Remédios para otite – 9 melhores remédios para otite

As dores de ouvido podem ser aliviadas com remédios para otite, sendo naturais ou de farmácia, que atuam como anti-inflamatórios, antibióticos (em caso da otite ser causada por bactéria) e analgésicos.

O acúmulo de micro-organismos na orelha média e no tímpano favorecem à dor intensa e à inflamação, que também pode atingir a orelha externa e a mucosa do ouvido.

Um bom remédio para otite visa aliviar as dores, combater a inflamação e reduzir outros sintomas que costumam acompanhar pacientes que sofrem de otite, como coceira na orelha, secreções, falta de cera, perda auditiva temporária, zumbido no ouvido e inchaço, para citar alguns.

Selecionamos alguns remédios para otite, seus componentes e benefícios tanto para otite média quanto para a otite externa.

1. Amoxicilina

Considerado um dos melhores antibióticos para tratar a otite média, a Amoxicilina é altamente recomendada a pacientes com inflamação causada por bactérias.

amoxicilina remédios para otite
A amoxicilina pode ser um excelente medicamento para otite, porém deve avaliar antes de utiliza-la para saber se tem alguma alergia a essa substância medicamentosa

O antibiótico costuma ser receitado a crianças e destrói uma variedade de bactérias causadoras de infecções, como em caso de bronquite, sinusite, amigdalite, de trato urinário e, claro, a otite.

A melhora clínica ocorre em até 72 horas e a recomendação é que o uso desse remédio para otite se estenda por 10 dias, a fim de evitar futuras infecções.

Você também pode gostar destes conteúdos:

2. Ibuprofeno

Ibuprofeno é um remédio anti-inflamatório não esteroide que alivia as dores causadas pela otite por também ser um analgésico.

Mesmo sendo um remédio conhecido para quem sofre de reumatismo, inflamações dentárias ou outros problemas relacionados às dores articulares, o ibuprofeno é indicado para qualquer dor de origem inflamatória.

Pode ser encontrado sob nomes comerciais, tais como Advil, Buprovil, Alivium e Doraplax.

3. Diclofenaco sódico

Assim como o Ibuprofeno, o Diclofenaco sódico é uma droga anti-inflamatória da classe dos não-esteroidais (AINEs), conhecido por aliviar dores rapidamente em caso de inflamação pós-cirúrgica e pós-traumática.

O Diclofenaco sódico bloqueia as prostaglandinas, fazendo com que as dores e as inflamações sejam eliminadas.

O uso deste remédio para otite é contraindicado nos últimos meses de gravidez, em caso de alergia ao medicamento, úlcera estomacal ou intestinal e outros problemas que atingem o coração, rins e fígado.

4. Cefalexina

A Cefalexina é um medicamento da família das cefalosporinas, muito receitada pelos médicos por combater diversas bactérias, como o Streptococcus e o Escherichia coli.

Recomenda-se, geralmente, tomar 250 mg de Cefalexina, a cada 6 horas ou 5 ml, em caso de xarope. As doses para crianças devem ser reduzidas.

Dentre os efeitos colaterais descritos estão a diarreia, náusea, tontura e dor de estômago, mas a cefalexina costuma ser bem tolerável.

5. Otosporin

Otosporin é um remédio para otite externa, que associa anti-inflamatório corticosteroide, neomicina, polimixina B e a hidrocortisona.

Ao contrário de outros medicamentos, o Otosporin é de uso exclusivo para infecções de ouvido e deve ser usado externamente, adicionando 3 gotas ao ouvido, evitando encostar o bico dosador na orelha afetada.

O Otosporin é contraindicado a pacientes com Herpes zoster, infecções fúngicas sem tratamento, hipersensibilidade a antibióticos como o kanamicina, gentamicina ou a qualquer componente do remédio.

6. Remédio caseiro para otite com azeite

Um bom remédio para otite é a união de azeite morno com alho, um antimicrobiano natural que ajuda a aliviar as dores de ouvido. Só é necessário 1 colher de azeite e 1 dente de alho.

  • Modo de preparo:

Amorne uma colher de sopa contendo 1 dente de alho e um pouco de azeite. Embeba um pedaço de algodão na solução e certifique-se de espremer para retirar o excesso e evitar escorrer para o interior do ouvido. Depois tampe o ouvido com esse algodão e deixe assim por no máximo 20 minutos. Faça isso 3 vezes por dia.

7. Remédio caseiro com cebola

Sabe-se que a cebola é um vegetal conhecido por suas propriedades antissépticas e antibacterianas, servindo como um dos melhores remédios para otite de forma natural.

É só cortar a cebola, colocá-lo em um tecido limpo e embrulhar, aplicando-o sobre a orelha onde tem a otite. Faça isso por 5 minutos e repita o procedimento várias vezes durante o dia.

8. Remédio para otite com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é amplamente usado em diversas patologias e também é um excelente remédio para otite interna.

A única coisa que vamos precisar é de poucas gotas do vinagre de maçã (preferencialmente a orgânica, por ter mais nutrientes) no ouvido afetado. Deixe escorrer o líquido para ter certeza que o problema foi atingido pelo produto.

9. Óleo de eucalipto ou óleo de lavanda

O uso de óleos essenciais são bastante comuns em várias situações, e no caso de otite interna, existe o óleo de eucalipto e o óleo de lavanda. Enquanto o eucalipto é um antisséptico eficiente contra infecções, o óleo de lavanda atua como anti-inflamatório.

óleo de eucalipto remédios para otite
O óleo de eucalipto pode trazer muitos benefícios e tratar a otite é apenas um deles, explore mais esse óleo para melhorar a sua saúde

Para aproveitar seus benefícios, dilua até 10 gotas de óleo essencial de sua preferência em uma colher de sopa de azeite de oliva. Aplique no ouvido 3 gotas dessa solução duas vezes por dia.

Gostou deste conteúdo sobre remédios para otite? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 48 votes