Home / Cirurgias / Reversão de Vasectomia: como recuperar a fertilidade masculina.

Reversão de Vasectomia: como recuperar a fertilidade masculina.

Antes de expormos sobre o que é a reversão de vasectomia, é preciso definir o que é a vasectomia.

A vasectomia é um procedimento cirúrgico procurado por muitos homens que não pretendem procriar. Esta cirurgia nada mais é que a realização de um pequeno corte nos testículos interrompendo assim a passagem dos espermatozoides que transcorrem por dois canais distintos. Ao realizar esta cirurgia não quer dizer que não há mais o ato de expelir sêmen, este continuará tendo, o que não mais existirão são os gametas, ou seja, os espermatozoides.

Esta pequena cirurgia é simples, mas que costuma demorar em torno de duas a quatro horas e muitos consideram ser pouco invasiva, não havendo assim, sequer a necessidade de haver internação hospitalar e o homem tem alta no mesmo dia. A cirurgia de vasectomia somente pode ser feita em homens que possuam mais de 25 anos de idade e no mínimo dois filhos, conforme legislação brasileira.

O que é a reversão de vasectomia?

A reversão da vasectomia é o ato de unir novamente os dois canais que foram separados, porém isso somente pode ocorrer, caso o corte não tenha sido grande. Essa união é feita por meio da costura dos canais deferentes com fios finos.

reversão de vasectomia
A reversão da vasectomia é o ato de unir novamente os dois canais que foram separados, porém isso somente pode ocorrer, caso o corte não tenha sido grande.

O procedimento de reversão da vasectomia é realizado com anestesia geral e no mesmo dia há a alta do homem que fez a cirurgia.
Quando tiver transcorrido 45 dias da reversão, deve ser realizado um espermograma, justamente para poder verificar a quantidade de espermatozoides no sêmen.

Os motivos que fazem com que os homens resolvam fazer a reversão da vasectomia é a existência de um novo amor, ou por ter morrido algum dos filhos ou até mesmo por querer ter mais filhos com a mesma mulher.

Para quem é indicada

A reversão da vasectomia nem sempre possui os efeitos desejados, já que há condições para haja êxito no procedimento.
Homens que tiverem feito a vasectomia há mais de 14 anos tem a probabilidade de não possuir êxito no procedimento, justamente por causa da fibrose.

Normalmente a cirurgia é indicada para homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos, pois só assim é possível ter maiores chances de sucesso. Isso ocorre porque com o tempo vai ocorrendo um processo de fibrose, criando obstruções abaixo de onde foi feito o rompimento do canal deferente. Nesses casos é preciso fazer uma conexão fora da área obstruída.

Outro fato muito importante para o sucesso da reversão é a idade da parceira, se ela tiver idade igual ou menor a 35 anos e não tiver qualquer problema para a concepção, a probabilidade de procriação é maior. Inclusive, também conta muito a idade do homem, pois se ele tiver mais que 45 anos, poderá ter problemas para engravidar a mulher.
Portanto, quanto menor for o tempo da realização da reversão, maior será a probabilidade de obter o sucesso. De todo modo, se a reversão for realizada após 4 anos, a chance de a parceira engravidar será de 70% e após 10 anos, a chance diminui para 40%.

A reversão da vasectomia não dá qualquer garantia ao homem, mas sim uma condição provável de haver espermatozoides no esperma.
Agora feito tudo isso e não obteve sucesso, é indicado a realização da fertilização in vitro que é feito por meio da técnica de ICSI, que é realizada por profissional especializado na reprodução humana assistida.

Ao fazer a reversão da vasectomia, não quer dizer que na primeira tentativa terá condições de engravidar a parceira, não é assim que ocorre, então deve estar se perguntando feita a reversão da vasectomia quanto tempo para engravidar? Para a gestação por meio do método natural pode ocorrer entre 12 a 18 meses, agora para que haja a produção viável de espermatozoide 6 a 12 meses.

Como é feita a Reversão da Vasectomia

Como dito anteriormente, a reversão da vasectomia é feita através da junção dos dois canais deferentes. Em outras palavras, é uma cirurgia que consiste em um pequeno corte na bolsa testicular e sempre é feita com a utilização de microscópio, justamente para que haja a junção dos canais.
Com a reversão da vasectomia, há também a redução de gravidez de gêmeos.

reversão de vasectomia
Uma cirurgia que consiste em um pequeno corte na bolsa testicular e sempre é feita com a utilização de microscópio, justamente para que haja a junção dos canais.

De todo modo, antes de ser realizada a reversão da vasectomia é feito analisado se existe alguma causa de infertilidade na parceira e caso isso seja constatado, não é feito a reversão, mas sim uma punção, que nada mais é que a coleta dos espermatozoides.

Durante 45 dias, é aconselhável que o homem não faça sexo ou ejacule, justamente para que haja a perfeita cicatrização da junção dos canais. Inclusive, o profissional prescreverá anestésicos e antibióticos, com a finalidade de precaver as infecções.

Seja com a realização da vasectomia ou a reversão desta, não há qualquer mudança no ato sexual, apesar de muitos acreditarem que há alteração.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Cirurgia de reversão de vasectomia quanto custa

Primeiramente, este tipo de cirurgia é realizado por um urologista. É um procedimento cirúrgico que é coberto pelo plano de saúde.
O valor da cirurgia depende muito do médico escolhido, da região que o homem se encontra, porém, de todo modo, o valor não é irrisório, está na faixa de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00, pois como há a cobertura do plano de saúde, haverá gastos com o hospital, anestesistas e com o médico que fará o procedimento cirúrgico.
De todo modo, é um procedimento cirúrgico que é muito viável, quando se tem a certeza que quer ter um outro filho e há condições para isso.

Onde encontrar a reversão da vasectomia

Se você acha que é possível fazer a reversão da vasectomia pelo SUS, ou seja, pelo Sistema Único de Saúde, está enganado, pois este procedimento não é realizado pelo SUS e também não há qualquer cobertura pelos planos de saúde.
Este procedimento cirúrgico é feito em clínicas particulares ou hospitais universitários e o profissional responsável em fazer a cirurgia é o urologista ou um especialista em reprodução humana.

Caso este artigo sobre reversão de vasectomia tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

cirurgia plástica

Cirurgia plástica – Veja as cirurgias mais realizadas atualmente

Muitas são as pessoas que querem fazer algum tipo de cirurgia plástica em alguma parte …