Home / Remédios / Remédios para abrir o apetite – 7 remédios e receitas caseiras

Remédios para abrir o apetite – 7 remédios e receitas caseiras

Tanto as crianças quanto os adultos, em algum momento de sua vida irão perder o apetite, seja por doenças ou preocupações, ansiedade, depressão ou porque possuem doenças como anorexia, ao não comerem, acabam passando mal e perdendo peso, causando preocupações á todos que estão a sua volta.

A gravidez também pode ser a causadora da falta de apetite, já que, ao menos nos primeiros meses, a gestante costuma sofrer com enjoos e, assim, acaba evitando se alimentar para não enjoar.

Por isso, veja abaixo alguns remédios para abrir o apetite seja dos adultos ou das crianças:

Cobavital

Esse medicamento é uma associação de duas substâncias: a Cobalamina (considerada um anabolizante não-esteroide) e o Cloridrato de Ciproeptadina (que age como estimulante do apetite).

cobavital remédios para abrir o apetite
O cobavital é um dos melhores remédios para abrir o apetite, mostrando os seus resultados rapidamente

O principal efeito do medicamento é a estimulação do apetite, mas a presença da Cobamamida é um grande diferencial do Cobavital: A Cobamamida aumenta a eficácia do metabolismo proteico hepático e melhora a síntese de moléculas no corpo como um todo.

Além disso, pela cobalamina não ser um anabolizante esteroide, não traz nenhum dos efeitos indesejados destes, como a virilização, aumento de pilificação, espermatogênese prejudicada e assim por diante.

Buclina

A Buclina traz como composto principal o Cloridrato de Buclizina. Esse composto tem vários efeitos em nosso corpo: ele é ante emético (evita o vômito e reduz enjoo ou náuseas), além de ser orexígeno (estimula a sua fome) e anti-histamínico (antialérgico).

O Cloridrato de Buclizina ainda age como hipoglicemiante, ou seja, retira o açúcar do seu sangue. Isso, em nosso corpo, estimula nosso “centro da fome” no cérebro, ajudando a abrir o apetite.

Postafen

Também formulado à base de dicloridrato de buclizina, Postafen é indicado especialmente para tratar a falta de apetite e a magreza excessiva.

Cobactin

É usado para estimular o apetite e contribuir para o ganho de peso. Na infância, ele é usado para atrasar o crescimento da criança e também é utilizado nos períodos de recuperação após doenças.

Remédios para abrir o apetite infantil:

Lisinvitam

Lisinvitam é um estimulante de apetite para crianças que deve ser tomado duas vezes ao dia. Em crianças com até 1 ano, a dose recomendada é de 1/2 medida. Crianças de 1 a 5 anos devem tomar de 1 a 2 medidas. Crianças de 5 a 12 devem tomar de 2 a 3 medidas.

Profol

Profol age como suplemento de vitaminas e estimulante para o apetite em crianças de até 12 anos. A dose para crianças entre 5 e 12 anos é de 10 ml, 2 vezes ao dia.

Forten

É muito utilizado para dar energia e aumentar o apetite de adultos e crianças. A dose recomendada é de 1 a 2 frascos por dia para adultos, enquanto as crianças devem tomar 1 frasco por dia.

O suplemente não é um estimulante de apetite em si, mas fortifica o organismo para o melhor desempenho físico e mental.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Remédios Caseiros

Suco de Cenoura para Tratar Falta de Apetite

O suco da cenoura, juntamente com a levedura da cerveja, abre o apetite tanto de crianças como de adultos.

Como fazer:

  • Bata uma cenoura descascada em uma centrífuga ou liquidificador até que ela se transforme em um suco.
  • Adicione 250 ml de água, misture e tudo e tome juntamente com um comprimido da levedura de cerveja, todos os dias, 1 hora antes de almoçar.

Chá de Folhas de Limoeiro, Tomilho, Aipo e Alcachofra

O chá de folhas de limoeiro com ramos de tomilho, raiz de aipo e alcachofra picada é infalível contra a falta de apetite!

Como fazer:

Coloque 1 litro de água para ferver em uma panela, juntamente com 3 folhas de limoeiro,1 colher de sopa de ramos de tomilho, 1 colher de sopa de raiz de aipo e 2 colheres de alcachofra picada.

Chá de Alfazema

chá de alfazema é outro que atua como estimulante de apetite. Ferva 4 colheres de sopa de alfazema em 1 litro de água, desligue o fogo e tampe a panela até que o chá esfrie totalmente. Coe e beba 1 xícara a cada 1 hora.

Suco e Chá de Melancia

Além de estimular o apetite, a melancia tem propriedade diurética e combate o inchaço proveniente do acúmulo de líquidos.

Como fazer:

Bata 2 xícaras de melancia cortada em cubos com casca e sem semente com 100 ml de água. Adoce a gosto e beba antes de ir dormir ou mesmo entre as refeições.



chá de melancia remédios para abrir o apetite
O chá de melancia pode ser uma opção muito prática para abrir o apetite e pode mostrar os seus efeitos rapidamente

O chá de melancia é feito com duas xícaras de fatias de melancia (contendo casca e semente) e 100 ml de água.

Basta ferver em uma panela as fatias de melancia em água, coar e adoçar com açúcar a gosto. Beba o chá ainda morno, 30 ou 40 minutos antes das refeições.

Outros remédios caseiros para abrir o apetite:

  • Mastigue algumas folhas de salsa, meia hora antes das refeições;
  • Lave bem uma raiz de gengibree corte-a em rodelinhas. Coloque-as em um vidro e cubra com vinagre. Feche bem o vidro e deixe em repouso por 3 dias. Coma algumas rodelas antes ou durante as refeições.

 Dicas para abrir o apetite

  1. Crie bons hábitos alimentares,é essencial e é a primeira medida a ser tomada para se livrar da falta de apetite, principalmente pelas crianças que ainda são alimentas pelos pais.
  2. Faça suas refeições com calma, sem pressa, mastigando bem e saboreando a refeição.
  3. Se você tem filhos pequenos introduza alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes desde cedo;
  4. Se alimente de 3 em 3 horas, assim o seu metabolismo irá funcionar melhor. Se não estiver com muita fome no horário de comer, opte por uma fruta leve, como a maçã ou um suco.

Se a perda do apetite é causada por infecções virais ou bacterianas, logo que houver tratamento, o apetite voltará, mas se for causada por depressão, câncer, ou outros estados em que se torna mais difícil o tratamento, comer em um lugar agradável, ao ar livre, com boa companhia, variar nos pratos e temperos pode ajudar na situação.

Doenças que fazem perder o apetite:

  • Nervosismo
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Tristeza
  • depressão;
  • Infecções virais ou bacterianas;
  • Distúrbios na tireoide;
  • Certos medicamentos
  • drogas ilegais;
  • Bulimia
  • anorexia;
  • Hepatite;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Problemas renais
  • Problemas no fígado;
  • Demência;
  • Alguns tipos de câncer.

Gostou deste artigo sobre remédios para abrir o apetite? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …