Home / Beleza / Simulador de caminhada emagrece? – Como funciona, como usar e benefícios

Simulador de caminhada emagrece? – Como funciona, como usar e benefícios

Muita gente duvida se um simulador de caminhada emagrece de verdade e o que podemos dizer é que, em alguns casos, o simulador de caminhada emagrece mais que esteira. Por mais que o aparelho já exista há algum tempo, muita gente ainda o desconhece.

Mais do que isso, muita gente desconhece as funções do simulador de caminhada, como o fato de  emagrecer a barriga e outras partes do corpo quanto utilizado da forma correta, na duração e intensidade certa e com uma alimentação adequada.

A verdade é que esse simulador é uma alternativa prática para todos aqueles que desejam um exercício rápido, de até uma hora por dia, sem precisar sair de casa. Por isso fizemos esse conteúdo objetivo com base nas principais características e se o simulador de caminhada emagrece.

simulador-caminhada-emagrece

No conteúdo abaixo você encontrará o modo de funcionamento desse aparelho, assim como seus benefícios para o corpo, vantagens e desvantagens, fazendo com sua ideia sobre ele se amplie para escolher usa-lo ou não. Boa leitura!

Como funciona o simulador de caminhada?

O simulador de caminhada funciona como o próprio nome sugere, trabalhando através de um aparelho que recria de forma muito semelhante os movimentos de uma caminhada comum e impactos que ela pode causar na tonificação do nosso corpo.

Muito se questiona se o aparelho simulador de caminhada emagrece de verdade e isso depende de vários fatores que veremos no decorrer do conteúdo. Ainda sobre o método de funcionamento do aparelho, ele possui variações que o aproximam mais da realidade.

Por exemplo, alguns tipos de inclinações que pode proporcionar aumento de cargas e se assemelha a uma caminhada real, que teria um trajeto mais pesado.

Nessas variações com cargas mais intensas é que ocorre o emagrecimento em maior quantidade de perda de calorias do que a esteira.

Quanto a pergunta que não quer calar, se o simulador de caminhada emagrece, explicaremos melhor nos tópicos a seguir.

Simulador de caminhada emagrece até 500 calorias

O simulador de caminhada emagrece mais que esteira em alguns casos, por que diferente dela não trabalha somente os músculos inferiores como coxas, pernas e panturrilhas, mas também alguns músculos superiores.

Isso por que, a mecânica do simulador exige que a pessoa que o utiliza se movimente não somente nos pés, mas também nos bastões que controlam os pés, fazendo com que sirva não somente de apoio para a caminhada como também como um modo de treinar os músculos do braço e antebraço.

Por isso, justificar com precisão o quanto o simulador de caminhada emagrece não é possível, por ser uma taxa de emagrecimento muito relativa. Tudo depende não apenas da duração e da quantidade de vezes em que se faz o exercício por semana, mas também da intensidade.

Mas, através de cálculos médios realizados em diversas pessoas, pode-se afirmar que em 45 minutos de simulador é possível perder até 500 calorias.

Para que se entenda melhor é a intensidade do exercício e condicionamento do seu corpo a eles que interferirá no modo como ele reagirá depois disso. Por exemplo, a função principal do simulador de caminhada é a de tonificar os músculos trabalhados por ele garantindo resistência ao corpo.

O emagrecimento é consequência dessa tonificação e definição dos músculos do corpo que ao se desenvolverem acabam eliminando gorduras.

E esse processo acontece com mais propensão quando o músculo é melhor trabalhado e com mais intensidade, sempre respeitando as ordens médicas e os limites do seu corpo.

Como usar o aparelho

A utilização do simulador de caminhada emagrece a barriga, mas não somente ela, o aparelho tem entre suas ações a capacidade de funcionar com os músculos das pernas, coxas e braços como dito anteriormente, além da tonificação dos glúteos.

Por isso existem diferentes formas de usar o aparelho de acordo com o tipo de exercício que se deseja fazer e os músculos que se deseja trabalhar. Para conhecer melhor sobre as funcionalidades do aparelho, é sempre bom perguntar ao personal de sua academia ou consultar o manual caso seu aparelho simulador esteja em casa.

No entanto existem algumas formas básicas de exercícios conhecidas, como a posição neutra, por exemplo. Essa posição seria o tipo de caminhado com a qual já estamos acostumados no dia a dia, postura reta e movimentos comuns.

Você pode estar se perguntando que outras formas existem de caminhar se não essas e é isso que o simulador oferece. É importante falar que é na posição neutra que os principais músculos, quando se imagina um exercício de caminhada, são trabalhados, as pernas, coxas e braços.

Existem também os tipos de caminhada com inclinação, que conferem um caráter mais intenso e um certo grau de dificuldade no processo habitual da caminhada por parte de quem o utiliza.

No simulador de caminhada que se inclina para frente, são trabalhados os músculos da parte posterior da coxa e os glúteos, dois dos músculos mais procurados quando se deseja fazer exercícios.

Para pessoas que queiram não somente comprovar que o simulador de caminhada emagrece de verdade, mas também exercícios mais intensos, recomenda-se a inclinação do aparelho para trás.

Esse tipo de inclinação trabalha na parte posterior da coxa e glúteos de forma mais intensa, no entanto requer mais prática e condicionamento físico por que é mais cansativo.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios

Os benefícios do simulador de caminhada podem ser muitos, mas o principal se dá devido ao fato do aparelho substituir a caminhada de forma completa, sem deixar nada a desejar em relação à prática natural.

Com isso, o aparelho simulador dá uma liberdade a quem o utiliza no sentido de não ser um problema quanto às condições climáticas e problemas externos.

No caso de uma caminhada normal, por exemplo, fatores como chuva ou intenso sol, até mesmo algum acidente ou perigo na região impossibilitariam por completo a prática do exercício, o que não acontece nesse caso.

Além da comodidade, o exercício e sua intensidade podem ser controlados por você de acordo com suas necessidades. Isso sem falar na possibilidade de fazer assistindo a uma série ou filme, no conforto da sua casa.

Desvantagens

Entre as desvantagens está a possibilidade de aparelho não resistir ou responder da forma esperada por você. Isso é, você deve comprar um aparelho simulador que entregue resultado sem perder a qualidade.

Por isso se faz necessária uma boa pesquisa no mercado para conhecer que tipos de marcas tem melhor avaliação por parte do público, analisar os custos benefícios de modo que você não seja lesado após a compra do aparelho.

Dicas

A melhor dica que se pode dar a respeito do simulador de caminhada é que você respeite o condicionamento do seu corpo e seus limites. Como sabemos da possibilidade de uma perca de peso com o aparelho é comum que haja uma certa pressa em avançar nos exercícios.

No entanto, se você pula etapas de modo a praticar exercícios que vão muito além do seu condicionamento atual, estará sujeito a lesões e dores que você não precisaria sentir caso treinasse de modo gradativo.

Por isso, para ver na prática do seu corpo que o simulador de caminhada emagrece, lembre-se sempre de aquecer antes de utiliza-lo e seguir de acordo com o seu tempo e com as prescrições do seu médico responsável ou personal trainer.

O corpo tem seus limites e eles precisam ser respeitados para que qualquer resultado seja alcançado.

Gostou deste artigo sobre simulador de caminhada emagrece? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …