Selagem capilar – O que é, como é feita, sessões e preço

Todo mundo gosta de estar sempre bem apresentado e se tem uma coisa que mais nos apresentam à primeira vista é o cabelo, como se diz o cabelo é a moldura do rosto e precisa estar sempre saudável, como acontece com quem faz a selagem capilar.

Por mais que as pessoas queiram sempre cabelos saudáveis e bonitos, muitas vezes erramos e acabamos por agredi-los, por isso a selagem capilar se faz necessária, para restaurar todos os seus fios.

O conteúdo abaixo apresenta tudo sobre esse tema, inclusive como fazer selagem capilar e tira dúvidas muito comuns a respeito do preço da selagem capilar e se a selagem capilar alisa o cabelo.

Também descrevemos o passo a passo da selagem capilar e uma das maiores dúvidas sobre o tema, se mulheres grávidas podem ou não fazer o tratamento. Boa leitura!

O que é Selagem Capilar?

A selagem capilar é um tratamento de recuperação e manutenção dos cabelos que vem se popularizando no Brasil cada vez mais, embora seja muito confundindo com outros procedimentos químicos, como com a própria escova progressiva.

selagem capilar o que é
A selagem capilar promete rejuvenescer os seus cabelos, reconstruí-los e recuperar a sua leveza e seu brilho

A selagem tem em si um método muito original e focado na estrutura do cabelo e não necessariamente em seu alisamento e formato. A selagem se utiliza da queratina para selar a estrutura dos fios do cabelo, fechando as cutículas dele para um melhor resultado.

Como se fosse uma espécie de um casulo, um envoltório que não somente protege o cabelo, mas cuida de lhe garantir a presença de nutrientes que lhe darão mais vida, cor e até mesmo um novo formato. No momento em que as cutículas capilares são fechadas então, é que se pode trabalhar melhor na estrutura capilar

Por isso, a selagem vem se popularizando cada vez mais no Brasil, por sua característica regenerativa dos fios, garantindo sobrevida e transformação mesmo em casos onde eles já estão quebradiços e desgastados.

Paralelo a essa nutrição está a ação da queratina, que tem em sua composição características que garantem à superfície aplicada brilho, maciez, disciplina e resistência, o que auxilia também na restauração do cabelo.

Indicações

Por ser um procedimento muito focado em reconstruir todos os fios, a selagem capilar tende a ser indicada para pessoas que apresentam cabelos quebradiços, irregulares ou com algum problema relativo à sua hidratação e formato.

Isso acontece normalmente devido à intensa aplicação de químicas e procedimentos para o cabelo sem planejamento, que acabam destruindo todo o couro cabeludo.

Por isso, por mais que a selagem capilar seja um tratamento indicado para todos os cabelos que desejam um melhor tratamento, hidratação, brilho e maciez, ela é normalmente mais utilizada como alternativa para pessoas que precisam de fato reestruturar e dar saúde ao seu cabelo.

Quase como um medicamento que se toma esperando um resultado melhor depois de alguns exageros que as pessoas acabam fazendo com o próprio cabelo.

Como é feita a Selagem Capilar?

Por ter se tornado cada vez mais popular entre os tratamentos capilares no Brasil, a selagem pode ser encontrada facilmente em alguns salões de beleza e em casos de procura e grande demanda é possível encontra-la com preços acessíveis.

O método para fazer o procedimento não é tão complexo comparado a eficácia e transformação que apresentam os resultados e gera muita curiosidade entre pessoas que desejam saber como fazer selagem capilar.

Inicialmente, como em muitos procedimentos é preciso estar mais pronto para recebe-lo, no caso da selagem que tem como objetivo o de selar as cutículas, é preciso abri-las ainda mais para um melhor resultado.

Isso pode ser feito com a aplicação de shampoos de limpeza profunda, muito fáceis de encontrar no mercado, com o auxílio do shampoo o cabelo está pronto para receber o tratamento.

Em seguida, com as cutículas devidamente mais abertas e expostas, aplica-se o produto selante no cabelo para que o processo de fechamento e proteção das cutículas seja iniciado.

Um fator muito importante para o bom resultado do tratamento é a quantidade e proporção do produto aplicado no cabelo de acordo com cada necessidade específica. Por isso, é importante contar sempre com o auxílio de um profissional experiente e responsável para garantir a segurança e saúde dos fios.

Outro ponto importante no passo a passo da selagem capilar, para afirmar o produto selante é utilizar-se do secador ou de uma prancha, na realidade aproveitam-se do calor que eles emitem para reforçar a aderência do produto e proteção do fio.

Depois desse processo, você deverá lavar todo o cabelo enxaguando-o e somente em seguida realizar a aplicação de um protetor térmico para que se possa secar novamente com a prancha e garantir o sucesso da aplicação.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Sessões, Preço e Dúvidas

Todo esse procedimento de selagem capilar, tem duração aproximada entre uma e uma hora e meia, duração necessária para respeitar a ação dos produtos e o seu resultado. Quanto ao preço da selagem capilar, embora seja variável em diferentes lugares do país, tende a variar entre R$150 e R$200, sempre oscilando entre essa média.

As maiores dúvidas e questões em relação a selagem se baseiam no tempo de duração do tratamento e quando se pode fazer uma nova sessão, além dos tipos de cabelos que podem aderir ao tratamento.

Quanto ao tempo entre as sessões, é possível fazer a selagem capilar de três em três meses, de acordo com a situação do fio e o modo como ele se apresenta, é preciso olhar com responsabilidade e pedir ajuda do profissional de sua confiança.

Sobre os tipos de cabelos, muitas pessoas com cabelos cacheados tem dúvida se o procedimento alisa ou não os cabelos. O alisamento não é o foco da selagem capilar, no entanto por garantir mais maciez e leveza, em muitos casos acabam por alisar sim.

Nesse caso, é importante que você pense os fatores e analise se compensa ou não fazer a selagem capilar.

Contraindicações da Selagem Capilar

A selagem é feita através de uma química e por isso acaba gerando contraindicações em alguns pacientes, no entanto é também um processo mais forte e por isso não somente à composição do produto pode ser prejudicial como o que ele gera.

Por exemplo, pessoas que se apresentam com grande sensibilidade não devem fazer a selagem, uma vez que será exposta à fortes temperaturas no couro cabeludo.

Crianças com menos de dez anos de idade também são contraindicadas para fazer esse procedimento, assim como mulheres grávidas ou amamentando, momento que é mais indicado não aderir à processos químicos no couro cabeludo.

Outro fator importante que gera uma contraindicação, muito semelhante à sensibilidade, são pessoas que tem alergia e podem apresentar irritabilidade no momento de aplicação do produto.

Riscos da Selagem Capilar

Os riscos da selagem são relativamente limitados, pessoas que estão listadas nas contraindicações de aplicação do tratamento correrão riscos se o utilizarem, portanto é melhor não pensar na possibilidade e esperar um momento certo e mais seguro.

Outro risco que é importante falar é o pós selagem capilar, embora seja meio lógico. Imagine que seu cabelo está totalmente fraco e quebradiço, sem nutrientes e vida, e você utiliza-se da selagem capilar para reconstruí-lo.

Seria um risco e enorme irresponsabilidade aplicar alguma química nele pouco tempo depois, certo?! Exatamente, por isso, depois da selagem capilar, o cabelo deve descansar por um tempo.

selagem capilar preços
A selagem capilar vale a pena, já que rejuvenesce os seus cabelos e recupera o seu brilho natural

Tudo isso lembrando-se sempre de que um tratamento desse tipo deve ser feito sempre com um profissional de grande experiência e responsabilidade, da sua total confiança.

Gostou deste conteúdo sobre selagem capilar? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!

5 (100%) 44 votes