Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédios caseiros para azia na gravidez – Saiba os melhores e como fazer

Remédios caseiros para azia na gravidez – Saiba os melhores e como fazer

Existem diversos remédios caseiros para azia na gravidez, além de dicas de como prevenir este mal, tornando este período importante ainda mais agradável.

A azia no período de gestação é sintoma clássico, o qual incomoda e atrapalha a rotina da gestante. A azia é a percepção de queimação vinda da região estomacal que se estende até a região da garganta, sendo comum o sintoma surgir a partir do terceiro trimestre de gestação, mas em algumas mulheres o sintoma surge mais cedo.

Veja a seguir, 8 remédios caseiros para azia na gravidez e formas de prevenir, compartilhe com alguém que você gosta e que está esperando um bebê!

  • Chá de hortelã

O chá de hortelã é remédio caseiro para azia na gravidez, isso porque, ele atua no relaxamento do sistema digestivo. Mas é importante que para mulheres grávidas o consumo de hortelã seja moderado, recomenda-se que não utilize este chá com muita frequência e que o chá seja preparado com menor quantidade de folhas de hortelã.

cha de hortela remédios caseiros para azia na gravidez
O chá de hortelã é um ótimo calmante e age rapidamente para acabar com a azia

Como fazer:

Pegue uma folha de hortelã fresca (ou 1g desidratada) e 1 xícara de água fervente, coloque as folhas na água e deixe em infusão por 10min. Recomenda-se o consumo após uma refeição, ocasionalmente.

  • Chá de gengibre

O chá de gengibre alivia a inflamação no esôfago e faz com que as contrações no estômago sejam diminuídas, isso porque contêm antioxidantes e outras substâncias benéficas a estes órgãos. Sendo assim, funciona como um remédio caseiro para azia na gravidez.

Como fazer:

Pegue 1 cm de raiz de gengibre cortada e 1 xícara de água, coloque o gengibre para ferver junto com a água, após fervido também a mistura e deixe por aproximadamente 30 minutos. Recomenda-se o consumo 20-30 min antes das refeições.

  • Suco de pera

Para quem não gosta de chás, o suco de pera é também um remédio caseiro para azia na gravidez, isso porque a pera é uma fruta semiácida que contém vitaminas e sais minerais que contribuem na diluição do ácido estomacal, aliviando o desconforto causado pela azia.

Como fazer:

Pegue 2 peras e meio copo de água e bata tudo no liquidificador. Pode ser consumido antes ou depois das refeições.

  • Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional, auxiliando em diversos males, afazeres domésticos e em cuidados estéticos. Quando diluído na água o bicarbonato de sódio traz propriedades alcalinas, desta forma, é também um excelente remédio caseiro para azia na gravidez, atuando na redução da inflamação do esôfago e na diminuição da acidez estomacal, contribuindo para redução da azia.

Como fazer:

Pegue uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e 100 ml de água gelada. Misture os dois ingredientes e consuma em pequenos goles. Recomenda-se o uso ocasional desta receita.

  • Chá de espinheira santa

A espinheira santa é um excelente digestivo, muito utilizado por algumas culturas, principalmente após as refeições. Dada as suas propriedades mencionadas a espinheira santa é também um bom remédio caseiro para azia na gravidez, contribuindo para a digestão.

Como fazer:

Pegue 1 colher de espinheira santa e uma xícara de água fervente. Coloque a planta na água e deixe em infusão por 8-12 minutos. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes por dia, antes ou depois das refeições e de preferência sem adoçar.

  • Suco de banana d’água madura

Assim como a pera a banana d’água é uma fruta semiácida e rica em minerais e vitaminas, a qual também contribui para diluição do ácido estomacal, sendo assim, suco desta fruta também é um excelente remédio caseiro para azia na gravidez.

Como fazer:

Pegue 1 banana d’água madura e 1 copo de água e bata no liquidificador. Recomenda o consumo depois das refeições. Comer a fruta também funciona como remédio para alivio dos sintomas.

  • Chá de funcho

O funcho contém diversas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, fazendo com atue como um remédio caseiro para azia na gravidez, pois alivia a sensação de queimação na garganta, além de auxiliar no esvaziamento do estomago.

chá de funcho remédio caseiro para azia na gravidez
O chá de funcho é um remédio caseiro para azia excelente, mas também tem ótimas propriedades anti-inflamatórias

Como fazer:

Pegue uma colher de sopa de funcho e uma xícara de água fervente, coloque o funcho na água e deixe em infusão por 10 minutos. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes por dia, antes das principais refeições.

  • Biscoito cream cracker

Os biscoitos do tipo cream cracker ou torradas servem também como um remédio caseiro para azia na gravidez, isso porque, estes absorvem o ácido que causam o desconforto e proporcionam alivio do sintoma.

Como fazer:

Coma de 2-3 biscoitos cream cracker ou uma torrada sempre que começar a sentir azia.

Todos os remédios caseiros para azia na gravidez supracitados podem ser usados por pessoas que não estejam grávidas também, lembrando que se os sintomas persistirem é melhor consultar um médico, pois a azia frequente pode indicar problemas de saúde, tais como a gastrite ou esofagite.

Contudo, de forma geral a azia na gravidez tem duas causas, as quais: 1) progesterona: a mulher grávida tem uma maior quantidade de progesterona no sangue, o que faz com que não só o útero relaxe, mas o estômago também, por consequência o sistema digestivo trabalha mais lentamente. 2) Espaço: para o bebê crescer, os órgãos da região começam a se comprimir para que haja espaço para o mesmo, desta forma, o estômago fica menor e os alimentos ingeridos começam a voltar pelo esôfago.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Por fim, além dos remédios caseiros para azia na gravidez, confira a seguir dicas para prevenir este sintoma:

  • Coma várias vezes e em pequenas porções;
  • Não fume ou fique perto de pessoas que fumem;
  • Evite o uso de roupas que apertam a região, como jeans, por exemplo;
  • Não tome líquidos durante a refeição;
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Evite o consumo de alimentos ricos em gordura;
  • Evite alimentos de difícil digestão e muito fibrosos;
  • Evite comer antes de dormir (faça jejum de 3 horas antes de deitar);
  • Não deitar após as refeições;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Consumo de frutas (exceto as muito fibrosas, como a manga, por exemplo).

 

Gostou deste artigo sobre remédios caseiros para azia na gravidez? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …