Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédio caseiro para piolho: Conheça 9 remédios naturais para combater o piolho.

Remédio caseiro para piolho: Conheça 9 remédios naturais para combater o piolho.

Piolhos são ectoparasitas, parasitas que vivem fora do organismo do hospedeiro, que podem facilmente ser tratados com remédios caseiros para piolho.

O piolho tem como característica causar o desconforto através de sintomas como a coceira no couro cabeludo, mas acalme-se, a boa notícia é que o uso de medicamento natural pode eliminar esse sintoma e até mesmo acabar com os piolhos.

Apoveite este conteúdo com os 9 melhores remédios caseiros para tratar piolho, seja em crianças ou adultos, com certeza ajudará muito você!

O bom e velho “pente fino”

Embora seja apenas uma ação mecânica de remoção do piolho, o pente fino irá eliminar a quantidade de piolho existente no couro cabeludo, porém não matará o parasita.

Para passar o pente fino, recomenda-se o uso de azeite.

O azeite paralisará o piolho, pois, por ser uma substância pegajosa, o piolho não terá como se locomover. Desta forma, a remoção por pente fino será mais eficaz.

Nos próximos medicamentos caseiros para piolho, você encontrará o uso do pente fino como uma ferramenta para remover piolhos mortos.

Mingau de fubá com arruda

A arruda tem propriedades fortes que atacam os piolhos. Junto com um mingau de fubá, os piolhos terão dificuldade de locomoção, morrendo com a ação da erva.

Para preparar esse medicamento caseiro para piolho pegue 2 punhados de fubá, 1 mão cheia de folhas de arruda e 4 xícaras de água.

Ferva a água com arruda para fazer um chá forte. Deixe borbulhando por uns 5 minutos. Então, acrescente o fubá aos poucos e sempre mexendo para não encaroçar.

Assim que virar um mingau bem grosso, espere esfriar e aplique por todo o cabelo e esfregue bem. Logo após, cubra a cabeça com um pano e deixe agir por uma hora. Lave os cabelos e passe o pente fino.

Infusão de eucalipto ou alecrim

A infusão de eucalipto ou alecrim funciona bem para acabar com os piolhos. Se não tiver acesso ao alecrim ou às folhas de eucalipto, você os encontrará facilmente em casas de ervas.

Faça um chá forte com as folhas do eucalipto ou com o alecrim com 3 xícaras de água. Quando esta infusão estiver fria, aplique no couro cabeludo com os cabelos já lavados. Massageie o couro cabeludo de forma circular para que essa infusão penetre bem na raiz do cabelo. Depois, só enxaguar e passar pente fino.

Remédios caseiros com suco de limão e alho

Piolhos “não gostam” de aromas fortes, por isso o alho e o limão servem como um poderoso medicamento caseiro no combate ao parasita.

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Para fazer este remédio natural você precisará de 8 dentes de alho, um limão, um pente fino e uma touca plástica.

Descasque e esmague o alho até que vire uma pasta. Junte a esta pasta o suco de meio limão. Passe a pasta no couro cabeludo e massageie por 2 minutos. Em seguida, abafe com uma toca plástica e deixe agir por 30 minutos. Lave bem os cabelos com água quente e xampu. Então, passe o pente fino.

Remédios caseiros para piolho com maionese

O remédio caseiro para piolho com maionese talvez seja um dos mais eficientes, pois essa substância é oleosa e pesada, o que resultará na asfixia do piolho, pois não poderá se mover e assim morrerá.

maionese remédios caseiros para piolhos
Maionese como remédio caseiro para tratar piolho

Aplique uma boa quantidade de maionese no cabelo sem lavar e seco. É importante que a maionese esteja por todo o cabelo e couro cabeludo, com toda a área da cabeça coberta.

Use uma touca plástica para cobrir os cabelos. É um processo um pouco mais longo, pois é recomendado que você fique com essa substância no cabelo por, no mínimo, 8 horas.

Após esse período, lave bem os cabelos com água quente e passe o pente fino.

A substancia deixará os fios mais presos uns aos outros, por isso, antes de passar o pente fino, separe o cabelo em mechas.

Uso de óleos especiais para piolhos

O remédio caseiro que utiliza óleo é eficaz, pois dificulta a locomoção e respiração do piolho. Quando esses óleos possuem aroma forte, a eficácia é ainda maior.

Você pode preparar um óleo especial a partir da união de 3 óleos: Hortelã-pimenta, lavanda e eucalipto. Misture todos e aplique no couro cabeludo massageando bem. Cubra a cabeça com um pano e deixe agir por uma noite inteira.

Pela manhã, lave os cabelos com água quente e xampu para cabelos oleosos, junto com condicionador, se preferir. Desembarace bem o cabelo e passe o pente fino.

Vinagre de maçã

Um poderosíssimo medicamento caseiro para o combate do piolho é o vinagre de maçã. Por ser uma substância muito forte, agride o parasita e mata o piolho, também evita, pelo seu odor, que novos piolhos migrem para a sua cabeça.



O vinagre tem o poder de dissolver a camada externa das lêndeas, as desprendendo do fio de cabelo, tornando mais fácil sua eliminação.

Para fazer o remédio caseiro para piolho misture uma xícara de vinagre com 2/3 de uma xícara com água quente. Após o banho, com os cabelos limpos, aplique esta solução. Abafe com uma touca plástica e deixe agir por 1 hora. Lave os cabelos novamente e passe o pente fino.

O vinagre também pode ser usado para evitar a contaminação. Antes de levar seu filho à escola, passe um pouco de vinagre em seu cabelo. O único problema é o forte cheiro do ingrediente.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Remédios caseiros para piolho com cânfora em álcool

A cânfora possui um cheiro forte, o que não agrada nada ao piolho. Quando misturada ao álcool, torna-se um potente medicamento caseiro.

Você pode encontrar facilmente “álcool canforado” nas farmácias em geral, mas pode também preparar em casa o seu.

Compre cânfora em pequenos pedaços e coloque dentro de um frasco com quantidade de álcool para borrifar em todo o cabelo e couro cabeludo. Deixe descansar por uma hora e então comece a borrifar por todo o cabelo. Depois, retire os piolhos mortos com um pente fino.

Sal e vinagre

O sal é um insecticida natural que, junto com o vinagre, são excelentes no combate ao piolho.

sal e vinagre remédios caseiros para piolho
Sal e vinagre como remédio caseiro para piolhos e lêndeas

Com ½ xícara de sal e ½ xícara de vinagre, você irá misturar bem até ficar uma substância homogênea. Aplique em todo o cabelo e, sobretudo, couro cabeludo.

Faça esse procedimento a noite. Cubra com um pano e durma com a mistura na cabeça. Pela manhã, lave seus cabelos normalmente e passe um pente fino.

Cuidado com os olhos. Os dois ingredientes são muito agressivos.

Higienização

É muito importante que se tenha sempre as roupas de cama, toalhas, fronhas e cobertas da pessoa com pediculose lavadas em separado. Depois de lavadas, ferva por alguns minutos.

Experimente esses remédios caseiros para piolho e nos conte a sua experiência nos comentários. Lembre-se de curtir nossa página no Facebook.


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …