Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Tratamento natural: 12 remédios caseiros para varizes no corpo

Tratamento natural: 12 remédios caseiros para varizes no corpo

Mais do que uma questão de estética, as varizes podem prejudicar a saúde e levar ao quadro de trombose, por isso este conteúdo traz remédios caseiros para varizes como solução para esse mal que atinge mais mulheres do que homens.

As varizes são veias dilatadas devido a má circulação sanguínea e tem influência hereditária também. Permanecer em pé ou sentado por muito tempo, estar grávida, sofrer de hipertensão ou obesidade são fatores de risco, mas felizmente, existe receita caseira para varizes.

Abaixo, listamos 12 remédios caseiros para varizes, tanto para beber quanto para fazer compressas. Acompanhe:

1. Aloe vera

Aloe vera (babosa) é um remédio caseiro muito bom para varizes, pois aumenta a circulação e fortalece artérias e veias por ser rica em vitamina C. Pode ser usado o próprio talo, bastando colocar a parte interna sobre o local dolorido ou aproveitar seu gel para espalhar na perna.

Se preferir, você pode misturar o gel da aloe vera com 2 a 3 colheres de sopa de cenoura ralada e vinagre de maçã. A mistura se transforma em uma espécie de pomada e pode ser aplicada por 20 minutos.

2. Receita caseira com mirtilo

Mirtilo é uma pequena fruta rica em bioflavonoides, com propriedades anti-hemorrágicas, além de ser capaz de fortalecer as paredes das veias, promovendo um bom fluxo sanguíneo. Você pode comê-los normalmente ou preparar um chá.

Em um copo de água fervida, adicione 1 colher de mirtilos secos. Depois, é só beber 2 copos diariamente.

3. Chá de castanha da índia

Chá de castanha da india remédios caseiros para varizes
Chá de castanha para tratar varizes

A castanha da índia é um verdadeiro estimulante da boa circulação sanguínea, sendo conhecida como um dos melhores remédios caseiros para varizes, capaz de restaurar o funcionamento das veias.

Ferva 1 litro de água e coloque 5 colheres de sopa de casca de castanha da índia (50 g). Apague o fogo e deixe agir por 10 minutos. Coe e beba todos os dias, durante as manhãs ou noites.

4. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã é um versátil remédio caseiro, utilizado para combater o mau hálito, colesterol alto, labirintite e também entra como receita caseira para varizes. É adstringente, acaba com a má circulação e melhora o fluxo do sangue. O vinagre de maçã pode ser comprado pronto e usado para massagear a área afetada, mas se preferir, ensinamos como preparar o seu vinagre.

Em um recipiente de plástico, junte 1 kg de maçã picada e 2 colheres de sopa de açúcar. Adicione 5 litros de água e espere 15 minutos. Coe e beba 1 colher de sopa de vinagre de maçã diariamente ou aplique sobre o local onde aparecem as varizes.

5. Receita caseira com pimenta caiena

Pimenta caiena é rica em bioflavonoides e vitamina C, contribuindo para aumentar a circulação do sangue e aliviar as dores causadas pelas varizes.

Para preparar esta receita caseira para varizes, basta ferver 1 copo de água com 1 colher de chá de pimenta caiena em pó. Misture e beba 3 vezes ao dia durante 1 a 2 meses.

6. Alho

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

O alho é um dos remédios caseiros para varizes considerado excelente pela sua capacidade de desinflamar e ativar a circulação sanguínea. Assim como o vinagre de maçã, o alho é versátil e também pode ser utilizado para gripe e tosse, por exemplo.

Coloque em um frasco de vidro 6 dentes de alhos triturados e amassados. Reserve-os.
Faça um suco de 3 laranjas, adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva e acrescente o alho. Cubra a mistura e deixe assim por 12 horas. Após, coe para retirar os restos de alho e agite o frasco. Use a mistura para massagear o local das varizes em movimentos circulares por pelo menos 15 minutos, depois é só enxaguar com água fria.

7. Hamamélis

Hamamélis é uma erva medicinal adstringente, contendo muitos óleos essenciais usados para aliviar as dores e o inchaço causados pelas varizes e fortalecer os vasos sanguíneos.

