12 remédios caseiros para colesterol

Para quem sofre de colesterol alto e está procurando algum remédio caseiro, este conteúdo será útil. O colesterol é produzido pelo fígado e ajuda a regenerar as nossas células e auxilia também no processo digestório, mas quando seu nível está alto, pode causar acúmulo de gordura nas artérias, levando a doenças cardiovasculares como hipertensão, e AVC.

Mudar os hábitos, comer frutas e legumes e fazer exercícios contribuem para baixar os níveis de gordura no sangue, mas também existe tratamento caseiro para colesterol.

Neste conteúdo, listamos 12 remédios caseiros para baixar o colesterol e obter mais qualidade de vida.

1. Chá preto ou chá-mate

Tanto o chá preto quanto o chá-mate contém propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir a absorção de gordura no sangue.

Como fazer

Ferva 3 colheres de chá em 1 litro de água, coe e beba preferencialmente pela manhã ou à noite, por ser considerado mais saudável.

2. Panqueca de berinjela

Rica em propriedades funcionais, a berinjela é um excelente remédio caseiro para colesterol, pois ajuda a equilibrar, não só ele como os triglicerídeos também.

Como fazer

Para fazer a massa, bata no liquidificador a mistura de 1 copo de leite desnatado, 1 ovo, 1 copo de farinha de trigo integral, 1⁄4 de azeite, acrescente o orégano e sal. O recheio da panqueca é feito com 1 berinjela e peito de frango desfiado já previamente cozido e temperado.

Confira também:

Você também pode assar as fatias de berinjela e usar temperos frescos como alho, sal, cebola e limão.

3. Sementes de linhaça

A semente de linhaça funciona como um remédio natural para colesterol porque possui fibras e ômega 3 e 6, dois componentes que desenvolvem um importante papel no combate ao colesterol ruim ao serem absorvidos pelo intestino.

Como fazer

Acrescente uma 1 colher de sopa de sementes de linhaça em suas saladas, sopas, leite e iogurtes.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado para vários problemas de saúde, como mau hálito, refluxo ácido, infecções respiratórias, além de ser um remédio caseiro que ajuda a reduzir o colesterol.

Como fazer

Em 1 copo de água, adicione 1 colher de chá de vinagre de maçã orgânico e beba duas vezes por dia, durante 1 mês.

5. Nozes

Os esteróis vegetais e fibras são excelentes remédios caseiros para controlar o colesterol. Eles são encontrados em nozes, avelãs, amêndoas, pistache e amendoins, sendo que as nozes são mais usadas para reduzir os níveis de gordura no sangue.

Esses ingredientes são facilmente encontrados em mercados ou lojas de especiarias.

6. Alcachofra

Remédio caseiro alcachofra
Remédios caseiros de alcachofra

Um ótimo remédio caseiro para colesterol é a alcachofra, pois ela protege o fígado, diminuindo o colesterol ruim.

Como fazer

Você pode cozinhar a alcachofra por 7 minutos e comer em seguida.

7. Creme de abacate

Uma boa opção para reduzir o colesterol é fazer um creme de abacate, rica em antioxidantes e gorduras saudáveis.

Como fazer

No liquidificador, bata 1 abacate maduro em 100 ml de leite desnatado, e adoce a gosto.

8. Salada de alface com cenoura

Alface, cenoura e limão têm baixo teor de gordura e, além de contribuir para a redução do colesterol a salada com estes 3 ingredientes é deliciosa.

Como fazer

Lave as folhas de alface, a cenoura e o limão antes do consumo. Depois, é só picar a alface, colocar em um recipiente, ralar a cenoura crua e juntá-la com alface. Esprema o limão e tempere a salada. Se quiser, pode adicionar alguns dentes de alho também.

9. Chá de sete sangrias

A erva sete sangrias é vista como erva daninha, porque é muito comum em qualquer plantação, mas o chá desta erva é um ótimo remédio caseiro para colesterol, como também combate os problemas de pele e a insônia.

Como fazer

Ferva 1 colher de chá da erva sete sangrias com uma xícara de água. Deixe abafado por 10 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia. O alto consumo pode provocar diarreia, portanto, beba somente o recomendável ou menos do que isso.

10. Abacaxi, maçã e tangerina

Que tal substituir o café da manhã pelas frutas abacaxi, maçã e tangerina? Você pode consumir uma fruta a cada manhã.

O abacaxi é rico em antioxidante e fibras solúveis, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e dificultar a absorção do mau colesterol; a maçã contém pectina, um tipo de carboidrato capaz de mobilizar o colesterol para formação de novos ácidos biliares (muito importante para o nosso organismo) e ainda baixar o colesterol; e a tangerina é rica em vitamina A e C, sendo também um antioxidante que regula o colesterol ruim e ajuda no bom colesterol.



11. Suco de cenoura

A cenoura é rica em vitaminas e ajuda o fígado a eliminar a gordura e a bile, reduzindo o colesterol.

Como fazer

Para fazer esse suco e torná-lo seu remédio caseiro para colesterol basta cortar 4 cenouras cruas e colocá-las no liquidificador. Adicione o suco de limão e bata tudo. Adoce com mel ou stévia.

12. Água de aveia

Aveia para remédios
Aveia para remédios caseiros de colesterol

A aveia é rica em fibras e proteínas, oferece boa energia, regula o organismo e ainda reduz o colesterol ruim.

Como fazer

Para preparar esse remédio caseiro para colesterol você vai precisar de uma xícara de flocos de aveia e 3 litros de água.

Triture uma xícara de flocos de aveia com um pouco de água (o suficiente para cobrir a aveia) no liquidificador. Coloque a aveia triturada em um recipiente com o restante da água e deixe ferver por 5 minutos. Você pode aromatizá-la com canela. Coe depois que tiver esfriado e ponha na geladeira para conservar a água de aveia.

Os tratamentos caseiros para colesterol contidos neste conteúdo não devem substituir a visita ao médico e outros cuidados que incluem hábitos saudáveis. Não adianta tomar chá preto ou suco de cenoura se a pessoa continuar ingerindo alimentos gordurosos (como fast-food), fumando, consumindo álcool ou levar uma vida sedentária. O remédio caseiro é um bom aliado para diminuir o colesterol ou preveni-lo.

Pronto para auxiliar no tratamento com estes remédios caseiros para colesterol? Comente e curta O Universo da Saúde no Facebook!


5 (100%) 50 votes