Sabonete Íntimo – Para que serve, vantagens e como fazer em casa.

O sabonete íntimo é um produto utilizado na higiene íntima da mulher. Este produto ginecológico é altamente indicado para a higiene desta região feminina, pois possui um pH próprio para isso. Um sabonete íntimo possui um pH entre 4,5 a 5,5, que é muito próximo dessa região íntima.

O sabonete íntimo possui em sua fórmula ácido láctico, ácidos graxos, glicerina e outros elementos responsáveis por controlar a acidez da região íntima da mulher. Ele ajuda nestas regiões pois, além de restaurar o seu pH original, protege a mucosa vaginal, eliminando assim qualquer secreção ou odores desagradáveis.

São muitos os produtos à disposição da mulher no mercado brasileiro, entre eles podemos citar marcas como Hinode, Racco, Avon, Natura, Protex, Vagisil, Kronel, entre outras sendo que muitas dessas marcas possuem opções de sabonete íntimo infantil.

O que é

O sabonete íntimo é um produto ginecológico que tem a função de fazer a assepsia dos órgãos genitais femininos, como a vagina e a vulva. Se usado corretamente traz inúmeros benefícios, como eliminar possíveis infecções em decorrência de bactérias e fungos.

  • O que é pH? O pH significa potencial hidrogeniônico e é uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. O pH é considerado neutro quando for 7. Abaixo disso é considerado um pH ácido, enquanto que acima disso é alcalino. Na nossa pele esse valor varia entre 5 e 6, enquanto que na região íntima feminina esse valor varia de 3 a 5.
sabonete intimo o que é
O sabonete íntimo possui substâncias e nutrientes que beneficiam o nosso corpo e nos protegem de muitas doenças

A utilização de um sabonete comum nas partes íntimas da mulher não é indicado pela diferença entre o pH deste produto e o da região genital feminina, podendo ocorrer uma alteração da acidez no nosso organismo. Essa acidez é responsável por inibir a presença de bactérias. Como o sabonete íntimo possui um pH mais ácido (muito próximo da região vaginal) é possível balancear este pH, fazendo com que sejam eliminados qualquer tipo de bactérias presentes nesta região, eliminando inclusive as que causam o mau odor.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Para que serve

O sabonete íntimo serve para evitar odores e a proliferação de bactérias. É comum a presença de fungos ou bactérias na região vaginal pelo fato da proximidade do órgão com o ânus. O sabonete íntimo ajuda nessa proteção, pois tem propriedades antibacterianas e anti vermífugas, prevenindo até mesmo doenças como a candidíase.

Outra importante função do sabonete íntimo é estimular a lubrificação da vagina, pois isso também auxilia na prevenção de doenças e da presença de bactérias.

Existe no mercado alguns tipos do produto com algumas mais específicas: cicatrizante, controle do fluxo menstrual, aumento da produção de colágeno e hidratante.

Riscos

O uso de sabonete íntimo é totalmente indicado para a maioria dos casos, não trazendo quaisquer riscos para saúde da mulher.

Apenas é preciso ficar atenta à fórmula presente na embalagem. Se você possuir alergia a qualquer um de seus componentes, suspenda o seu uso e consulte um médico para saber qual a melhor opção para o seu caso.

A única contraindicação diz respeito à quantidade utilizada. Evite abusar do uso exaustivo do produto, pois isso pode trazer algum tipo de alergia ou irritação na região vaginal.

Vantagens

  • Proporciona frescor na região íntima feminina, dando a sensação de limpeza;
  • Sua fórmula com pH próximo da região vaginal evita alergias, coceira e irritação, normais quando se usa um sabonete comum;
  • Hidrata a pele;
  • Previne infecções, bactérias e até mesmo alguns tipos de doença, como a candidíase.
sabonete íntimo benefícios
O sabonete íntimo proporciona a hidratação da pele e também pode acabar com germes e prevenir algumas doenças

Uma pergunta que muitas mulheres fazem diz respeito se é obrigatório o uso do sabonete íntimo para a sua saúde íntima.

O fato é que não há um consenso entre os ginecologistas sobre a obrigatoriedade do seu uso para o bem-estar dessa região. Se sabe que o sabonete íntimo ajuda a mulher a se proteger de bactérias e fungos, mas alguns defendem que seu uso (ou mau uso) pode acabar interferindo na flora vaginal, principalmente se for feita as chamadas “duchas íntimas” com o produto.

Utilizar-se do sabonete íntimo da forma correta, sem usá-lo abusivamente, utilizando apenas para limpar a parte externa vai fazer com que você recebe apenas os benefícios deste tão importante produto feminino.

Como usar

Você deverá fazer o uso do seu sabonete íntimo preferido durante o banho. Para isso, basta colocar uma pequena quantidade do produto na palma da sua mão e aplicar diretamente na região genital, fazendo assim a sua limpeza.

Sempre passe o produto de cima para baixo, lavando bem a parte externa da vagina. Usar o sabonete íntimo na parte interna interfere na defesa natural do nosso organismo.

Após a sua aplicação basta enxaguar com muita água eliminando todo excesso do produto.

Tenha atenção apenas na aplicação do produto em crianças. Isso porque as crianças possuem um nível de pH menor, não devendo assim utilizar o mesmo sabonete dos adultos. Existem várias opções de sabonete íntimo infantil no mercado. São versões do produto mais diluídos e menos concentrados.

Como fazer um sabonete íntimo caseiro

Como já falamos anteriormente, existem diversas marcas de sabonete íntimo à sua disposição. Cada um deles com sua própria formulação, mas todos com o mesmo objetivo: deixar sua região íntima mais saudável.

Entretanto, por ser um tipo de sabonete especial, este produto não é tão barato assim. O preço de um sabonete íntimo pode variar de 15 a 30 reais, de acordo com a marca.

Para você que não está disposta a investir este valor, vamos dar a dica para você mesmo criar seu próprio sabonete íntimo caseiro.

Você vai precisar de:

  • 200 ml de shampoo Johnson (daqueles especiais para bebê);
  • 2 colheres de bepantol ou pantenol;
  • Óleo essencial para dar o perfume, pode ser de lavanda ou outro que lhe agrade mais.

Para misturar todos os ingredientes, você utilizará a própria embalagem do shampoo. Tire uma pequena quantidade do shampoo (apenas para dar espaço para agitar) e adicione os outros ingredientes. Agite bem.

Agora é só aplicar no seu banho diário, respeitando o limite de 1 vez por dia.

Importante! Para evitar qualquer tipo de alergia ou possíveis irritações, utilize o óleo essencial 100% natural.

Gostou deste conteúdo sobre sabonete íntimo? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 47 votes