Adicione em uma bacia com água morna a quantidade de 10 a 20 gotas de hamamélis destilada. Com um pano, mergulhe na solução e faça compressas sobre a perna dolorida.

Depois, lave as pernas com água limpa. Este remédio caseiro pode ser usado 2 vezes ao dia por até 2 meses no combate às varizes.

8. Folha de Videira

Para manter as veias saudáveis, nada melhor do que flavonoides, um rico componente encontrado nas folhas de videira. Além de adstringente e antioxidante, a folha de videira também é anti-inflamatória e homeostática, excelentes combinações para um remédio caseiro para varizes.

Em 1 copo de água fervente, adicione 1 xícara de folhas de videira e deixe agir por no máximo 15 minutos. Espere amornar e despeje-o em um balde. Mergulhe os pés por 5 minutos, então retire os pés e coloque-os em outro balde com água fria por 10 segundos.

Faça isso de 3 a 4 vezes seguidas. Massageie as pernas em movimentos ascendentes com óleo de rícino. Depois, deite-se e eleve as pernas para o alto durante 10 minutos.

9. Calêndula é boa para varizes

Outro remédio caseiro para varizes é a flor de calêndula (também conhecida como margarida). Rica em flavonoides e vitamina C, a calêndula ajuda a reparar as células, a estimular a produção de colágeno e a aumentar a circulação sanguínea, evitando os sintomas das veias dilatadas nas pernas.

Ferva 4 copos de água com 1 xícara de flores de calêndula. Embebeda um pano e coloque sobre a perna até que esfrie. Faça isso algumas vezes por dia e durante alguns meses até que melhore os sintomas das varizes. Se quiser, comer as pétalas de calêndulas também auxilia na redução do inchaço das pernas.

10. Casca de pinheiro

A casca de pinheiro é rica em proantocianidinas oligoméricas que ajudam a reparar os danos dos tecidos no corpo, melhora a circulação do sangue, é anti-inflamatória, antioxidante e reduz a pressão arterial. Por ser hidrossolúvel, esse nutriente permanece em nosso organismo por 3 dias, o que ajuda a potencializar o efeito da vitamina C.



Casca de pinheiro remédios caseiros para varizes
Remédios caseiros para varizes feitos com o extrato da casca de pinheiro

Basta ingerir o extrato da casca de pinheiro e aproveitar todos os benefícios deste remédio caseiro para varizes.

11. Chá de carqueja e rosa branca

A carqueja é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades antioxidantes, saponinas e anti-inflamatórias, que protegem o fígado, o estômago, emagrece e ainda é usada para melhorar a circulação sanguínea. Já a rosa branca tem ação adstringente, calmante e anti-inflamatória que, junto com a carqueja formam um excelente tratamento natural para varizes.

Em 4 xícaras de água fervida, adicione 2 colheres de sopa de carqueja e 2 colheres de sopa de rosa branca. Deixe esfriar e coe. Beba 4 xícaras diariamente.

12. Remédios caseiros para varizes com suco de uva

A uva é rica em resveratrol, um componente que aumenta a circulação do sangue e evita os famosos vasinhos nas pernas.

No liquidificador, bata 2 copos de uvas (com casca e sementes) em 1 copo de água. Adoce a gosto e beba quantas vezes quiser durante o dia.

Dicas para combater as varizes

A melhor maneira de tornar os remédios caseiros para varizes eficazes é aliar as receitas com bons hábitos. Não adianta beber o suco de uva ou fazer compressas com hamamélis se você passa o dia sentado ou muito tempo em pé. Por isso, listamos 5 dicas para combater as varizes de forma natural:

  • Não fume;
  • Faça caminhadas;
  • Evite salto e carregar peso;
  • Adote uma alimentação saudável;
  • Não permaneça muito tempo em pé ou sentado.

Seguindo essas dicas e aliando-as com os remédios caseiros, suas pernas ficarão livres de varizes. Mas lembre-se de nunca dispensar uma consulta médica; exames periódicos ajudam a descobrir problemas de saúde precocemente e a tratá-los o quanto antes.

Se você gostou deste artigo sobre remédios caseiros para varizes, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook! 


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …