Home / Uncategorized / Sintomas da dengue- tipos e como atinge adultos e crianças.

Sintomas da dengue- tipos e como atinge adultos e crianças.

Antes de falarmos sobre os sintomas da dengue, é necessário expor sobre o que é a dengue.

A dengue é uma doença causada pelo mosquito Aedes aegypt.  Este mosquito consegue se multiplicar rapidamente por meio da água parada.

Portanto, é necessário que a população tenha o máximo possível de cuidado, quanto à possibilidade de deixar água parada e até mesmo destampada, já que a proliferação é muito rápida.  Este tipo de mosquito consegue se reproduzir com maior frequência no verão.

Diferença entre dengue, chikungunya e zika

Estas três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, então é preciso saber distinguir cada uma.

A dengue é a considerada mais grave, já que há casos que pode haver a morte do portador do vírus.

A chikungunya não há qualquer risco de morte, porém a dor é algo que persiste e consequentemente, acaba afetando a vida da pessoa.

A zika é a mais branda de toda, já que não causa a morte e também seus sintomas não prevalecem por mais de sete dias.

Diferença da Dengue Clássica e a Dengue Hemorrágica

A dengue clássica e a hemorrágica ocorrem pela picada do mesmo mosquito, isto é, Aedes Aegypt, sendo ele o responsável pela transmissão do vírus.

A dengue clássica é aquela que pode causar a morte da pessoa que está com a doença.  Inclusive, se a pessoa já teve dengue anteriormente e novamente acaba sendo picado, terá uma contaminação muito mais gravosa, já que é produzido uma quantidade diferenciada de anticorpos.

Com a dengue hemorrágica, a defesa do corpo por meio de células é aumentada consideravelmente e com isso há a liberação de substâncias que causam lesões internas e como o vírus tem por finalidade eliminar as plaquetas, essas lesões que nada mais são que um sangramento interno não é controlado, fazendo com que haja o caimento da pressão arterial, o que pode causar a morte.

Sintomas da Dengue

Primeiramente, é necessário saber se os sintomas que está sentindo não se trata de uma gripe forte. Para isso, é preciso que procure o profissional especializado que solicitará o exame para poder diagnosticar o caso.

O exame que constata se é ou não portador do vírus da dengue, é o exame de sangue.

Não há uma forma de combater o vírus da dengue, a não ser que a população tenha os cuidados que são divulgados constantemente em rede nacional, seja, em jornais, internet ou na televisão.

Desta forma, o que pode ser feito é tentar amenizar os sintomas por meio de medicação, sendo inclusive requerido que haja o repouso até que cesse a febre e reduza as dores, assim como também consuma muito líquido, justamente para não desidratar.

Sintomas da dengue clássica

Os sintomas são parecidos com os sintomas da zika, porém o primeiro é muito mais intenso e prevalece por 7 a 15 dias e o segundo tem o costume de não ter mais os sintomas após uma semana.

sintomas da dengue
Um dos sintomas da dengue muito comum é a vermelhidão da pele.

Os sintomas são:

Febre alta – Quando uma pessoa está com febre é porque o corpo está combatendo o vírus por meio da produção dos anticorpos, e por isso, é preciso que haja o repouso, justamente para que o corpo possua energia concentrada em prol de eliminar o vírus.  Normalmente, a pessoa fica com febre entre 39º a 40º.

Para aliviar a febre, o médico prescreve remédio que tenha paracetamol.  Além disso, também é indicado por panos úmidos na testa e na nuca ou se for possível, banhar-se com água fria, para que possa haver a redução da temperatura do corpo.

Náuseas e vômitos – Essa sensação é por causa do mal-estar que a doença traz, inclusive há também a falta de vontade de se alimentar e enjoos.

Para aliviar é aconselhável consumir pequenas porções de alimentos e evitar que estejam quentes ou gelados, pois acaba piorando a sensação de mal-estar.  Portanto, é indicado o consumo de alimentos que sejam fáceis para a mastigação e digestão.

Dor de cabeça e nos olhos – É preciso que evite qualquer movimento brusco e esforço das vistas.



Você também pode gostar destes conteúdos:

Para aliviar deve consumir remédios com paracetamol e por compressas com água morna na testa e consumir chás de gengibre.

Manchas vermelhas na pele – Surgem as terríveis manchas no tórax e nos braços que mais se parecem com sarampo.

Mal-estar e cansaço aumentado – Como internamente o corpo está combatendo o vírus, há esta sensação de mal-estar, assim como o cansaço. Por isso, é indicado o repouso.

Para aliviar é indicado o consumo de muita água e evitar fazer qualquer atividade.

Dor abdominal, ossos e articulações – As crianças são aquelas que sentem mais a dor abdominal, já os adultos sentem muitas dores nos ossos e nas articulações.  Além de haver a dor, é possível que a área fique inchada e com vermelhidão.

Para aliviar a dor, é aconselhável o consumo de paracetamol e dipirona.

Sintomas da dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica aparecem em até 3 dias.

Os sintomas são:  Confusão mental, sangramentos pelo nariz e gengiva, olhos vermelhos, vômitos persistentes, agitação e sonolência, urina com sangue.  Além disso, há casos que surgem outros sintomas como redução da pressão arterial, palidez e pele úmida

Se a pessoa estiver tendo estes sintomas deverá procurar o mais rápido possível um médico, pois este caso, pode levar até a morte.

Ademais, o tratamento é realizado pela consumação de analgésicos e antitérmicos, devendo ser evitado a ingestão de qualquer medicamento que tenha ácido acetilsalicílico

Sintomas da dengue nos bebês

Nas crianças e nos bebês é mais complicado saber se realmente é dengue ou alguma infecção, por isso, o indicado é procurar o mais rápido possível um pediatra.

Os sintomas são: Febre de 39º a 40º, irritabilidade ou falta de vontade de fazer qualquer coisa, ausência de fome, diarreia e também o vômito.

sintomas da dengue
Um dos sintomas de dengue mais evidente em crianças e bebes é a febre alta

O tratamento normalmente é realizado com muita água e sucos, assim como também uma alimentação que possa ser mastigada sem qualquer obstáculo, como peixe cozido, frango desfiado, legumes e frutas cozidas.

Outra informação importante é que há crianças que sequer apresentam quaisquer sintomas e com isso há certa dificuldade no diagnóstico.

Caso este artigo sobre sintomas da dengue tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …