Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento natural: 8 remédios caseiros para pressão alta

Tratamento natural: 8 remédios caseiros para pressão alta

O chá de mangaba é um ótimo remédio caseiro para pressão alta. Mas além dele existem outros alimentos do nosso dia a dia que ajudam a tratar esse mal.

O remédio caseiro para pressão alta é uma excelente oportunidade de tratar a doença, reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. E o melhor de tudo, os ingredientes para um remédio caseiro para pressão alta pode ser encontrado em sua casa, com custo baixíssimo.

Quem sofre com a pressão alta tem de seguir as recomendações médicas e tomar medicação para o seu controle. Mas o que poucos sabem é que dentro de casa é possível encontrar ao menos um remédio caseiro para pressão alta. Pode ser um chá, fruta ou alimento que possua propriedades que realizem seu controle.

A pressão arterial é considerada alta quando ultrapassa os 14 x 9 mmHg. Essa doença crônica não tem cura e pode até aumentar os riscos da pessoa ter um problema de saúde grave como é o caso das doenças cardiovasculares, por exemplo. Por esse motivo, é preciso tomar algumas medidas importantes para que a pressão arterial seja controlada e uma ótima forma de conseguir isso é aliando o tratamento convencional com os remédios caseiros para pressão alta.

Por isso é uma boa ideia ter ao menos um remédio caseiro para pressão alta por perto. Que tal conhecer alguns deles?

1. Limonada com água de coco

A limonada é uma bebida refrescante feita a partir do limão. Ela se mostra um ótimo remédio caseiro para pressão alta devido as propriedades diuréticas presentes nesse fruto.

Os alimentos e bebidas que possuem propriedades diuréticas são aqueles que estimulam a criação da urina. O ato de esvaziar a bexiga ajuda a regular a pressão arterial.

Como fazer o remédio caseiro para pressão alta

Pegue 3 limões e 200 ml de água de coco, coloque num copo, misture bem e em seguida beba. Essa bebida deve ser tomada apenas uma vez ao dia.

2. Chá de mangaba para pressão alta

A mangaba é uma fruta muito saborosa proveniente da árvore de nome mangabeira. O chá dessa fruta é feito utilizando as cascas.

Por que funciona

O chá feito a partir da casca da mangaba possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a controlar e baixar a pressão arterial. Isso acontece por causa das propriedades vasodilatadoras a pressão arterial que se encontra alta apresenta uma redução considerável.

Como fazer

Para obter o benefício da redução da pressão arterial você pode comer a fruta ou fazer o chá. Se optar pelo chá, pegue 2 colheres de sopa com a casca de mangaba e coloque em 500 ml de água. Coloque tudo numa panela e leve ao fogo, deixe ferver por alguns minutos. Tampe a panela. Quando esfriar coe e tome de 2 a 3 xicaras por dia.

3. Remédio caseiro com água de alho

O alho é um ótimo remédio caseiro para pressão alta porque uma das substancias contidas no alho é a alicina, que tem capacidade de auxiliar no combate ao colesterol. Com o combate ao colesterol a pressão arterial sofre uma redução.

Como fazer

Remédio caseiro com agua e alho
remédio com água e alho para ajudar no tratamento da pressão alta.

Para ter a água de alho você vai precisar de 1 dente de alho descascado, amassado e cru e 100 ml de água. Coloque o alho dentro do copo com água e ali deixe repousando de 6 a 8 horas. Uma boa ideia é deixar que repouse durante a noite para tomar na manhã seguinte já que é preciso estar em jejum para tomar essa bebida.

4. Chá de hibisco com alecrim e margarida

O chá de hibisco é uma bebida que possui proporciona diversos benefícios ao nosso organismo. Ele é feito a partir do cálice de uma planta chamada de Hibiscus sabdariffa. O alecrim e a margarida são ervas.

Por que funciona

O hibisco possui propriedades diuréticas, calmantes e anti-hipertensivas. Quanto ao alecrim e a margarida eles possuem propriedades calmantes e diuréticas.

Por causa dessas propriedades, quem tem hipertensão fica mais calmo e também urina com frequência devido a propriedade diurética. Como o alecrim e a margarida também são calmantes e diuréticos, agem sobre a pressão alta e proporcionam a diminuição.

Como fazer

Você precisará de:

  • 1 colher das de sopa de flores de hibisco;
  • 4 colheres das de chá de folhas secas de alecrim;
  • 3 colheres das de sopa de folhas secas de margarida;
  • 1 litro de água;

Junte todas as ervas com a água e leve ao fogo até ferver. Depois deixe que repouse entre 5 e 10 minutos. Coe e se quiser adoce com uma colher de mel. Beba entre 3 e 4 xicaras diariamente entre as refeições.

Mas atenção, esse chá não é indicado para as grávidas, quem está amamentando nem quem tem problema de gastrite, ulcera no estomago, gastroenterite ou próstata.

5. Chá de embaúba para controle de pressão alta

Embaúba é uma planta medicinal encontrada na Mata Atlântica. Essa planta possui ação diurética e hipotensora, com isso promove um equilíbrio no excesso de líquidos presentes nos vasos. É dessa forma que a pressão arterial acaba baixando.

Como fazer

Para fazer esse remédio caseiro para pressão alta você vai precisar de 3 colheres das de sopa de folhas picadas dessa planta e 500 ml de água fervente. Coloque tudo numa panela e deixe repousando por cerca de 5 minutos. Em seguida coe e beba diariamente 3 xicaras desse chá.

6. Remédio caseiro para pressão alta com erva cidreira

A erva cidreira trata-se de uma planta medicinal que pertence a família da hortelã e boldo.

De acordo com alguns estudos realizados, a cidreira possui a capacidade de vasodilatar levemente os vasos sanguíneos periféricos e, devido a isso, a pressão arterial acaba baixa.

Como fazer

Pegue 2 xicaras de água com 1 colher de folhas frescas de maracujá e 1 colher de folhas picadas da erva cidreira e leve ao fogo até que ferva. Ao amornar coe e beba cerca de 3 xicaras por dia.

7. Suco de pepino e limão

O pepino é um ótimo diurético natural enquanto que o limão é rico em potássio e vitamina C, que contribui para a diminuição da pressão arterial.

suco de pepino e limão para pressão alta
Suco de pepino e limão para ajudar na prevenção da pressão alta.

O limão age no organismo ajudando os vasos sanguíneos a terem mais maleabilidade. Já o pepino tem efeito diurético que faz com que a pessoa tenha mais urina para eliminar. Graças a essas duas ações a pressão alta passa a ser prevenida.

Como fazer o remédio caseiro

Para fazer esse suco você precisará da metade de um pepino médio, 250 ml de água e suco de 1 limão. O pepino deve ser cortado com a casca no liquidificador, acrescente a água e também o suco do limão. Bata e em seguida beba sem coar.

8.Chá de amora

Tanto o fruto quanto a casca da amora podem ser utilizados como uma opção entre tantos remédios caseiros para pressão alta. O motivo de funcionar para reduzir a pressão arterial é o fato de possuir o ácido y-aminobutírico.

Como fazer

Ferva um litro de água e coloque entre 3 e 5 folhas da amora e tampe por 5 minutos. Beba antes ou após as principais refeições.

O que acha de experimentar um destes remédios caseiros para pressão alta e nos contar os resultados aqui nos comentários? Curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …