Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Remédios caseiros para tosse

Remédios caseiros para tosse

Você sabia que existem remédios caseiros para tosse? A tosse é uma forma de mecanismo de defesa para expulsar agentes estranhos, como vírus e bactérias que podem infeccionar o trato respiratório.

A origem da tosse pode ser viral ou bacteriana, sendo sintomas de vários problemas de saúde, como gripe, sinusite e até doenças mais graves como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou apneia do sono. É aconselhável procurar ajuda médica para se obter um diagnóstico mais preciso, já que o tratamento natural para tosse pode não ser eficaz em caso de doenças mais agravantes.

Em nosso conteúdo abaixo, você conhecerá os 12 remédios caseiros que ajudam a aliviar a tosse, eliminar o excesso de muco e acabar com a irritação da garganta.

1. Chá de limão e mel é um ótimo remédio para tosse

Esse chá é um remédio caseiro para tosse já bem conhecido. O mel sempre foi recomendado para tratamento natural da dor de garganta, e aliado ao limão, fonte de vitamina C, cumpre muito bem o seu papel para acabar com a tosse.

Como fazer

Em um copo de água quente, coloque duas colheres de suco de limão, uma colher (sopa) de mel e, se preferir, dois dentes de alho picado. O alho é um antibiótico natural, muito útil para gripe também. Recomenda-se tomar o chá antes de dormir.

2. Chá de gengibre

Quem nunca ouviu falar que gengibre é um santo remédio caseiro para tosse e outros problemas respiratórios? O gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a aliviar aquela coceira na garganta que acaba levando a tosse.

Como fazer

Coloque alguns pedaços de gengibre em água fervente e coar. Você pode adicionar laranja, canela ou limão para fortalecer os benefícios do chá. Tome duas vezes ao dia, mas espere amornar.

3. Chá de alho

Pode ser desagradável ficar com o cheiro de alho na boca, mas a medicina alternativa sempre aconselha o alho como antibiótico natural, capaz de desinflamar e acabar com a tosse causada por resfriado ou gripe.

Como fazer

Você vai precisar de 1 dente de alho, 1 casca de canela e 2 cravos da índia. Misture tudo, menos o alho, em ½ litro de água e ferva. Após 5 minutos, misture o alho amassado, apague o fogo e espere 10 minutos.

4. Suco de cenoura combate a tosse

Para aquela tosse com catarro, um dos melhores remédios caseiros é fazer um suco de cenoura com guaco e adicionar a folha da hortelã-pimenta.

Como fazer

Use uma centrífuga para triturar 1 cenoura, 5 folhas de guaco e 2 folhas de hortelã-pimenta. Coe e beba 20 ml várias vezes por dia.

Tanto o guaco quanto a cenoura contém propriedades expectorantes e broncodilatadoras que contribuem para uma respiração melhor, porque elimina o catarro. Já a hortelã-pimenta funciona como um anti-inflamatório.

5. Sopa de cebola

sopa de cebola para tosse
Remédio caseiro de cebola para tosse

A cebola é um antisséptico natural e você pode consumi-la crua ou numa deliciosa sopa.

Como fazer

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Coloque 1 kg de cebola cortada em uma panela com 2 litros de água fervente, adicione 8 colheres (sopa) de mel e duas xícaras de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, apague o fogo e espere esfriar. Coe e beba 3 colheres de sopa por dia.

6. Chá de figos serve como remédio caseiro para tosse

O figo é rico em vitaminas A, C, B1 e B2, além de ser composto por açúcar, magnésio, cálcio e potássio. Tem ação antiasmática e adstringente, e o seu chá ajuda a aliviar a tosse.

Como fazer

Retire a polpa de 3 figos e coloque em 250 ml de água quente. Cozinhe por cerca de 10 minutos e retire do fogo. Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba quando ainda estiver bem quente.

7. Chá de amor-perfeito

A flor amor-perfeito fortalece o sistema imune e tem propriedades calmantes que aliviam a tosse seca.

Como fazer

Em uma xícara de água fervente, acrescente 1 colher (sopa) de folhas de amor-perfeito e deixe por 5 minutos. Coe, adoce com mel e beba morno.

8. Chá de hortelã

Antisséptica, analgésica e calmante suave, a hortelã também pode ser usada como remédio natural para tosse seca. Além de suas propriedades serem ótimas para aliviar a tosse, a hortelã também ajuda no sistema digestivo e contra o mau hálito.

Como fazer

Use as folhas de hortelã para fazer uma infusão em uma xícara de água fervida. Coe e adoce com mel.

9. Abacaxi é bom para a tosse

Uma enzima chamada bromelina e que está presente no abacaxi ajuda a reduzir a tosse e a eliminar o muco da garganta. Você pode comer até 3 fatias por dia ou fazer um suco e adicionar hortelã.

Como fazer

Descasque 1 abacaxi, corte e bata no liquidificador. Adicione 1 colher (sopa) de hortelã.

10. Xarope caseiro para tosse seca

Se a tosse é seca, ou seja, aquela sem secreção e que acaba irritando muito mais a garganta, o ideal é fazer um xarope com 3 ingredientes infalíveis contra a tosse seca: camomila, limão e cravo da índia.

A camomila acalma a garganta; o limão é fonte de vitamina C, e o cravo é antibacteriano e antisséptico.



Como fazer

Você pode usar um sachê de chá de camomila em 1/2 copo de água fervida, acrescentar duas colheres de sopa de limão e 3 cravos da índia.

11. Xarope de rabanetes

charope de rabanete para tosse
Xarope caseiro de rabanete para tosse

O rabanete é fonte de vitaminas e ajuda a reduzir problemas respiratórios decorrentes de gripes, resfriados e alergias. Ele também elimina a dor de garganta e o muco excessivo.

Como fazer

Corte 10 rabanetes em um liquidificador, adicione 1/2 copo de água e 1 copo de suco de limão. Após coar, acrescente 8 gotas de mel e leve ao fogo deixando ferver. Beba 3 colheres de sopa por dia.

12. Mel e própolis

A mistura de mel com própolis já é clássica e não poderia deixar de ser citada nesta lista. É um dos remédios caseiros mais usados para tosse e irritação na garganta.

Os dois ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais facilmente.

Estes foram os 12 remédios caseiros para aliviar a tosse. Se a tosse persistir por mais tempo, não deixe de procurar um médico. As receitas naturais deste conteúdo não substituem um tratamento mais adequado em caso da tosse ser causada por alguma doença mais séria.

Gostou do conteúdo sobre remédios caseiros para tosse? Então comente e curta nossa página do Facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …