Septoplastia: como é realizada, quem deve fazer e o que esperar.

Septoplastia pode ser a solução para algumas pessoas que sofrem com dificuldades de respiração, causadas por um desvio do septo nasal. Mas nem todos são tão adeptos a procedimentos cirúrgicos, por isso é importante saber em quais casos a cirurgia é realmente necessária e indicada.

Como funciona a septoplastia? É dolorida? O pós operatório é muito complicado e sofrido? Será que o custo é muito alto? Todas estas respostas são importantes antes de tomar a decisão de fazer a cirurgia.

Não menos importante, é preciso saber quais os benefícios que espera ao realizar a septoplastia, entenda mais sobre este assunto no decorrer deste artigo.

O que é o desvio de septo nasal?

Septo nasal é uma parede interna do nariz que separa as narinas (fossas nasais), estes desvios podem acontecer por má formação ou traumas na face. Cerca de 85% das pessoas apresentam o quadro de desvio, porém as cirurgias não se aplicam a todos os casos.

Septoplastia é utilizada para uma correção funcional, em casos de correção estética, é realizada a rinoplastia.

Quando é necessário realizar a correção deste desvio (septoplastia)?

A cirurgia (septoplastia) é recomendada somente em alguns casos, como: Entupimento grave do nariz, sinusites repetidas, cefaleias (dores de cabeça) rotineiras (causadas pelo desvio de septo nasal), outras dificuldades para respirar, e falta ou pouco olfato e paladar.

Tais dificuldades podem implicar na má qualidade de vida do paciente, como noites mal dormidas, pois há casos de apneia do sono associada ao desvio, roncos e sinusites crônicas.

O paciente é que avalia a necessidade da cirurgia, se realmente ela pode melhorar a sua saúde consideravelmente.

Pré operatório da septoplastia

O pré operatório da septoplastia é semelhante aos das demais cirurgias, sendo necessárias exames de sangue e saúde, de acordo com a idade e outras condições do paciente.

Cuidados septoplastia
Veja o que fazer para se preparar para a septoplastia

Alguns medicamentos são suspensos alguns dias antes do procedimento cirúrgico, entre eles anticoagulantes, analgésicos e outros.

Como é realizada esta cirurgia?

O internamento para cirurgia é realizado cerca de uma hora e meia antes de cirurgia e requer um jejum de 8 horas.

A Septoplastia é geralmente realizada com o uso de anestesia geral para melhor conforto do paciente, em alguns casos pode ser feito com anestesia local, mas é pouco utilizada.

O procedimento cirúrgico não requer nenhum corte externo, o que não implica em nenhuma cicatriz.

A septoplastia é uma cirurgia interna, realizada através das narinas. O procedimento pode inclusive ser realizado por vídeo-endoscopia. O paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Você também pode gostar destes artigos:

Tempo de duração da septoplastia

O procedimento cirúrgico pode durar entre 60 a 90 minutos, mas a recuperação completa ocorre cerca de 1 mês após a cirurgia de septoplastia.

Devido ao tempo da cirurgia não ser pequeno, é que recomenda-se a anestesia geral do paciente.

Quais os riscos e as complicações?

Os riscos são pequenos, podendo ocorrer pequenas infecções e devem ser tomados os devidos cuidados com a anestesia. A poucos casos em que outra cirurgia precise ser realizada.

Somente em casos de muito sangramento são usados tampões nasais, o que era utilizado em todas as cirurgias realizadas a alguns anos atrás.

As dores no pós operatório não são fortes e podem ser controladas com analgésicos leves, sem o uso de antibióticos.

Como é o pós operatório?

Nos 2 primeiros dias após a cirurgia, a alimentação deve ser fria ou em temperatura ambiente, preferindo líquidos e alimentos pastosos, como gelatinas, sorvetes e papinhas. Depois deste período, a alimentação volta a ser normal.

Quando é realizada também a rinoplastia (correção para fins estéticos), pode ocorrer inchaços que ocorrem do segundo ao sétimo dia.

O período de repouso e retorno ao trabalho é de 7 a 10 dias, porém atividades físicas como corridas, musculação e esportes de contato deve ser evitados por pelo menos 30 dias.

Entupimentos nasais ocorrerão durante o primeiro mês, mas deve ser evitado suar o nariz com agressividade na intenção de desobstruir as narinas.

A lavagem das narinas com soro fisiológico deve ser realizada diariamente.

Todos estes cuidados são recomendados para evitar o sangramento excessivo e para que a recuperação ocorra com mais rapidez.

O que esperar da cirurgia?

Pode se esperar uma respiração melhor, de maior qualidade após a cirurgia de septoplastia, assim como menos entupimento, menos casos de sinusite, diminuição de cefaleias (dores de cabeça) e apneias noturnas, inclusive roncos.

o que esperar septoplastia
O que esperar após o procedimento de septoplastia

Porém, estas melhorias só poderão ser observadas um mês após a cirurgia, quando o paciente estará totalmente recuperado.

Preços da septoplastia

O custo da cirurgia está entre R$ 2.000,00 a R$ 4.500,00, o valor pode ser maior em casos em que é realizado o procedimento de rinoplastia, onde a correção é também estética. Em alguns casos, a cirurgia pode ser também realizada pelo SUS, sem custo para o paciente.

Mas uma melhor avaliação deve ser realizada pelo médico que definirá o orçamento correto.

Septoplastia é uma cirurgia não tão complicada, com recuperação rápida, sem deixar cicatriz e custo não elevado, podendo trazer ao paciente muito mais qualidade de vida.

Gostou deste artigo sobre septoplastia? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 50 votes