Home / Sintomas / Remédios para reumatismo – 10 melhores remédios para dores

Remédios para reumatismo – 10 melhores remédios para dores

Os remédios para reumatismo, tanto os de farmácia quanto os naturais, ajudam a aliviar as dores e desconfortos causados por doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, artrose, vasculite ou lúpus.

Como o reumatismo é uma doença inflamatória ou causada por baixa imunidade, o tratamento recomendado inclui anti-inflamatórios, imunossupressores, antirreumáticos e analgésicos, que visam diminuir as dores provocadas pela inflamação das articulações, ossos ou músculos.

Muitas vezes, os remédios para reumatismo comprados em farmácia podem causar dependência e, a longo prazo, não oferecer mais o alívio esperado. Por esta razão, é sempre bom aliar esses remédios recomendados pelo médico com os tratamentos caseiros.

Confira abaixo uma seleção de 10 remédios para reumatismo, de farmácia e de tratamento natural, para ajudar a amenizar as dores das doenças reumatológicas.

1. Ibuprofeno

Ibuprofeno é um anti-inflamatório que ajuda a diminuir as dores e o inchaço causados pela inflamação.

ibuprofeno remédios para reumatismo
O ibuprofeno é muito utilizado por suas ações anti-inflamatórias no nosso organismo e pode ser o remédio mais barato para reumatismo

Trata-se também de um antipirético e analgésico usado para várias patologias de causa inflamatória, incluindo inflamações dentárias.

Os nomes mais comuns do Ibuprofeno podem ser encontrados pelos nomes do Advil e Alivium, e não deve ser usado de forma prolongada, devido aos efeitos adversos.

2. Dipirona

Um analgésico muito conhecido e potente para controlar as dores e ajudar nas tarefas do cotidiano. A Dipirona ou o Paracetamol são opções mais baratas que aliviam a dor provocadas por muitas patologias.

A Dipirona é útil contra febre, dores de cabeça e muitas outras crises gerais que causam dores.

3. Prednisolona

Prednisolona e o Betametasona são corticoesteroides muito eficientes, de efeito rápido e potente. Reduzem a inflamação e participa da modulação de nossas defesas (sistema imune).

A Predisolona não é só útil como remédio para reumatismo como também para outras doenças, como alergias, problemas gastrointestinais, respiratórios ou problemas sanguíneos.

Deve-se ter cuidados com tratamentos com corticoesteroides a longo prazo, pois há riscos de efeitos colaterais.

4. Metotrexato

Da família dos modificadores da doença (antirreumáticos), o Metotrexato pode ser usado junto de outros medicamentos de classes diferentes ou isoladamente.

São remédios para reumatismo que previnem lesões, controlam o desconforto, as dores e todos os sintomas relacionados às doenças reumatológicas. Outros modificadores são a Leflunomida, o Hidroxicloroquina e o Sulfassalazina.

5. Chá de canela de velho

Um remédio para reumatismo caseiro é o chá de canela de velho (extraído das folhas da Miconia albicans), com propriedades que ajudam a reduzir sintomas reumáticos e dores musculares causadas por tendinite.

  • Modo de preparo:

Ferva 1 copo de canela de velho por 30 segundos. Desligue o fogo, deixe a panela fechada e aguarde 1 hora. Coe o chá e beba 2 vezes por dia, sendo uma após o café da manhã e outra após a janta.

Quando o organismo estiver se acostumado ao chá de canela de velho, passe a beber uma hora após as refeições, podendo ser até 3 vezes por dia.

Você também pode gostar destes conteúdos:

6. Chá de semente de sucupira

Um bom remédio para reumatismo caseiro é feito com as sementes de sucupira, também eficaz no tratamento contra a diabetes, amigdalite, asma, cistos no ovário e no útero, sífilis, além de ajudar a combater o câncer da próstata.

  • Modo de preparo:

Despeja 5 sementes de sucupira cortadas ao meio em 1 litro de água fervente. Deixe por 2 minutos para tornar o chá mais forte.

Para conservar o chá, guarde na geladeira após esfriar.

7. Suco de cenoura e folhas de beterraba

Outro bom remédio caseiro para reumatismo é o consumo do suco feito à base de cenoura, folhas de beterraba, gengibre e água de coco, excelentes fontes de nutrientes e sem contraindicação.

  • Modo de preparo:

Junte 2 cenouras, 6 folhas de beterraba (com talos), 1 copo de água de coco e metade de um gengibre. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, coe e beba.

8. Massagem com caroço de abacate

Uma ótima forma de combater as dores musculares devido ao reumatismo é fazer uma massagem com o caroço de um abacate.



  • Modo de preparo:

Coloque em uma tigela ou em qualquer recipiente um caroço de abacate ralado. Junte 1 copo de álcool de cereais e deixe tampado por 2 dias. Após esse tempo, use a mistura para massagear o local dolorido.

9. Chá de manjerona

Composta de taninos e óleos essenciais, o chá de manjerona é um ótimo aliado para quem sofre de reumatismo nos ossos.

  • Modo de preparo:
chá de manjerona remédios para reumatismo
O chá de manjerona é o melhor tratamento caseiro para reumatismo e não possui efeitos colaterais no nosso organismo

Basta adicionar 1 colher de chá de manjerona a uma xícara de água fervida. Coe e espere esfriar para beber.

10. Suco de batatas cruas

Um dos remédios para reumatismo mais antigos e naturalmente eficazes contra inflamações causadas por problemas reumáticos.

  • Modo de preparo:

Extraia o suco de batatas cruas e beba 1 colher em jejum, diariamente. Desta forma, é possível também prevenir os problemas nos ossos, articulações e músculos.

Outras formas de aliviar as dores reumáticas é fazer compressas de gelo de 15 a 30 minutos nas áreas mais atingidas, praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação, que deverá ser rica em ômega 3 (encontrado em peixes e em oleaginosas, como sementes de linhaça), cálcio e vitamina D (bastando pegar sol pela manhã).

Evitar bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos e processados também contribuem para que os remédios para reumatismo surtem mais efeitos.

Gostou deste artigo sobre remédios para reumatismo? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …