Home / Tratamentos e Remédios Naturais / 12 remédios caseiros para frieira

12 remédios caseiros para frieira

Um bom remédio caseiro para frieira inclui propriedades antifúngicas e antimicrobianas para combater o fungo e acabar com os sintomas incômodos, tais como a coceira, vermelhidão, descamação da pele e mau odor.

A frieira é um problema muito comum, e a pessoa pode se contaminar ao andar em locais públicos (como praia, vestiários e piscinas) ou usar meias e calçados contaminados. A frieira nada mais é do que uma micose na pele provocada pelo fungo tricophyton e muito comum no verão, onde há uma frequência maior de pessoas em espaços públicos.

Se você sofre de frieira — também chamada de pé de atleta — não deixe de conferir a nossa lista com os 12 remédios caseiros para frieira agora mesmo!

1. Remédio para Frieira com Cataplasma com alho

O alho está presente na culinária e é um dos remédios caseiros mais comuns para tratar diversos problemas de saúde, incluindo a frieira. Alho é antibiótico e antimicrobiano natural, o que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, livrando a pessoa da frieira.

Como preparar:

A receita é fácil: amasse 1 dente de alho e coloque-o no local afetado por 30 minutos. Em seguida, lave bem os pés, e repita o processo até 3 vezes ao dia. Se preferir, você pode amassar 3 dentes de alho, deixar de molho por 5 horas, e só então usá-lo na área com frieira.

2. Remédio para Frieira com Maisena

O amido de milho — conhecido como maisena, o nome da marca — é rico em vitamina A e sais mineiras, e não restringe o seu uso somente à culinária; ela é usada para aliviar queimaduras, hidratar cabelos e pele, incluindo remover fungos e acabar com a infecção.

Após tomar banho, faça uma mistura de maisena com pouca água até formar uma pasta. Passe na área afetada e deixe por alguns minutos. Lave em seguida.

3. Cataplasma com gengibre

Outro remédio caseiro para frieira é o gengibre. Fonte de vitamina B6 e de sais minerais, o gengibre torna-se anti-inflamatório, antidiabética e antimicrobiana, sendo também muito útil para quem sofre com problemas na gengiva.

Como fazer:

Para usar essa receita caseira e combater a frieira, amasse 1 gengibre até ele virar uma pasta. Passe nos dedos, onde há frieira, 2 vezes ao dia.

4. Remédio para Frieira com Pedra Hume

A pedra hume é conhecida pelo seu poder antisséptico, adstringente, cicatrizante e antibacteriano. Muito utilizada como antitranspirante natural por conter alúmen de potássio, a pedra hume também é um aliado contra infecções causadoras da frieira.

Você pode comprar a pedra hume em pó ou amassar as pedras até obter o mesmo resultado. Com os pés limpos e secos, coloque o pó nos pés, sempre antes de dormir.

5. Escalda pés com carqueja

A carqueja é rica em flavonoides e saponinas, tendo ação anti-inflamatória, antioxidante e tônica. Carqueja contribui para uma boa saúde do organismo e consegue livrar a pele dos fungos.

Como preparar:

Em 1 litro de água fervente, adicione 20 gramas de folha de carqueja. Despeja a água em uma bacia e coloque os pés por alguns minutos antes de dormir. Faça isso todos os dias.

6. Escalda pés com alecrim

O alecrim é um dos remédios caseiros mais versáteis que existe, pois tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes, capaz de curar muitas enfermidades, como a frieira.

Como fazer:

Alecrim para tratar frieira
Alecrim para ajudar no tratamento da frieira

Adicione 2 colheres de sopa de alecrim seco em 1 litro de água quente. Despeje-o em uma bacia e mergulhe os pés antes de dormir.

Você pode gostar também:

7. Erva de bicho, arnica e óleo de rícino

A erva-de-bicho — conhecida como cataia, pimenta d’água, capiçoba e pimenta do brejo — tem poder anti-inflamatória, analgésica e adstringente; a arnica é rica em flavonoides, com ação antimicrobiana, antisséptica e desinfetante; e o óleo de rícino (ou óleo de mamona) é muito utilizado como laxante e fortificante capilar, e o seu poder antimicrobiano é capaz de combater fungos e bactérias causadoras da frieira.

Como fazer o remédio caseiro:

Para preparar esse remédio caseiro para frieira, basta colocar 3 colheres de óleo de rícino, 1 colher de chá de arnica seca e 1 colher de chá de erva-de-bicho em uma panela. Quando o óleo ferver com as folhas da erva, apague o fogo e espere esfriar. Passe o óleo no local afetado 3 vezes por dia.

8. Sumo de coentro

Coentro pode se transformar em uma excelente receita caseira para frieira por ter propriedades calmantes, antibacterianas e antifúngicas.

Como preparar:

Pegue alguns talos de coentro e amasse-os até torná-los úmidos. Use o sumo obtido como cataplasma na área com frieira por 10 minutos. Lave os pés em seguida e não deixe de secar bem.

9. Escalda pés com calêndula

Fazer um escalda pés com a erva medicinal calêndula é outra forma de tratamento natural para frieiras, visto que a planta possui ação antifúngica, adstringente e curativa.

Como preparar o remédio caseiro para frieira:

Em 1 litro de água fervida, adicione 5 colheres de sopa de flores de calêndula. Espere amornar por 10 minutos, coe e despeja o chá em uma bacia. Mergulhe os pés e permaneça assim por 10 minutos.

10. Remédio para Frieira com Óleo de Cravo da Índia

O óleo de cravo da índia, comumente usada para aliviar dores de dente e problemas na gengiva, é fungicida, antisséptica, analgésica e anti-inflamatória.

Como fazer:

Coloque 30 g de óleo de cravo da índia e 200 ml de azeite de oliva em banho maria. Depois de 1 hora em banho maria, coe e use na frieira.



11. Chá Caseiro de Capim-limão

Capim-limão é um ótimo remédio caseiro para frieiras, pois além de ter efeito calmante poderoso — que alivia coceiras e descamação da pele —, ele também é antifúngico.

Como preparar:

Ferva 2 xícaras de água e despeja-os em 2 colheres de chá de folhas de capim-limão. Tampe, espere esfriar e coe. Beba o chá até 4 vezes ao dia.

12. Remédio para Frieira com Nabo ralado

O nabo é um vegetal herbáceo, de baixo teor calórico e rica em vitaminas A, C e K, fibras e sais minerais. As propriedades do nabo incluem ação emoliente, tônico e refrescante, dentre outros.

Como fazer:

Nabo ralado para frieira
Nabo ralado para o tratamento da frieira

O preparo do nabo como remédio caseiro para frieiras é muito simples. Basta ralar um pedaço de nabo e colocá-lo no local afetado por uns 15 minutos. Repita o processo 3 vezes por dia.

7 dicas para evitar a frieira

Os remédios caseiros podem ser ótimos no tratamento natural da frieira, mas é possível evitá-la com alguns hábitos. Conheça algumas dicas:

  1. Secar-se bem, principalmente nas dobras dos dedos, joelhos, axilas e virilhas;
  2. Evitar sapatos muito fechados;
  3. Usar meias de algodão;
  4. Não mexer em terra sem luvas;
  5. Evitar roupas muito justas;
  6. Não ficar muito tempo com roupas molhadas;
  7. Somente usar materiais esterilizados quando for à manicure.

É importante ressaltar que nem todos os chás (os que são consumidos) podem ser utilizados por grávidas ou lactantes, por isso, consulte um médico antes de usar remédios caseiros.

Experimente os remédios caseiros para frieira e nos conte os resultados aqui nos comentários! Lembre-se, curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …