Home / Uncategorized / Sintomas da apneia do sono: quais são?

Sintomas da apneia do sono: quais são?

Você sofre de sonolência diurna, dor de cabeça matinal e ronco? Esses são alguns dos sintomas da apneia do sono, uma doença que, se não tratada, pode evoluir para a diabetes e doenças cardíacas. Neste artigo você confere os principais sintomas da apneia do sono e como se prevenir.

A apneia do sono ou Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença que obstrui a passagem de ar pelas vias aéreas, fazendo a pessoa perder a respiração total ou parcial durante o sono.

Em muitos casos, a apneia do sono pode levar a complicações, por isso, é muito importante conhecer os sintomas da apneia do sono para, o quanto antes, procurar o médico e iniciar o tratamento.

São vários os sintomas da apneia do sono e elas estão relacionadas abaixo para você conhecê-las e se prevenir.

10 sintomas da apneia do sono

Os sintomas da apneia obstrutiva do sono incluem:

1.   Sonolência diurna

Também conhecida como Hipersonia, a sonolência diurna ocorre devido a interrupções do sono durante a noite. O paciente acorda cansado, como se não tivesse dormido o suficiente, sente sono excessivo durante o dia, necessidade de frequentes cochilos em qualquer momento, inclusive, enquanto dirige.

A sonolência é um sintoma perigoso da apneia do sono justamente porque o seu portador pode sofrer acidentes no trânsito ou de trabalho, principalmente se for um trabalho de alta periculosidade.

2.   Boca seca e dor de garganta

Muitas vezes atribuída à gripe, resfriado e até mesmo a outros problemas respiratórios como a sinusite, a boca seca e dor de garganta ao acordar são também sintomas da apneia do sono e devem ser observados.

3.   Ronco

Apesar de que nem todos que roncam sofrem de apneia do sono, o sintoma é um dos principais da doença que já atinge 75% dos homens em fase adulta, a partir dos 35 anos, e mesmo sendo mais frequente em homens, as mulheres também roncam. É preciso prestar atenção se o ronco, além de ser um ronco alto, vier acompanhado por períodos silenciosos e de parada respiratória que pode durar até 1 minuto.

Esses períodos da apneia do sono causam pequenos despertares que produzem um aumento da tônus muscular e as vias aéreas são permeabilizadas com ruídos respiratórios semelhantes aos sussurros. Este ciclo se repete cada vez que há um breve período de respiração.

4.   Insônia

É chamado de insônia quando a pessoa tem dificuldade para dormir, sofre de pequenos despertares e sono superficial e/ou acorda antes da hora.

sintoma-apneia-insonia
Insonia é um dos sintomas da apneia do sono

A insônia é um dos sintomas da apneia do sono, mas é importante destacar que nem sempre a pessoa com dificuldade para dormir sofre de apneia. Doenças como parkinson, alzheimer, gastrite, stress crônico e depressão estão entre as outras causas da insônia, por isso, é de suma importância saber se você é acometido por outros sintomas comuns da apneia do sono.

5.   Falta de concentração

Uma noite mal dormida pode impedir que a pessoa tenha concentração, seja em uma prova, ambiente de trabalho ou durante uma simples conversa. A apneia do sono dificulta os processos cognitivos, ou seja, a pessoa que não dorme bem será prejudicada no aprendizado, memória e atenção.

6.   Dor de cabeça

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

A dor de cabeça ao despertar é muito comum em pessoas com apneia do sono. Alguns casos podem ocorrer por causa de travesseiros ruins, má posição durante o sono, mas quando é frequente, quase sempre está relacionada a apneia.

7.   Taquicardia

Acordar subitamente com palpitações também é sintoma da apneia do sono. A taquicardia acontece quando a respiração retoma após a respiração ter sido interrompida.

8.   Suores noturnos

O suor noturno pode ser efeito comum do calor ou o uso de cobertas e casacos quentes, porém, se o problema persiste, pode ser sintoma da apneia.

9.   Irritabilidade

Irritação, nervosismo, impaciência e mau humor são consequências da apneia do sono, isso porque as pessoas acometidas por esse mal não conseguem ter uma boa noite de sono.

10.               Noctúria

Você ou alguém da sua família acorda várias vezes para urinar? Esse é outro sintoma da apneia, que nem sempre as pessoas prestam atenção por achar normal acordar à noite para ir ao banheiro.

Quando a pessoa desperta mais de duas vezes para urinar, isso pode estar relacionado com a ingestão excessiva de líquidos antes de dormir, efeito de medicamentos diuréticos, infecção crônica no trato urinário, diabetes e distúrbios do sono, tais como insônia e apneia do sono.

Sintomas da apneia do sono em bebês

A apneia do sono pode ser frequente em bebês prematuros, no primeiro mês de vida ou se estiverem com peso abaixo da média ao nascer.

Os sintomas mais comuns da apneia do sono em bebês e crianças são:

  • Diminuição dos batimentos cardíacos;
  • O bebê deixa de respirar enquanto dorme;
  • Lábios e pontas dos dedos arroxeados;
  • O bebê aparenta estar mole e apático;
  • Respiração pela boca;
  • Urinar na cama;

A apneia em bebês pode prejudicar seu desenvolvimento, afetando suas capacidades cognitivas e ocasionando em um baixo desempenho em testes de QI quando a criança está em fase escolar. É imprescindível que os responsáveis tenham atenção redobrada para evitar problemas futuros.

Agora que você conheceu os sintomas da apneia do sono e está ciente de que eles prejudicam a sua qualidade de vida, não deixe de procurar ajuda médica. A apneia do sono tem cura!


Veja!

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …