovar os dentes.

2. Chá de mirra e sal marinho

Se você gosta de enxaguante bucal, mas não quer comprar nenhum industrializado, o chá de mirra e sal marinho é um excelente remédio caseiro para mau hálito, além de matar as bactérias causadoras da gengivite.

A mirra funciona como adstringente e é antimicrobiana, reduzindo o odor e cicatrizando rápido em caso de inflamação. Em 125 ml de água, misture 1⁄4 de extrato de mirra com 1⁄4 de colher (chá) de sal marinho. Faça bochechos com 60 ml.

3. Enxaguante caseiro de eucalipto

Outro tratamento caseiro para o mau hálito é usar as folhas de eucalipto como enxaguante bucal. Eucalipto é uma planta medicinal com grandes propriedades aromáticas e antissépticas.

Em 1⁄2 xícara de água fervente, adicione 1⁄2 colher (sopa) de folhas cortadas de eucalipto. Espere amornar, coe e faça bochechos.

4. Maçã

Maça tratando halitose
Maça para tratar mau halito

Já foi comprovado que a maçã contém propriedades adstringentes capazes de remover partículas de comida da boca, além disso, os polifenóis provenientes da fruta ajudam a reduzir a atividade das bactérias causadoras de mau hálito.

Você pode comer a maçã crua ou usar vinagre de maçã, um excelente antisséptico bucal. Para isso, coloque em um copo d’água 1⁄2 colher de vinagre de maçã. A solução pode ser usada em bochechos ou ingerida, já que também ajuda na digestão.

5. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser muito útil como remédio caseiro para mau hálito, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de ácido na boca e a combater as bactérias que provocam a halitose.

Faça bochechos diariamente com uma solução a base de água e 1⁄2 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

6. Cravo da índia para mau hálito

Com propriedades antibacterianas e antissépticas, o cravo da índia pode ser um aliado caseiro para mau hálito. Para funcionar como remédio natural, você pode usar o cravo da índia de 3 maneiras: mastigando, tomando o chá ou utilizando o cravo da índia como antisséptico bucal.

Para fazer o chá, ferva um copo d’água e adicione 1 colher de chá de cravo da índia em pó (ou 5 cravinhos). Deixe ferver por 10 minutos.

7. Salsinha

A salsa também é uma planta medicinal e sempre citada como remédio caseiro para acabar com o mau hálito. A clorofila e as propriedades bactericidas presentes na salsinha ajudam a reduzir as bactérias e a eliminar o mau odor.

Para começar a ter um bom hálito ainda hoje basta mascar as folhas da salsa por alguns minutos e, depois, enxaguar a boca.

8. Chá verde e chá preto

Além de terem propriedades que ajudam a emagrecer, o chá verde e o chá preto contém polifenóis antioxidantes que contribuem para uma ótima saúde bucal. Suas propriedades ajudam a combater a proliferação de bactérias causadoras do mau hálito e podem ser ingeridas diariamente.

9. Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é outro remédio natural para mau hálito. O óleo possui propriedades antissépticas que colaboram para desinfetar a boca.

Para usar o óleo da árvore do chá como remédio caseiro, basta acrescentá-lo ao seu creme dental ou fazer uma solução com água, gotas do óleo de hortelã e óleo da árvore do chá, e 1 colher de limão. Esta solução é para fazer bochechos diariamente.

10. Erva-doce

Erva doce tratando halitose
Erva doce no tratamento de Halitose

As propriedades antimicrobianas da erva-doce são excelentes para acabar com o mau hálito, sendo um dos remédios caseiros utilizados em sua forma pura ou em chá.

Você pode mastigar a erva-doce ou preparar o chá, adicionando uma colher da erva em um copo de água fervente.

11. Canela também é remédio caseiro para mau hálito

A canela, muito utilizada na culinária, também é uma ótima solução caseira para mau hálito. A canela possui aldeído cinâmico, um óleo capaz de diminuir o número de bactérias na região bucal.

A receita funciona como enxaguante e deve ser usada duas vezes por dia. Basta ferver um copo d’água e adicionar uma colher (chá) de canela em pó.



Se preferir, pode fazer um preparado com limão e mel. Adicione água quente à mistura de 1 colher de canela em pó com 1⁄2 colher de mel puro. Coloque o suco de 2 limões, espere esfriar e leve-a à geladeira. Use a solução todos os dias, realizando bochechos.

12. Suco de limão

Como vimos neste conteúdo, o limão é um excelente aliado caseiro contra o mau hálito. Em conjunto ou sozinho, as propriedades cítricas do limão ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito.

Para ter os benefícios deste remédio caseiro, adicione uma colher (sopa) de suco de limão em um copo d’água (não precisa esquentar) e lave a boca normalmente. Adicionar duas pitadas de sal pode contribuir para fortalecer os benefícios desta fruta.

Viu como é fácil ter uma boca limpa e hálito fresco seguindo estas dicas caseiras? Mas não se esqueça de aliar os bons hábitos aos remédios naturais para mau hálito, como escovar bem os dentes, usar fio dental todos os dias, beber bastante água, não fumar e nem ingerir álcool, ter uma boa alimentação com produtos antioxidantes e sem gordura e, claro, visitar o seu dentista, pelo menos, uma vez ao ano.

Gostou do conteúdo sobre remédios para mal hálito? Comente e curta nossa página do Facebook.


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …