Home / Remédios / Remédios para parar de fumar – Remédios com nicotina e sem nicotina

Remédios para parar de fumar – Remédios com nicotina e sem nicotina

Na busca para se livrar do vício do cigarro, existem os remédios para parar de fumar, que vão ajudar no tratamento antitabagismo, especialmente na chamada síndrome da abstinência, comum em quem está no processo de deixar de fumar.

Os remédios para parar de fumar se dividem em três grupos: os remédios para parar de fumar sem nicotina, os remédios para parar de fumar com nicotina e os remédios naturais para parar de fumar.

Remédios para parar de fumar sem nicotina.

Os remédios, utilizados no tratamento para parar de fumar sem nicotina, são indicados e prescritos por médicos. São medicamentos que vão tratar dos efeitos da abstinência, diminuindo as crises de ansiedade, irritabilidade e nervosismo, que ocorrem durante o tratamento.

Os remédios para parar de fumar, que não contem nicotina na sua formulação, mais comuns são o Zybian, Zetron e Bup (estes à base de bupropiona), Champix (vareniclina) e Pamelor (cloridato de nortriptilina).

  1. Zyban, Zetron e Bup.

Tem como princípio ativo o cloridato de bupropiona, que é um antidepressivo muito utilizado no tratamento para parar de fumar.

Eles reduzem a vontade de fumar e sua ação antidepressiva, diminui os efeitos da síndrome da abstinência, comum a quem esta em processo de parar com o uso do cigarro.

Em relação ao modo de usar, comece tomando os medicamentos enquanto estiver fumando. Estabeleça uma data para parar de fumar na segunda semana após iniciar o tratamento, pois é somente após esse período que o remédio inicia seu efeito.

Nos três primeiros dias tome um comprimido de 150mg, uma vez ao dia, preferencialmente, pela manhã. Do quarto dia em diante, tome dois comprimidos de 150 mg, de 8 em 8 horas. No oitavo dia de tratamento, pare de fumar.

O tratamento com bupropiona dura sete semanas e a dosagem dos remédios para parar de fumar, é definida pelo médico levando em conta a idade e estado de saúde do paciente.

É contraindicado à pessoas hipertensas, cardíacas, com epilepsia, anorexia nervosa, bulimia, em uso de bebida alcoolica, gestantes, nutrizes, diabéticos, em uso de medicamentos psicoativos e inibidores da MAO.

Os efeitos colaterais mais comuns são insônia, boca seca e cefaleia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Champix

Tem como princípio ativo a vareniclina, que foi desenvolvida para produzir efeito semelhante ao da nicotina. Ajuda na redução do desejo de fumar e dos sintomas de abstinência causada pela falta da nicotina.

remédios para parar de fumar champix
O champix é o remédio mais conhecido para parar de fumar, mostrando os seus resultados rapidamente

O tratamento inicia sete dias antes da data escolhida para parar de fumar e tem duração de 11 semanas.

Do primeiro ao terceiro dia, tomar m comprimido de 0,5 mg, uma vez ao dia. Do quarto ao sétimo dia, tomar um comprimido de 0,5 mg duas vezes ao dia. Parar de fumar no oitavo dia e tomar um comprimido de 1mg, duas vezes ao dia (manhã e noite), até o fim do tratamento.

A dosagem vai depender da avaliação médica e da reação do organismo. Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, insônia, dor de cabeça, sonhos anormais, aumento do apetite, fadiga, sonolência, alterações intestinais e do paladar, boca seca e tontura.

  1. Pamelor

Tem como princípio ativo o cloridato de nortriptilina, que atua como antidepressivo e vai ajudar no combate aos efeitos da abstinência da nicotina como ansiedade, mudanças de humor, irritabilidade e tristeza.

O tratamento começa com um comprimido de 25 mg por dia entre duas a quatro semanas antes da data escolhida para parar de fumar. Depois a dose é aumentada a cada sete ou dez dias até chegar a dose de 75 a 100 mg por dia. Todo o tratamento pode durar seis meses e é feito sob a orientação do médico.

Os efeitos colaterais mais comuns são sonolência, boca seca, intestino preso, taquicardia, perda de cabelo, ganho de peso e diminuição do desejo sexual.

Há contraindicação para pacientes com retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado, etilistas, hipertireoidismo, gravidez e lactação.

Remédios para parar de fumar com nicotina

Esses medicamentos para parar de fumar, são vendidos sem receita médica, mas a orientação do especialista é necessária, pois eles têm efeitos colaterais e o uso incorreto pode fazer mal ao organismo.

São conhecidos como repositores de nicotina para ajudar a controlar o desejo de fumar e os sintomas das crises de abstinência. Devem ser utilizados como parte de um programa antitabagismo.

Esses medicamentos para parar de fumar são encontrados em forma de pastilhas, adesivos e gomas.

  1. Niquitin ou Nicoretti em adesivos.

São adesivos que contem nicotina, por isso é necessário que os pacientes parem de fumar ao iniciar o tratamento.



niquitin remédios para parar de fumar
O niquitin pode ser o remédio para parar de fumar que tem efeitos mais rápidos no nosso organismo

Esses adesivos devem ser aplicados sobre a pele, em região sem pelos, uma vez ao dia, preferencialmente de manha. Depois de 24 horas, o adesivo deve ser retirado e colocado em local diferente.

O tratamento vai depender da quantidade de cigarros que a pessoa fuma em um dia. Se fumar 10 cigarros ou mais, o tratamento dura 10 semanas e é dividido em 3 etapas com diminuição das doses gradativamente. Se fumar até 10 cigarros por dia, o tratamento é de 8 semanas dividido em 2 etapas com gradual diminuição da dose.

  1. Niquitin ou Nicoretti em pastilhas ou goma

A pastilha tem nicotina que é liberada conforme se dissolve e é indicada para pacientes com alta dependência e fortes crises de abstinência do cigarro.

As pastilhas devem ser colocadas embaixo da língua para melhor absorção da nicotina que será metabolizada pelo fígado e atuará no controle da abstinência.

O tratamento  depende da quantidade de cigarros consumidos em um dia. Mais de 20 cigarros, o tratamento é feito em três etapas com diminuição gradativa da dosagem. Menos de 20 cigarros por dia, o tratamento é feito em três etapas com doses menores e diminuídas gradativamente.

As gomas de nicotina agem de forma parecida a da pastilha, a diferença está no modo de usar. A goma deve ser fortemente mastigada e quando sentir o gosto da nicotina, ela deve ser colocada entre a gengiva e a bochecha, onde será melhor absorvida, ficando lá por 30 minutos e depois jogada fora. Não beba água enquanto mastiga a goma.

Os médicos recomendam o uso das pastilhas ou gomas de nicotina junto ao adesivo de nicotina para melhor efeito desses remédios no tratamento.

Há ainda medicamentos para parar de fumar e tratamentos naturais, que ajudam a controlar a síndrome de abstinência e desintoxicam o organismo.

Remédios e tratamentos naturais para parar de fumar:

  • Hipnoterapia com uso da hipnose;
  • Ginseng inibe a emissão de dopamina que gera sensação de prazer liberado pela nicotina;
  • Acupuntura trabalha pontos do organismo, liberando a ansiedade e ajudando o bom funcionamento dos órgãos;
  • Valeriana, lobélia, gengibre, aveia e pimenta caiena, ajudam no combate aos efeitos da abstinência e a aliviar e prevenir os efeitos prejudiciais da nicotina nos pulmões.

Todos esses tratamentos e remédios para parar de fumar devem ser realizados sob a supervisão médica.

Gostou deste artigo sobre remédios para parar de fumar? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …